sexta-feira, dezembro 29, 2006

Bom 2007!


Amigos, eu sei, a vida tem dias e noites, que parecem autênticos buracos negros. Mas, a nossa obrigação e tarefa, é transformá-los (ai como eu estou moralista, deve ser da quadra, desculpem lá!) em dias claros e noites serenas.
Desejo-vos a todos, amigos e outros visitantes, muitos dias de sol brilhante e noites serenas de lua cheia e azuis magníficos!
Eu volto, no ano que vem...
Fotos: Luís Monte

quinta-feira, dezembro 28, 2006

Anos Inquietos - Foi uma bela prenda...


Sim, recebi, de mão amiga e devidamente autografado pelos autores. Contém testemunhos de "jovens" que viveram, intensamente, esta época em Coimbra - três deles, pelo menos, são pessoas de quem eu gosto muito. Vale mesmo a pena lê-los.
"À venda ANOS INQUIETOS Vozes do Movimento Estudantil em Coimbra (1961-1974) Organização de Rui Bebiano e Maria Manuela Cruzeiro Ed. Afrontamento"

quarta-feira, dezembro 27, 2006

A Aldeia Típica de José Franco, no Sobreiro


Algum dia fez uma visita à Aldeia de José Franco, sozinho ou com os com os seus filhos? Então dê lá uma saltada (fica entre Ericeira e Mafra, no Sobreiro), e veja como um humilde, mas talentoso oleiro, realizou uma obra de sonho e de magia.

José Franco, sonhou e construiu, uma espécie de presépio/museu, num terreno junto da sua casa, onde pretendeu reproduzir os costumes e actividades laborais do tempo da sua infância e alguns aspectos fundamentais e actividades da vida do campo. O resultado é maravilhoso, sobretudo aos olhos dos mais pequenos. Aqui fica a sugestão, vai ver que vale a pena.

Será que alguém se preocupa com o endividamento?

Isto é que vai uma crise....

Ora espreitem aqui! eh!eh!eh!

terça-feira, dezembro 26, 2006

Ericeira, onde o mar é mais azul - véspera de Natal


Isto de ter irmãos (muitos) e sobrinhos espalhados pelo País, faz-nos variar a paisagem e os afectos...

sábado, dezembro 23, 2006

E se menino Jesus nascesse agora?


É a pergunta que faz o grande Félix Rodrigues no desambientado. Foi esta a questão que me fez reflectir e responder desta maneira:
Os meus "SES"
"Se" o menino nascesse agora, o Pai José abandonaria Mãe Maria, porque não acreditava na história da Pomba do Espírito Santo...
"Se" Maria, fosse uma boa Mãe, como tantas, teria que virar-se sozinha, para criar o menino, e andaria a trabalhar, talvez, como mulher a dias, ou sei lá o que mais... e o menino, provavelmente, seria uma criança solitária, criado pela avó, ou na rua, filho só, da sua Mãe, talvez marginal, quem sabe? Uma coisa é certa, não viriam reis para o adorar, e teria muita sorte "Se" um dia chegasse a discutir leis, no Templo, com os Doutores da Igreja!
"Se" algum dia tentasse transformar a água em vinho, ou ressuscitar Lázaro, talvez fosse levado à tvi, ou ao Programa Fátima, na sic, como mágico, ou atracção, ou outra coisa do género!!! Ou então seria internado, em qualquer "estabelecimento" para se "normalizar".
"Se" fosse humilde como dizem que era, arranjaria uma incompatibilidade como os Papas de Roma, pelo luxo que estes ostentam e pela crueldade que demonstraram, ao longo dos séculos (lembrem-se da Inquisição, da escravatura, etc.)
E "Se" insistisse naquela ideia de que era filho de Deus, hoje, fundaria uma Igreja, tipo "Reino de Deus" ou de qualquer outro tipo, mas onde as mulheres tivessem os mesmo direitos que os homens: "Aquele que nunca pecou que lhe atire a primeira pedra!" disse ele, da adúltera!
Jesus, Jesus, porque será que os se dizem teus seguidores, te traem a todas as horas?
E vocês o que acham?
Já pensaram no que lhe aconteceria, agora, se ele, por exemplo, quisesse expulsar os vendilhões do Templo?
Acho, honestamente, que não teria melhor sorte...

O Pai Natal não tem mulher?


Coitado, será que precisa mesmo de dormir com o gato e o rato?

quarta-feira, dezembro 20, 2006

Boas Festas!!!

A Margarida, minha sobrinha, em quem eu deposito muita confiança, pela capacidade sofrimento que apresenta (olhem a cara dela, depois de sobreviver a uma sessão de penteados e de fotografias minha. Eu sei bem quem vai penar com ela...) deseja-vos tudo de bom e que, encontrem no sapatinho, a galinha dos ovos de ouro e, sobretudo, muita saúde, muita paz e muita alegria!
Quanto a mim, eu vou ali e já venho!

terça-feira, dezembro 19, 2006

A Vera e o Tornado da Lagoa

A nossa Verinha trabalha no escritório de um dos edifícios da Lagoa, que foi ontem destruído pelo Tornado. À noite, trabalha num restaurante. Só hoje consegui falar com ela: "vamos reconstruir tudo, nem que eu tenha que carregar tijolos e cimento!" Conheço pouca gente com a coragem e a capacidade dela. A Vera é uma Mulher admirável! Vera, tu sabes como eu gosto de ti e te admiro!

Lavar e secar (post feminista)

Tem havido muita exposição de roupa suja, mas agora parece que vai haver limpeza! Claro, puseram uma Mulher a tratar do assunto!
 Posted by Picasa

segunda-feira, dezembro 18, 2006

35.000 já visitaram a exposição de Amadeo de Souza-Cardoso na Gulbenkian


Se tiver oportunidade, não perca o raro prazer de visitar a obra deste génio, que morreu com apenas trinta e um anos, mas deixou uma obra notável e que pode agora visitar na Gulbenkian, até meados de Janeiro.
PS - Se for portador do cartão de Professor, a visita é gratuita.

A Ponte Pedro e Inês

Ontem, depois de vestir uns agasalhos, fui dar o meu passeio "inaugural" na Ponte Pedro e Inês. Confesso que acho a Ponte um regalo, a todos os títulos - gostei muito de andar sobre o rio Mondego e de ver a minha cidade, nesta perspectiva. Lá, na pracinha, que fica bem no centro da ponte, lembrei-me de muitos amigos que tendo passado por Coimbra, agora se encontram longe, mas que mantêm um elo de ligação, muito forte, com esta cidade. Entre eles, figuram duas amigas, muito especiais, também elas em lugares mais ou menos distantes, mas que gostariam, tenho a certeza, de dar este passeio comigo. Portanto, queridas, este post é, especialmente, para a Fernanda e para a Ana Maria! Espero levar-vos lá, um dia destes Entretanto, Boas Festas!
Posted by Picasa
PS - aquela "sombra", reflectida num dos painéis, (e que me critica a perspectiva), também vos manda saudades!

sábado, dezembro 16, 2006

Director do Urbanismo em Lisboa é sócio do projectista de Marvila


Suspeição? Qual suspeição? Isso havia antes, agora já não há... digo eu, na minha inocência.

sexta-feira, dezembro 15, 2006

O que será, o que não tem juízo?

A propósito desta magnífica crónica, da Ana Sá Lopes, que também mora aqui, recordei-me, e deixo de oferta, esta canção do Chico Buarque, que é um Amor confessado e assumido por nós duas.

O Que Será (À flor da Terra)

O que será que será
Que andam suspirando pelas alcovas
Que andam sussurrando em versos e trovas
Que andam combinando no breu das tocas
Que anda nas cabeças, anda nas bocas
Que andam acendendo velas nos becos
Estão falando alto pelos botecos
E gritam nos mercados que com certeza
Está na natureza
Será que será
O que não tem certeza nem nunca terá
O que não tem conserto nem nunca terá
O que não tem tamanho

O que será que será
Que vive nas idéias desses amantes
Que cantam os poetas mais delirantes
Que juram os profetas embriagados
Que está na romaria dos mutilados
Que está na fantasia dos infelizes
Está no dia-a-dia das meretrizes
No plano dos bandidos dos desvalidos
Em todos os sentidos, será que será
O que não tem decência nem nunca terá
O que não tem censura nem nunca terá
O que não faz sentido

O que será que será
Que todos os avisos não vão evitar
Porque todos os risos vão desafiar
Porque todos os sinos irão repicar
Porque todos os hinos irão consagrar
E todos os meninos vão desembestar
E todos os destinos irão se encontrar
E mesmo o padre eterno que nunca foi lá
Olhando aquele inferno vai abençoar
O que não tem governo nem nunca terá
O que não tem vergonha nem nunca terá
O que não tem juízo

Chico Buarque

Maria José Morgado

quinta-feira, dezembro 14, 2006

Carolina, mulher, o que vai ser de ti?


Desde que começou este filme, desta espécie de luta David contra Golias, tenho lido e ouvido de tudo. Alguns e algumas, (eu sei que a maior parte das pessoas que fala mal dela, são absolutamente sérias e impolutas, nunca cometeram qualquer deslize!) revelam-se contra este tipo de literatura.
Mas eu, que não sou a "Branca de Neve", nem nada, retive, com apreço e por razões diferentes, o que se segue:
Mas eu, que não sou a "Branca de Neve" nem nada, continuo a apreciar a prosa registada neste Blog:
Mas eu, que não sou a "Branca de Neve" nem nada, espero, que as autoridades competentes, tenham em conta o que diz esta Digníssima Jurista:
Maria José Morgado: Carolina Salgado «deve ser protegida»Maria José Morgado, antiga responsável pela Direcção Central de Investigação da Corrupção e Criminalidade da Polícia Judiciária, defende, em declarações ao Jornal de Negócios, que a ex-companheira de Pinto da Costa, Carolina Salgado, deve ser protegida pelas autoridades, enquanto «denunciante».
Mas eu, que não sou a "Branca de Neve" nem nada, espero, que a Lilia Bernardes, não tenha razão, quando diz:

quarta-feira, dezembro 13, 2006

O meu sim e o meu não!

Vou votar Não e votarei sempre:
na hipocrisia daqueles, que, dizendo defender a vida, quando estiveram no poder, nunca fizeram nada para defender as mulheres e muito menos os filhos.

Vou votar Não e votarei sempre:
na hipocrisia daqueles, que, dizendo defender a vida, nada fazem para defender a Maternidade e tratam Mães solteiras, com desprezo, como se elas fossem pecadoras sem perdão.

Vou votar Não e votarei sempre:
na hipocrisia daqueles, que, dizendo defender a vida, sendo donos de bancos ou outras empresas, não aceitam mulheres, porque podem engravidar e quando engravidam, as despedem sem qualquer outra justificação.


Mas, votarei SIM a esta pergunta:

"Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras 10 semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?
Posted by Picasa

Contrair e (descontair) matrimónio

Alexandre, não acredito nos anti-corpos anunciados, aí no Boato, até porque, como há tanta gente a des(contrair...)

segunda-feira, dezembro 11, 2006

O tempo nos Açores

Para aqueles que acham que nos Açores está sempre a chover, quero dizer que desde desde o dia oito de Dezembro, até hoje, o Pico da Barrosa tem estado sempre limpo!!!

sexta-feira, dezembro 08, 2006

A promoção do cartão Clube Sata

Se você descobrisse, por mero acaso, e de repente, que o seu cartão clube Sata, tinha milhas para viajar até aos Açores, mas que a promoção é só até o dia 12 de Dezembro? OK, família, eu vou-me chatear muiiiiiito, para a Maia, S. Miguel, só durante quatro dias!
Ponham-se a milhas também!

Foto- Luís Monte - Lagoa de S. Brás

quinta-feira, dezembro 07, 2006

Eventual acordo sobre Camarate

foi chumbado pelos juristas, concordo que a lei deve ser respeitada, mas, sinceramente, era importante saber se o bruxo disse a verdade! Tenho para mim, que se o eventual atentado, tivesse sido efectuado por outras forças políticas, (como à época se fez crer) a verdade tinha sido apurada a tempo.

quarta-feira, dezembro 06, 2006

Os meus irmãos que são benfiquistas

e anti-sportinguistas (sobretudo o Joca),"obrigaram-me" a publicar este post... Pronto(S), já está, mas cá vos espero!
Posted by Picasa

Mais um estudo

terça-feira, dezembro 05, 2006

As árvores da rua também perderam as folhas

As árvores têm estado coloridas com lindas tonalidades de Outono. Mas o vento, a chuva, a geada, lançaram-lhes as folhas ao chão, que agora apodrecem escurecidas, na beira do caminho.
Hoje, ao olhar para elas lembrei-me de ti, minha amiga, e de como o teu sonho mais querido, mais acalentado, também era lindo e de cores festivas. Lembrei-me de, quando nos dias felizes, tu, com aquela alegria e espontaneidade que te caracteriza, me contavas as venturas da tua vida, do teu fantástico romance de amor. Ainda há tão pouco tempo, não havia uma nuvem, nesse horizonte claro e límpido que parecia indestrutível. Tu eras feliz, muito feliz, e eu gostava de te ver assim, de te sentir assim. Contudo, também para ti, chegou o inesperado vendaval. Hoje, precisamente hoje, o teu sonho chega ao fim. Hoje, eu sei, vais sofrer muito, embora, aparentemente, pareças anestesiada para tão grande e profunda dor. Mas, querida, nunca te esqueças: o vento leva as folhas amarelecidas e mortas. É um processo de renovação. Na Primavera tudo recomeça de novo. As árvores, depois de cortados os ramos mortos, florescem mais fortes e mais viçosas! E tu, minha amiga, hás-de sonhar de novo, um sonho lindo e feliz. A vida deve-te isso. Fico à espera.
Posted by Picasa

segunda-feira, dezembro 04, 2006

"Così fan tutte", de Mozart, em S. Carlos


Se, num sábado chuvoso de Dezembro, estivesse em Coimbra e um amigo, vindo de terras distantes, mais propriamente duma ilha do meio do Atlântico, lhe telefonasse a dizer que tinha dois lugares num camarote, do Teatro de S. Carlos, para ver "Così fan tutte" uma ópera bufa de Mozart, no Domingo à noite, o que fazia? Claro que, apesar da chuva, apanhava o comboio para Lisboa e ia à ópera. Depois deliciar-se -ía a ouvir um personagem cínico e descrente da fidelidade das mulheres (Don Alfonso), cantar estes maravilhosos versos:
"Lavra no mar,
semeia na areia,
e espera colher ventos em redes
aquele que deposita as suas esperanças num coração de mulher."
Mas, logo de seguida, Despina, a maravilhosa criada, que tudo sabe da vida e dos homens, responde:
"Esperar fidelidade
de homens e de soldados?
(rindo)
Que ninguém vos ouça dizer isso, por caridade!
Todos os homens são feitos da mesma massa;
são ramos de árvores
e os ventos inconstantes
são mais firmes do que os homens..."
E por aí fora.
Apesar de ter sido estreada em 1790, e as relações homens/ mulheres terem mudado, um pouco - os homens sempre querem que as mulheres lhe sejam fiéis, mas, ao mesmo tempo, tudo fazem para as demover desse intento, e conseguem-no, na maior parte da vezes!!!
É este o tema desta ópera!
PS- Obrigada RC., foi uma noite maravilhosa!

sábado, dezembro 02, 2006

Coimbra está a cair aos bocados?

Não quero ser alarmista, mas dois prédios já foram...

O Zé Pedro

meu sobrinho, que tem este ar de "reguila", também acha que se lá em casa não houvesse TV-Cabo...
Claro que estou a brincar e, além disso, acho que os Pais do Zé Pedro estão muito atentos!

Posted by Picasa

A campanha da TV-Cabo e os valores da sociedade actual


Já tinha vociferado cá em casa, por causa desta horrorosa campanha, promovida agora pela TV-Cabo, e ontem foi com gratidão até, que li o artigo do Miguel Sousa Tavares, onde ele escreve e bem, sobre o mesmo assunto. Onde já se viu e permitiu, que o filho diga ao Pai que abandonou a casa por não possuir TV-Cabo? Depois a seguir veio a empregada doméstica dizer o mesmo: lá que esta o faça, que é maior e vacinada, eu dou de barato, mas os filhos? Que educação é esta que estamos a promover, que autoridade moral é esta, da TV-Cabo, que se sobrepõe à paterna? Que "palerma" de Pai é este que assim se demite? São estes os Pais de agora? Já não há mesmo nada para educar? Sinceramente, tenho medo do futuro com estes educadores. Ora tenham Santa Paciência!

sexta-feira, dezembro 01, 2006

No dia 1º de Dezembro assinala-se a restauração da Independência de Portugal


No dia 1º de Dezembro assinala-se a restauração da Independência de Portugal. Falecido o cardeal-rei D. Henrique, em 1580, sem ter designado um sucessor, Filipe II de Espanha, neto do rei português D. Manuel I. Invadiu Portugal e submeteu-o a 60 anos de domínio. Foram três os reis espanhóis que governaram Portugal entre 1580 e 1640 – Filipe I, Filipe II e Filipe III. A capital do Império passou a ser Madrid e Portugal foi governado como uma Província espanhola. Como é natural, os portugueses viviam descontentes e compreendiam que só uma revolução bem organizada lhes poderia trazer a libertação.Assim, no dia 1 de Dezembro de 1640, um grupo de 40 fidalgos dirigiu-se ao Paço da Ribeira onde estavam a Duquesa de Mântua, regente de Portugal, e o seu Secretário, Miguel de Vasconcelos. A Duquesa foi presa e o Secretário morto. Foi assim que Portugal recuperou a sua independência, sendo D. João IV., Duque de Bragança, aclamado rei, com o cognome de "O Restaurador".
Se fosse hoje, alguém lutaria pela restauração? Acho que não. A capital do Império ( já) passou a ser Madrid e Portugal (é tratado a alguns níveis) foi governado como uma Província espanhola. Portanto, se fosse hoje, a Duquesa de Mântua, seria uma dondoca do mais fino trato. A sua vida, vinha, provavelmente, aos capítulos na Hola e Miguel de Vasconcelos, seria administrador duma qualquer grande empresa Ibérica. Mudam-se os tempos, mudam-se os valores. Globalização, globalização, globalização, é o Norte e o Sul dos nossos tempos!