sábado, março 31, 2007

Bom fim de semana

E como amanhã é domingo de ramos...
Posted by Picasa

Etiquetas:

(dis)lexias 2

Filha, traz aí água Terrier para o whisky das visitas!

Colaboração nas (dis)lexias:
mitó disse...
Com este lembrei-me de outra senhora que tinha uma mobília de sala de jantar "estilo rádio renascença"; tinha uma amiga que teve um acidente com o carro "bateu contra um poster"; "em minha casa só se come carne de alcantra" e "no Natal ofereceram-me uma bombeira"...

sexta-feira, março 30, 2007

Zeca Medeiros - A Ilha do Arlequim

Vai ser apresentado amanhã às 18 horas, no Teatro Nacional! Que bom, lá estaremos!
PS-roubei esta foto, muito honestamente, daqui

(dis)lexias

Ela era tão fina, tão fina, que dizia que só viajava com malas sensodine!

quinta-feira, março 29, 2007

"Mulheres de Conforto" /"Damas de Cortesia"

O primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, fez recentemente uma declaração considerada histórica, perante o parlamento nipónico ao pedir perdão por um dos mais graves crimes levados a cabo pelas tropas japonesas, durante a Segunda Guerra Mundial: “Como primeiro-ministro, peço desculpa”. Shinzo Abe depois de ainda no início do mês de Março o ter negado, reconheceu finalmente a existência de uma campanha de escravatura sexual levada a cabo pelas tropas nipónicas. O Japão terá raptado, nessa época, mais de 200.000 mulheres, oriundas da Coreia do Sul, China, Filipinas, Indonésia e Taiwan. As mulheres, referidas como "Mulheres de Conforto" /"Damas de Cortesia" terão sido forçadas a servir sexualmente os soldados nipónicos, segundo o relato de várias sobreviventes e de historiadores dos países ocupados. Claro que no Japão, nos sectores mais conservadores é defendido, como de costume, nestas circunstâncias, que as cerca de 200.000 mulheres ter-se-ão prostituído de livre vontade!!! Leia mais aqui. E o Cartoon roubei-o daqui.
Nota: espanto-me com as "delicadas" designações de "Mulheres de Conforto"/"Damas de Cortesia", mas pergunto-me se algum destes senhores pensou algum dia, com cortesia, no conforto destas mulheres?

Etiquetas:

Pedro Mar - pássaro de arribação

O Pedro Mar, é um amigo, que, como tantos outros, veio dos Açores e estudou em Coimbra, na Rás-Teparta, perto da casa onde eu vivia, no Beco da Anarda. Depois de acabado o curso, partiu para a América, onde se tornou um Homem de sucesso. Verdadeiramente. De vez em quando espreita, lá de longe, o Bordado e agora deixou aqui este naco de prosa poética onde, de alguma forma, reflecte (sem acentos, claro) a sua nostalgia, o seu trajecto e também, uma grande amizade. Espero que continue a participar e a enriquecer este espaço:

Fatima, minha amiga:
Abraco-te na alegria de juntar meus murmurios ao teu bordado.
Eh a evolucao (ou amadurecimento, que em masculino me confesso) de voyeur em amante, que isso de partilhar emocoes feitas palavras mais nao eh que jura de amor.
Passaro de arribacao, volta e meia poiso no teu beiral a beber amizade. E entro no unico regresso possivel ah RAZ de todas as dimensoes. Que para mim continua viva na emocao de quem sou, passageiro em transito dum portulano magico, em partidas - que sao chegadas - no vapor de cada madrugada.
E se botares bem sentido, esta la o Beco da Anarda, a Ribeira das Tainhas, Telheiras sem Alvalax, a Rua do Mirante e ate a Thompson Avenue, as Highlands e a K Street. Mas porque podes tirar o menino da ribeira mas nunca a ribeira ao menino, a Fonte do Frade eh sempre a minha baia de todos os regressos. Mesmo em contravolta, veleiro fantasma que voga na bruma deste rio atlantico. Que somos.
Beijo-te Pedro Mar
Foto: Luís Monte

Etiquetas:

quarta-feira, março 28, 2007

A Primavera

SERÃO PALAVRAS
Diremos prado bosque
primavera,
e tudo o que dissermos
é só para dizermos
que fomos jovens
Diremos mãe amor
um barco,
e só diremos
que nada há
para levar ao coração
Diremos terra mar
ou madressilva,
mas sem música no sangue
serão palavras só,
e só palavras,
o que diremos.
Eugénio de Andrade. in “Mar de Setembro” (1961)

Etiquetas: ,

terça-feira, março 27, 2007

Dia do Teatro - "A Tragédia de Júlio César"

Hoje é dia mundial do Teatro. Há em cena várias eventos para celebrar a efeméride. Aconselho uma ida ao S. Luís e assistir à representação da peça "A Tragédia de Júlio César". É um momento único, de bom teatro, vale a pena ir ver e ouvir o actor Nuno Lopes, no papel de Marco António, na apologia a Júlio César. O Nuno Lopes, apesar de ainda ser jovem, revela-se já um grande actor. Também está anunciada uma homenagem, mais do que merecida, na Câmara Municipal de Cascais, a Maria do Céu Guerra!

Etiquetas: , ,

segunda-feira, março 26, 2007

Mário Soares não foi convidado pelo actual Presidente da República

para comemorar os 50 anos de Portugal na Europa. Acho isso uma mesquinhice como outra qualquer e apesar de nem sempre concordar com Soares, toda a gente sabe que ele é uma figura incontornável da adesão de Portugal à CEE. Cavaco Silva podia ter dado um bom exemplo de Democracia e Urbanidade, mas preferiu ficar igualzinho a ele mesmo, ou seja, cavaco. Ora leia aqui e também aqui...

Almalaguês- As Tecedeiras

Lembro-me de quando era miuda, as mulheres da minha aldeia - Almalaguês - trabalharem muito: faziam os trabalhos do campo, ao lado dos homens, tratavam dos filhos e da casa e depois disto tudo feito, iam para o tear (praticamente não me lembro de ver nenhuma mulher sentada, desocupada, sem fazer nada!), No tear, trabucavam pela noite fora e mesmo de madrugada, entaladas entre dois rolos de madeira e agarradas às "queixas"* do tear, batendo, batendo, truca, truca, ruca truca... Depois da obra feita (tapetes, carpetes colchas, passadeiras, normalmente encomendas feitas por senhoras da cidade), levavam-na para vender e trazer alguns trocados para casa. Lembro-me, especialmente, da minha tia Guilhermina, que naqueles tempos de miséria e de severa emigração, tecia e cantava, com uma voz tremidinha esta triste e singela canção de despedida:
Adeus Maria que me vou daqui embora
à procura da riqueza e da fortuna
Adeus Maria não me esqueças nesta hora
Adeus Maria meu amor minha beleza

Tenho pena de só me lembrar desta quadra. Lembro-me também duma canção, muito popular, cantada pelo rancho das raparigas e rapazes da aldeia e que era mais ou menos assim:

Namorei a tecedeira
Pelo buraco da chave.
Ela estava ruca-truca!
Minha porta não se abre!...

Minha porta não se abre.
Minha porta não se há-de abrir!
O papá estava acordado,
A mamã estava a dormir.

A mamã estava a dormir,
O papá estava acordado!...
Ela estava ruca-truca,
A tecer com mais cuidado!...


*queixa, é aquela parte do tear onde está instalado um pente e que serve para ajustar os pontos que a tecedeira vai bordando com um gancho.

sábado, março 24, 2007

Também, os Belgas estavam mesmo a pedi-las

Este rapaz, hoje, mostrou como é que se responde a provocações! Gostei de ver!
PS- acham que o guarda-redes Belga torna a fazer declarações antes de algum Jogo?

Provérbio Português

"Quando o mar bate na rocha, quem se lixa é o mexilhão"
Posted by Picasa

sexta-feira, março 23, 2007

O Caimão - Filme de Nanni Moretti

Conta a história dum produtor de cinema na falência profissional e sentimental, e que não consegue arranjar financiamento para o seu próximo filme. Por razões várias resolve fazer um filme sobre Berlusconi. No fundo trata-se, como se diz aqui, duma metáfora sobre a Itália contemporânea. É um filme absolutamente imperdível.

quinta-feira, março 22, 2007

Dia Mundial da Água - Mulher na Chuva


Hoje
Tive sede
E bebi
Água das minhas lágrimas
Ontem
Tive sede
E bebi
Água das tuas lágrimas
Amanhã
Vou ter sede.
Beberei
Água
Das lágrimas
Dos nossos olhos.
Rosa Calisto (1969) "Estados de alma"

Etiquetas: , ,

quarta-feira, março 21, 2007

A Primavera chega e com ela uma esperança de renovação

E como hoje é o dia da poesia, quem melhor do que Fernando Pessoa ?
(...)
Se cada ano com a Primavera
As f
olhas aparecem
E com o Outono cessam?
E o resto, as outras coisas que os humanos
Acrescentam à vida,
Que me aumentam na alma?

Nada, salvo o desejo de indiferença
E a confiança mole
Na hora fugitiva.

Fernando Pessoa

Etiquetas:

terça-feira, março 20, 2007

Pedro Bicudo

Acabei de saber que o meu amigo Pedro Bicudo vai ser nomeado para a direcção da rádio e televisão públicas na RA dos Açores. Conheço o Pedro Bicudo e a sua capacidade de trabalho, coragem e determinação, desde que ele veio estudar para Coimbra. Tenho acompanhado a sua carreira e a maneira como ele se prepara de forma empenhada para fazer uma boa informação. Por tudo isso, acho que ao aceitar este desafio, que não é fácil, vai fazer um bom trabalho. Desejo-lhe as maiores felicidades!
Aqui o vemos em conversa com o Zeca Medeiros apanhados pela objectiva do Luís Monte.

Etiquetas: , ,

A arte do PP do CDS-PP

Toda a gente o viu, in illo tempore, trucidar (digo trucidar porque apesar de não ser uma tia, sou bem educada!) o Lucas Pires, em directo, num programa de televisão, seguiram-se (não interessa a ordem) o Manuel Monteiro, o Prof Marcelo (este só não foi ao fundo porque tem sete vidas, como os gatos!), e o Prof. Freitas do Amaral foi o que se viu. Agora tenta derrubar Ribeiro e Castro, e tudo isto, com aquela capa de moralista e de grande estadista. Contudo, desta vez, acho que não mediu bem as consequências, porque lhe saiu uma Zézinha pela frente, que não vai deixar as coisas por pouco! Creio que não se vai dar tão bem como de costume. Aguardo, deliciada (eu não sou a Branca de Neve, essa é a minha prima), as cenas das próximas peixeiradas!
Obrigatório ler isto aqui! Roubei de lá a foto!

segunda-feira, março 19, 2007

Sé Velha e a Porta Especiosa

Ter estudado ou vivido em Coimbra e não saber nada sobre a Sé-Velha, é uma espécie de heresia. Por isso e talvez para matar as saudades daqueles que por cá passaram e agora estão longe, aqui fica:
A Sé-Velha de Coimbra inscreve-se no Românico afonsino da cidade, que corresponde, de certo modo, ao reinado de D. Afonso Henriques, período de maior esplendor das oficinas românicas de Coimbra. Nos séculos seguintes foram executadas remodelações em algumas partes da Sé de Coimbra. Contém duas obras de João de Ruão, a Porta Especiosa e o retábulo da capela do Sacramento de Olivier de Gand. O claustro é uma das primeiras obras góticas do país.
No exterior, precisamente na fachada norte, tem dois portais de estilo renascentista, sendo notável a já referida Porta Especiosa, obra renascentista da máxima importância no contexto nacional, executada nos anos 30 do século XVI. Trata-se de um pórtico de três andares, tipo retábulo, construído na década de 1530 por João de Ruão, em pedra de Ançã. Esse portal, recentemente restaurado, é uma das principais obras do primeiro renascimento em Portugal e pela sua delicada beleza merece uma visita demorada! Está dividida em três corpos. "O inferior forma um pórtico entre pilastras, ostentando, nas partes laterais e em nichos, duas grandes esculturas de S. João Baptista e do profeta Isaías e, no tímpano, um medalhão com o busto da Senhora com o Menino. Nos pés direitos havia altos relevos com as figuras das quatro Virtudes Cardeais ... O segundo corpo é formado por uma varanda de colunas, em três vãos adintelados; o terceiro é composto dum remate de três edículas (com o encontro de S. Joaquim e Santa Ana, tendo desaparecido a figura daquele) justaposto a um outro corpo liso, com dois arcos aonde se encontram os bustos de dois evangelistas escrevendo" Leia mais aqui.
Vá, venha a Coimbra visitar este espaço e vai ver que vale a pena!

Etiquetas: ,

Zezinha Nogueira Pinto - entre ameaças e insultos no Conselho Nacional do CDS-PP,

E eu a pensar que os "tios e tias" eram todos finos"! Afinal quando se trata de disputar o poder comportam-se de forma tão raseira... nem os proletas se comportam assim, na hora de lutar pelo direito ao trabalho!

Etiquetas:

domingo, março 18, 2007

Para o Rui, Nuno e Diogo, meus amigos de Macau

Vejam isto!

Etiquetas:

sábado, março 17, 2007

O Papa quer a missa de novo em Latim


Não é que isso me faça grande diferença, mas porque não em Hebraico? Acho mesmo que a mudar deveria ser em Aramaico.

Aviso - Este Sr. da foto não é o Papa, não faça confusões, é o rei da Tailândia. Porque é que o postei aqui? Apenas porque me apeteceu e também porque acho "edificante" que tendo nascido à segunda-feira, todos os funcionários tailandeses se vistam de amarelo, nesse dia, por ser a cor do rei.

Etiquetas:

quinta-feira, março 15, 2007

Alta de Coimbra - lugares míticos

Eu e esta minha amiga fomos numa espécie de romagem de saudade para a velha alta coimbrã, recordando os lugares onde vivemos e sonhámos numa época muito importante da nossa vida, ou seja, quando éramos estudantes.


São tempos e lugares que permanecem na nossa memória de forma indelével. Não realizámos, ainda, todos os sonhos, mas sonhámos e isso é que foi importante! Traçámos aqui o caminho das nossas vidas profissionais e construímos amizades tão sólidas que resistem a tudo e hoje, quando nos encontramos, retomamos o fio do discurso como se entre nós não houvesse distância nem tempo.

PS-Maracujá este post diz-te alguma coisa?

terça-feira, março 13, 2007

Coitados dos pobres doentes

segunda-feira, março 12, 2007

Não encontrei Wong Kar-wai

apesar de ter ido a a Hong Kong, mas encontrei espalhado por todo o lado, em diversos anúncios, com a sua carinha simpática de bom rapaz, Tony Leung. Foi agradável!
 
Posted by Picasa

Reveja-o em "in mood for love"

sábado, março 10, 2007

Bom fim de semana!

O meu sobrinho Bruno faz amanhã anos, parabéns! Como de costume, encomendou-me umas comidinhas! Estou de tacho ao lume!
Posted by Picasa

sexta-feira, março 09, 2007

Quando elas os imitam

quinta-feira, março 08, 2007

Para todas as Mulheres

Sobretudo para aquelas que necessitam que haja um dia para elas! A verdade é que algumas precisam mesmo!
Provérbio chinês: "Cem Homens fazem um exército, mas é preciso uma Mulher para fazer um lar!"

Etiquetas: ,

quarta-feira, março 07, 2007

A RTP e os Veteranos

Não se pode dizer que a velhice tenha muita beleza televisiva, mas a gratidão e o reconhecimento são coisas lindas de se verem.

Até parece mentira...

"Três Marias"- (post do dia antes!)

Devia ser publicado amanhã..., mas é notícia de hoje. Coragem Marias!
PS - Flores para todas as Mulheres corajosas e também para os Homens que, sem complexos, as reconhecem!

Etiquetas: ,

Encontro de Bloggers 2.0 - S. Miguel

terça-feira, março 06, 2007

Bons hábitos chineses

Na casa dos chineses, é normal deixar os sapatos à entrada da porta. Há também sapateiras, muito giras, do lado de fora da porta, para os sapatos nem chegarem a entrar.

Etiquetas: ,

segunda-feira, março 05, 2007

Irresistível e genial!

Cana de bambu

Impressiona-me, no Oriente, o facto dos andaimes das obras, mesmo em edifícios muito altos, serem feitos de bambu. Questiono-me: é o bambu que é muito resistente ou serão os operários muito leves?
Posted by Picasa

Etiquetas: , ,

sábado, março 03, 2007

Provérbio Chinês (3)

"Nunca é tão fácil perder-se como quando se julga conhecer o caminho"
PS - candeiro da praia de Coloane, ao entardecer.

quinta-feira, março 01, 2007

Macau de ontem e de hoje - O que os ventos e os mares trazem

"...as fazendas de Macau consistem no mar, e toda a cidade disto vive, não há outros bens estáveis mais que o vento e os mares trazem, faltando estes, falta tudo..."
Luís da Gama, S.J. (1610-1672)


Hoje, a cidade fervilha de gente e de acontecimentos, comandada pelos novos ventos, mas os ventos de que a cidade vive, agora, são diferentes dos do séc. XVII. Tem, actualmente, 25 casinos e vai inaugurar, ainda este ano, mais três!
PS - tenho que ir...já vai sendo tempo, mas vou cheia de saudades e de gratidão para com os meus amigos daqui. Obrigada, a todos, por tudo!
Posted by Picasa