domingo, fevereiro 26, 2006

Entrudo















Entrudo
A minha pele de veludo
vestiu-se um dia de entrudo
pintada de fúlvias cores
incendiou mil amores
...
(primeiros versos de um poema da minha amiga Rosa Calisto, só para aguçar o apetite. O resto virá a seu tempo...)
PS- A Beatriz e o famoso Sandro

Açores, apesar de alguma chuva

todas as outras coisas são boas. A minha amiga Rosa, depois de tomar um magnífico banho aqui, disse: agora compreendo o teu fascínio pelos Açores!
Depois de ter visto isto e isto, compreende ainda melhor! Bem, o que dirá após a visita à Terceira, ao Faial e ao Pico? Temo que fique viciada, como eu!

quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Tenho que vos dizer

que, por estes dias vou blogar pouco, mas eu tenho saudades das lagoas, dos homens que olham melancolicamente o mar, encostados ao muro da Maia, das hortênsias do meu quintal, de atravessar o túnel que me leva à Ribeira Quente, de olhar esta paisagem, dos meus amigos das Ilhas, deste, deste, destes, da minha vizinha Inês, que me telefonou a dizer que já me fez a cama, com lençóis de flanela! (eu sei que não mereço tanto, mas o que é que eu posso fazer?). Além disso, vou motrar as belezas das Ilhas, a uma amiga muito querida, enfim vou para a minha segunda Natureza, mas volto já, já!

Boa, parabéns aos Benfiquistas!

pronto, fiquei contente. Agora, façam favor, ganhem no próximo domingo, outra vez! Ai Maracujá, desculpa, desculpa:(!!!

Mas que sorte, Sr. Deputado!

Orixás do Sítio do Conde!

A Ana Maria mandou esta foto e este texto:
"No Sítio do Conde, às 6 da manhã montam na rua esta tenda baiana que vende mingaus tradicionais de pequeno-almoço: carimã, mungunzá, milho verde e tapioca. Olha os paninhos impecáveis bordados a ponto cruz, as panelas reluzentes! Os mingaus, para mal dos meus kilos a mais, são "de comer rezando", como se diz por aqui"
Alguma vez foi a uma festa, religiosa/pagã, onde não há espectadores? Onde toda a gente canta e dança freneticamente, como se estivessem possuídos? Onde mulheres lindas ou feias, gordas ou magras, altas ou anãs, se vestem de orixás e encarnam essas entidades? Onde, por volta da meia noite, aparece o "carro pipa" e lança água de mangueira, para cima dos dançarinos, talvez para os refrescar, ou talvez para baixar a poeira? Pois é, nós fomos, e temos saudades lá do Sítio do Conde, para os lados de S. Salvador, e da nossa amiga Ana Maria. (foto do Luís Monte, que me parece, gostou muito deste orixá :)!
Posted by Picasa

terça-feira, fevereiro 21, 2006

Morreu o famoso banqueiro da Santa Sé

Rui Rio chamado ao (DIAP)

Baiana vaidosa!

Vende acarajé junto da igreja do Senhor do Bonfim, mais a filha. Quando chegámos perto dela estava a vestir-se e a colocar os seus inúmeros colares, de contas coloridas. Quisemos fotografá-la, fez-nos sinal com a mão para paramos. Depois quando acabou de se enfeitar pousou para nós assim, sorridente.

Que mais nos irá acontecer?

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Maputo - Estação dos Caminhos de Ferro

Gosto muito do meu mapa! Ainda o tenho há pouco tempo, mas mesmo assim, já tem uma série de bolinhas vermelhas, que me mostram que, alguns dos meus amigos, lá longe: o Ricardo Mota, em Moçambique, a quem dedico este post; a Ana Maria no Brasil, aquela mulher incrível que dirige uma fazenda, lá no Sítio do Conde; o Nuno e família em Macau; o outro Nuno em Londres, etc, etc,), me visitam. É bom saber que vocês estão bem e que me visitam.
PS- É verdade, tenho outra bolinha no Canadá, desta querida amiga por quem sinto, também, um carinho muito especial. Bom, isto sem falar das bolinhas dos Açores. Obrigada a todos!
Posted by Picasa

Fátima/Lúcia - eu tinha jurado a mim mesmo não falar deste assunto

mas há quem fale e diga muito! A única reflexão que me ocorre é que depois das aparições, e depois de se terem cumprido as profecias anunciadas, o mundo ficou muito melhor: nada de guerras, nada de atentados, nada de terrorismo, nada de miséria, nada de fome, enfim, a perfeição. Não é verdade?

Cada vez mais perto

Isto, é uma coisa de que eu tenho, mesmo, medo.

O Hedonismo superficial da sociedade actual?

pois não são não senhor - não são papos de Anjo... são de mulher!

domingo, fevereiro 19, 2006

"As papoilas saltitantes" estão tristes e eu compreendo!

André, depois disto, eu sei, eu sei como isto dói!

"Walk The Line"

sábado, fevereiro 18, 2006

O Sandro


é um amiguinho meu, Açoriano, e muito especial. Tem vários talentos: toca piano e faz fotos maravilhosas. Se tem dúvidas visite esta página que ele criou para as suas fotografias.

sexta-feira, fevereiro 17, 2006

“O Segredo de Brokeback Mountain”

Só ontem consegui ver este filme, de Ang Lee, que está nomeado para 8 Óscares e que conta a história de amor entre dois cowboys. Não o está impunemente: a beleza dos locais, a delicadeza como a história é contada, a interpretação colossal, fazem com que mereça todos os elogios.

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Toda a vida evitei ver filmes de terror

Agora, como sou tele-dependente, eles entram em minha casa, hora a hora!

quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Desemprego sobe entre nós

Que admiração! - Mais mulheres e letrados
PS - mas, em contrapartida, somos muito generosos!

Melancolia própria do fechar do ciclo...

Ontem, no meu passeio diário fui até ao parque da cidade. Lá estava, como que à minha espera, o banco de jardim, onde o meu Pai se sentava e conversava com os outros aposentados. A propósito, Joca, onde está, também, a bengala que ele usava?

terça-feira, fevereiro 14, 2006

Que uma chuva de OPAS de amor-perfeito desça sobre as vossas cabeças

Ontem, ao ouvir os comentadores do programa "Prós e Contras" descobri que a tão proclamada falta de auto-estima dos Portugueses, era um problema resolvido. Bastou uma simples OPA, sobre a PT, e pronto, acabou-se o mau viver e as dificuldades económicas. Agora, estamos todos bem, nice, fixe. Mas como se isso não bastasse, hoje outro milagre: Segurança Social factura mais 400 milhões D.R.A Segurança Social fechou o ano de 2005 com um saldo positivo de 294,6 milhões de euros. Este saldo, que corresponde a 0,2 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), ficou 400 milhões de euros acima do valor previsto no Orçamento Rectificativo do Governo". Assim sendo, e porque hoje é o dia dos namorados (o Luís diz que é uma invenção dos Americanos, só para os comerciantes ganharem dinheiro, mas pronto!), vamos lá a ser felizes e a amar. Desejo uma chuva de OPAS, de amor-perfeito, sobre as vossas cabeças!

PROBLEMA DE EXPRESSÃO - Devia ser como no cinema, a língua inglesa fica sempre bem

Só pra dizer que te Amo,
Nem sempre encontro o melhor termo,
Nem sempre escolho o melhor modo.
Devia ser como no cinema,
A língua inglesa fica sempre bem
E nunca atraiçoa ninguém.
O teu mundo está tão perto do meu
E o que digo está tão longe,
Como o mar está do céu.
Só pra dizer que te Amo
Não sei porquê este embaraço
Que mais parece que só te estimo.
E até nos momentos em que digo que não quero
E o que sinto por ti são coisas confusas
E até parece que estou a mentir,
As palavras custam a sair,
Não digo o que estou a sentir,
Digo o contrário do que estou a sentir.
O teu mundo está tão perto do meu
E o que digo está tão longe,
Como o mar está do céu.
E é tão difícil dizer amor,
É bem melhor dizê-lo a cantar.
Por isso esta noite, fiz esta canção,
Para resolver o meu problema de expressão,
Pra ficar mais perto, bem mais de perto.
Ficar mais perto, bem mais de perto.
(letra de Carlos Tê)

segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Agostinho da Silva, deixou saudades

Poeta, Filósofo, Homem Livre, perseguido pela polícia do Estado Novo, faria hoje 100 anos. Dizia assim aos seus alunos: “Do que você precisa, acima de tudo, é de se não lembrar do que eu lhe disse; nunca pense por mim, pense sempre por você; fique certo de que mais valem todos os erros se forem cometidos segundo o que pensou e decidiu do que todos os acertos, se eles foram meus, não são seus. Se o criador o tivesse querido juntar muito a mim não teríamos talvez dois corpos distintos ou duas cabeças também distintas. Os meus conselhos devem servir para que você se lhes oponha. É possível que depois da oposição, venha a pensar o mesmo que eu; mas, nessa altura. já o pensamento lhe pertence. São meus discípulos, se a1guns tenho, os que estão contra mim; porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem” (Agostinho da Silva, "Sete Cartas a um jovem filósofo")

Obrigada André!

O meu jovem amigo André, cujo maior defeito que eu lhe conheço é este, colocou-me um mapa no Blog, que é uma coisa que eu queria muito. É muito bom ter amigos "Leal", apesar disto! :)

Isto já é Primavera?

Hoje dei por mim a olhar para as árvores e flores que espreitam por toda a parte e a perguntar-me porque é que a Natureza está tão contente e nos brinda desta forma? Mistérios, mas a verdade e que todos os anos, ela se apresenta assim, desta forma bela e inocente.




Iraque - mais um "Inquérito Urgente"

domingo, fevereiro 12, 2006

Fátima - são vinte milhões de euros anuais, de esmolas, que o Vaticano quer controlar!!!

O Expresso anunciava ontem que o Vaticano pretende administrar directamente as esmolas do Santuário de Fátima. São nada menos do que vinte milhões de euros anuais!!!
Acredito que sim, são os tradicionais votos de pobreza da Igreja!
PS- Afinal dizem que é por causa do rigor teológico! Os puristas não querem lá o Dalai Lama, nem membros de mais nenhuma outra "tribo"! Acho bem, Fátima (Pai, eu já te perdoei, por me teres posto este nome, mas francamente...), a Irmã Lúcia e os três pastorinhos, são dos católicos e pronto(S)!

sábado, fevereiro 11, 2006

Porque hoje é sábado, dou-vos gás ...

Mas também porque este Blog registou 20.000 entradas!!! Aproveito para agradecer a todos o visitantes, e, sobretudo, ao agregador de Blogs, Planeta Açores, (é mais do que um Planeta - é praticamente um "sistema solar"!) que contribui, em muito, para a visibilidade desta página. Obrigada a todos e voltem sempre!
PS- a menina do gás, de quem um amigo meu diz, que é mulher a mais, roubei-a daqui. Eu sei que preferiam vê-la de corpo inteiro, mas hoje, é o que se pode arranjar!!!

sexta-feira, fevereiro 10, 2006

Paleio Moralista: a minha avó dizia

que, quanto mais alto se sobe, maior é o trambolhão...

Quem, depois de conhecer o personagem, o escolheria para segurança?

Zeca Afonso

tem em Setúbal, uma "Praça da Canção" que lhe é dedicada. É bonito: a "praça" e a intenção!
 Posted by Picasa

Hoje, para uma coisa radicamente diferente...

Porque será que os RATOS, já estão a abandonar o barco?

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

E agora como vai ser, Major? Valentim é considerado o principal instigador

Açores - celebra-se hoje o dia das amigas

Para todas as minhas amigas de lá e de cá, um beijinho doce através do meu sobrinho Rodrigo! Posted by Picasa

PS - Nos Açores, algumas amigas, festejam a sério. Caramba, sou mesmo uma velha conservadora: nunca fui, (porque não me apeteceu, é claro), a uma coisa destas! E será minha impressão. ou o Mário Roberto, não acha graça nenhuma, a estes festejos?

quarta-feira, fevereiro 08, 2006

Quino e a "guerra dos cartoons"

Não sei se o Quino não irá ser acusado de alguma coisa!!!
PS- obrigada Cristiana por me ter enviado este magnífico desenho.

Posted by Picasa

Estavam à espera de quê?

A Blogosfera tem andado muito agitada pelas declarações produzidas pelo Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros sobre a crise dos cartoons. Vou reproduzi-las aqui, mas fico admirada com esta agitação. O que é que esperavam do Prof. Diogo Freitas do Amaral? Eu, apesar de tudo (não votei nele, como faço questão de dizer, com frequência) esperava é outra coisa de Sócrates!
Declaração do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros sobre a crise dos cartoons 2006/02/07 Informação à Imprensa

"Portugal lamenta e discorda da publicação de desenhos e/ou caricaturas que ofendem as crenças ou a sensibilidade religiosa dos povos muçulmanos.
A liberdade de expressão, como aliás todas as liberdades, tem como principal limite o dever de respeitar as liberdades e direitos dos outros.
Entre essas outras liberdades e direitos a respeitar está, manifestamente, a liberdade religiosa – que compreende o direito de ter ou não ter religião e, tendo religião, o direito de ver respeitados os símbolos fundamentais da religião que se professa.
Para os católicos esses símbolos são as figuras de Cristo e da sua Mãe, a Virgem Maria.
Para os muçulmanos um dos principais símbolos é a figura do Profeta Maomé.
Todos os que professam essas religiões têm direito a que tais símbolos e figuras sejam respeitados.
A liberdade sem limites não é liberdade, mas licenciosidade.
O que se passou recentemente nesta matéria em alguns países europeus é lamentável porque incita a uma inaceitável “guerra de religiões” – ainda por cima sabendo-se que as três religiões monoteístas (cristã, muçulmana e hebraica) descendem todas do mesmo profeta, Abraão.
Diogo Freitas do Amaral Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros"

PS - O sublinhado é meu

PS1- Ou como diz este Sr. aqui: "O Diogo do costume"

Dezenas de novas espécies descobertas na Nova Guiné

Isto sim, é uma bela notícia!

PS - Ouvi nas notícias que os cientistas ficaram admirados pelo facto dos animais não mostrarem o mínimo medo dos seres humanos - eles que esperem um bocado!

Sonae lança-se à compra da PT com Opa Hostil

"O Tio" Belmiro de Azevedo quer adquirir 50,01% da Portugal Telecom. Eu, que sou mais para os ócios, e não percebo nada de negócios, pergunto aos esclarecidos que aqui vêm: isto é vantajoso para quem? Só para a Sonae? E para o Povão, nada? As comunicações vão ficar alguma coisa mais baratas?
PS- Vá lá, parece que eles, se ganharem a OPA, têm a intenção de melhorar os salários dos trabalhadores dos supermercados! Claro que isto era a brincar!
Mas, JD, não te amofines, olha que os interesses dos consumidores estão acautelados!

terça-feira, fevereiro 07, 2006

Mutilação genital feminina

Vejam lá se acabam com esta crueldade gratuita e estúpida! Segundo a UNICEF: mutilação genital feminina afecta três milhões de crianças do sexo feminino, por ano. Tenho cá para mim, que se cortassem aos homens, alguma coisa que lhes fizesse falta, isto já tinha acabado há muito tempo! Aliás nem tinha começado, como se comprova!
PS- Depois chamem-me feminista, que eu gosto!

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

O cão pode ser o melhor amigo do homem

Betty Friedan - a dona-de-casa que virou símbolo do feminismo, morreu neste sábado.

A autora feminista, Betty Friedan, que se tornou famosa nos anos 60 por seu livro "A Mística Feminina", morreu neste sábado, aos 85 anos, em razão de um problema cardíaco, informou a rede de televisão americana CNN.
"Uma dona-de-casa comportada e mãe de três filhos de repente publica um manifesto em que estimula as mulheres, até então resignadas aos seus limitados papéis, a se rebelar. O ano é 1963 e a autora é Betty Friedan. Com o livro A Mística Feminina, conquistou leitoras que, como ela, eram exclusivamente mães e donas-de-casa. Pela primeira vez, este imenso grupo de mulheres começa a mostrar sua força. Betty as convida a estudar e trabalhar fora, sem para isso abandonar a família. No livro, ela critica também a dispensa do trabalho feminino, requisitado durante o período de guerra, para dar aos homens mais chances no mercado profissional. Depois da publicação do livro, que causou escândalo e polêmica nos Estados Unidos, Friedan fundou e tornou-se a primeira presidente da Organização Nacional das Mulheres. Saiu em campanha pelo reconhecimento legal de direitos iguais para as mulheres. Em 1980, lançou o livro O Segundo Estágio, que defendia a cooperação entre homens e mulheres no trabalho, e, mesmo acusada pelas feministas radicais, que a consideraram “traidora” da causa, prosseguiu com seus textos, nos quais fala da importância de uma sociedade mais justa para ambos os sexos.
PS-há pessoas que são imprescindíveis!

Leãozinho, só para "desentristecer"















Ora veja e "ouça" aqui, com a devida vénia!

Gosto muito de te ver leãozinho
Caminhando sob o sol
Gosto muito de te ver leãozinho
Para desintrestecer leãozinho
O meu coração tão só
Basta encontrar você no caminho
Um filhote de leão raio da manhã
Arrastando o meu olhar como um imã
O meu coração é o sol pai de toda cor
Quando ele lhe doura a pele ao léu
Gosto muito de te ver leãozinho
De te ver entrar no mar
Tua pele tua luz tua juba
Gosto de ficar ao sol leãozinho
De molhar minha juba.
[O Leãozinho. Caetano Veloso.]

Quem tem telhados de vidro!!!

Il gattopardo!

Está a passar no Nimas o filme de Luchino Visconti, "O Leopardo". Como "toda" a gente, já tinha o visto, mas é sempre um prazer renovado ver esta autêntica obra prima, baseada num romance de Giuseppe Tomasi de Lampedusa. É um filme completo, como o romance que o inspirou. Visconti mostra, com delicadeza e perfeição, a elegância duma Aristocracia decadente e também a avidez inescrupulosa e ao mesmo tempo bronca, nada culta, da burguesia ascendente, mas absolutamente enriquecida. É notável a estratégia maquiavélica, do velho aristocrata ao financiar a revolução de Garibaldi, com a consciência de que é preciso "mudar alguma coisa para tudo ficar na mesma". O Leopardo, é também para mim, um dos melhores filmes de todos os tempos.
Nota: pode ler mais sobre o filme, aqui.

domingo, fevereiro 05, 2006

Sou completamente a favor da liberdade de expressão, mas respeito todas as religiões, apesar de ser agnóstica

JD, O BM não vai passar ao lado da polémica. Mas não reproduzo as caricaturas, por essas mesmas razões. O que tu queres está aqui, por exemplo! Contudo, e apesar de condenar isto, estou ansiosa por ver como vão reagir, agora, as cabeças bem pensantes, às caricaturas que vêm aí, produzidas pelos Árabes!

sexta-feira, fevereiro 03, 2006

Olha só que maravilha de milagre!

Bom fim de semana para os amigos!!!

Nos Açores celebrou-se, ontem, o dia dos amigos. Embora atrasada, aqui fica o meu desejo, agora, de bom fim de semana, para os amigos de lá e de cá!

quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Cinéfilos de Coimbra

Prestem atenção a isto! Só coisas boas!!!

Teresa e Lena querem ser "um casal como os outros"

Pessoalmente, acho que se elas querem casar, isso é lá com elas. Deve-lhe ser dado esse direito.

Os jornais dizem que:

"Começou a transição pacífica entre Presidentes"
e eu a pensar que iam jogar à paulada. Sempre seria mais animada!

"Justiça - tráfico de influência e corrupção Valentim arrasado"
e daí? vai ser julgado e preso?