quarta-feira, outubro 31, 2007

A Outra Margem - Luis Filipe Rocha

Luis Filipe Rocha escolheu rodar este filme entre o Alentejo, Amarante e as margens do Tâmega . Diz o autor acerca da sua obra: "Frequentemente nós colocamo-nos numa margem que entendemos que é a margem correcta, e excluímos os outros para a outra margem, onde nós achamos que estão os seres humanos incorrectos". De facto a temática do filme, o encontro entre um travesti e um rapaz de 21 anos, com Síndrome de Down, dá-nos um olhar inteligente e sensível sobre estas duas vidas e colocando-nos perante situações pouco comuns, questionando-nos sobre as nossas próprias margens. É um filme que comove e que gostei de ver. Filipe Duarte, o protagonista, desempenha, de forma notável, um papel completamente diferente de tudo o que antes fizera em teatro, cinema e televisão. Graças a esta interpretação, foi considerado "Melhor Actor" no Festival de Montreal, no Canadá. Um prémio partilhado com o jovem Tomás Almeida. Tomás, é uma revelação absoluta, tem uma performance tão genuína que temos a sensação que nunca fez outra coisa na vida senão representar.
PS- Foi também uma agradável surpresa ver o nosso amigo Gil Alves, fazer, surpresa das surpresas, de músico.

Etiquetas:

Ladrões de gado põem duas vacas e dois bodes em Fiat

Capucho - eu é que sou o Conselheiro...

Ribaubau Esteves, diz que a entrada de Menezes no Conselho de Estado, não era "matéria relevante". Pacheco Pereira diz: Tretas. Tenho cada vez menos paciência para os que pensam que, servindo-nos tretas, temos que almoçar, jantar, comer tretas.
Gosto deste PSD, vivo, animado, cada qual mais disponível para servir o Partido (deles, claro), mas tenho a sensação que agora já não só é bicéfalo mas mais para o policéfalo.

Etiquetas:

terça-feira, outubro 30, 2007

Cristina Fernández Kirchner, ocupará a Casa Rosada

A vitória de Cristina Fernández Kirchner nas presidenciais da Argentina foi obtida pela maior margem de votos de sempre na história democrática do país. A mulher do Presidente cessante obteve 44,86%, contados 96% dos votos expressos. Cristina apesar de ser a primeira presidente eleita da Argentina, mas não é a primeira a ocupar o mais alto cargo do executivo argentino. Isabel Perón, a terceira mulher e vice-presidente do ex-presidente Juan Domingo Perón, chegou à presidência em 1974 após a morte do marido. Se eu votasse na Argentina, provavelmente não votaria em Cristina Kirchner, mas não posso deixar de dar relevo ao facto de neste País da América Latina, e do passional Tango, as mulheres serem levadas à condição de Presidente, com esta margem de votação, sem as mandarem ir lavar as meias. Tanto mais que a segunda candidata mais votada, é também uma Mulher, Elisa Carrió. Fica aqui uma lista de Mulheres no Poder ao redor do mundo.

Etiquetas: ,

domingo, outubro 28, 2007

valter hugo mãe venceu Prémio Literário José Saramago 2007

Com um romance chamado “o remorso de baltazar serapião”, dizem que assim, sem maiúsculas nem pontuação. O autor que também escreve neste blog é escritor e editor. Ainda não li nada dele, mas vou ler, seguramente.

sexta-feira, outubro 26, 2007

Gugganheim, as escamas de peixe e a "Maman"

Como já disse anteriomente, o museu é construído em vidro e aço e coberto por superfícies de titânio (30 mil placas de titânio) curvadas em vários pontos, lembrando escamas de peixe e que dão um brilho especial e diferente ao edifício, mostrando a influência das formas orgânicas presentes em muitos trabalhos de Gehry. Do lado de fora, há uma aranha de 30 metros de altura, de L. Bourgeois, chamada "Maman". Em frente do Museu há este decorativo Cão, todo coberto de coloridas flores, que ficou desde a inauguração, em 1997. PS - por fim, dedicado à Mitó, neste ramo de escultóricas tulipas, vai o meu auto-retrato e do Luís, os dois, magros e altos. he!he!he! Não duvidem!
(Fotos de Luís Monte)

Etiquetas:

quinta-feira, outubro 25, 2007

CML: Marketing de Santana - Menino Guerreiro exige 450 mil euros

quarta-feira, outubro 24, 2007

Lança as tuas redes e medita...

"Quando a gente pensa que sabe todas as respostas vem a vida e muda todas as perguntas"
Posted by Picasa

terça-feira, outubro 23, 2007

Jardim Gonçalves / BCP- afinal Deus não dorme

Sempre tive uma pedra no sapato contra o BCP. Mesmo que eu tivesse muito dinheiro e isso me rendesse juros elevadíssimos, nunca, nunquinha, o depositava no BCP- sim, porque um Banco que rejeita profissionalmente as mulheres e se reclama dos seus quadros pertencerem à Opus Dei, só me inspira no primeiro caso desprezo e no segundo desconfiança. Portanto, apesar de não ser crente, não lhes desejo o inferno, mas acho que este purgatório em que estão enterrados só os pode purificar....

Etiquetas:

segunda-feira, outubro 22, 2007

SOL - ASSOCIAÇÃO DE APOIO AS CRIANÇAS VIH/SIDA

Teresa Almeida, que é uma Mulher que eu admiro muito, é o rosto desta associação que está a passar por grandes dificuldades para tratar destas crianças, que, normalmente, ninguém quer tratar e muitas são abandonadas. A RTP está a fazer uma campanha para adquirir fundos para pagar as dívidas a fornecedores. Para tal deve-se ligar para o telefone 760780200.

Etiquetas: , ,

Guggenheim de Bilbao - o brilho do titânio

Guggenheim de Bilbao fez dez anos na passada sexta-feira e a cidade mobilizou-se para assistir ao extraordinário fogo de artifício realizado para honrar essa data. O Edifício do Museu Guggenheim Bilbao é um magnífico exemplo da arquitectura vanguardista e audaz do séc. XX. Frank O. Gehry, foi o seu arquitecto e confessa que no acto da sua concepção e desenho deixou a mão seguir um caminho sem sequer olhar para o desenho. Eu acredito nisso. Composto por uma série de volumes interconectados, uns de forma ortogonal recobertos de pedra, outros curvos e retorcidos cobertos de titânio. Estes volumes se combinam com muros de vidro. O efeito é este deslumbramento.
Bilbao também não esquece que foi este Museu maravilhoso que a colocou, definitivamente no mapa do turismo, como uma das cidades mais procuradas da Europa, e cujo perfil e silhueta varia conforme o ângulo ou a luz a que se é olhado. À medida em que vamos andando de roda do edifício, tentando perceber os seus contornos, verificamos que é difícil retirar os nossos olhos deste colosso, que atrai a nossa atenção como um íman.

Fotos - LM

Etiquetas:

Sporting 1 / Fátima 2 - Assim não vale!


Quadradinho de Pedro K. no jornal "Meia Hora"

Etiquetas:

quinta-feira, outubro 18, 2007

Luis Filipe Menezes

está a dar uma entrevista na RTP. A Judite de Sousa bem tenta que ele responda às suas perguntas, mas não. Ele apenas debita a cartilha que passou no Congresso e mais nada. Jornalista sofre...

quarta-feira, outubro 17, 2007

Caetano Veloso - Hoje em Coimbra



sim, eu tenho bilhetes!

Etiquetas:

David Keith Lynch

Tom Waits- One From My Heart

Realizado em 1982 One from the Heart, filme realizado em 1982, foi o maior flop da carreira de Francis Ford Coppola, pois a sua empresa, a American Zoetrope, entrou em colapso do qual recuperou somente com o sucesso d'O Padrinho - Parte III conseguiu resgatar. Apesar do pouco interesse despertado, o filme continua a ser, para alguns e nomeadamente para mim, um filme de culto.
Inteiramente filmado em estúdio, conta uma história simples de amor, não idealizado nem romântico, entre Hank e Frannie, cujo romance acusa desgaste ao fim após cinco anos de vida em comum. Os dois mergulham então numa noite interminável de sonho e fantasia numa espécie de Las Vegas, onde ninguém dorme...
Com uma das melhores bandas sonoras originais de sempre, totalmente composta e interpretada por Tom Waits. Adorei este filme. Veja e ouça um pouco:

Etiquetas:

terça-feira, outubro 16, 2007

Saudades de Adriano Correia de Oliveira - 25 anos depois

Falar Para Dentro

É o novo blog do Nuno Costa Santos. Entre outras coisas conta-nos as alegrias da paternidade...

Coisas verdadeiramente preocupantes e vergonhosas

segunda-feira, outubro 15, 2007

O Duo Vencedor

Pacheco pereira não se cansa de dizer que Santana Lopes se comporta como se fosse ele o vencedor. Contudo, acho que é uma victoria armadilhada e a prazo: João Jardim quer dinâmica de vencedor até ao primeiro trimestre de 2009. Sócrates vai mesmo ter de os levar a sério, ao contrário deste meu amigo, de onde roubei a foto. O futuro promete...

Etiquetas:

Jardim Gonçalves é muito generoso!

domingo, outubro 14, 2007

Graças e Milagres do "Irmão Lúcia"

Quem me dera ser capaz de realizar estes milagres e ter recebido a benção de desenhar assim.

Etiquetas:

sábado, outubro 13, 2007

Fados, de Carlos Saura



Confesso que durante muitos anos, não dei muito para o fado. Mas agora, depois de ouvir tanta polémica fui ver o filme de Carlos Saura, Fados. Pronto, confesso que gostei muito, muito, mas gostei sobretudo de ouvir a minha língua (a minha Pátria é a minha língua, diz Pessoa), derramada em sonoridades tão diferentes. tal como diz este Sr.:
Fados começa em África (com o Grupo Kola San Jan e o Transparente de Mariza, mais tarde numa morna de Lura). Escuta logo depois o Brasil, e assim se assinalam teses que identificam nas latitudes mais quentes a possível génese desta canção. Fados é, essencialmente, um conjunto de visões muito pessoais, permitindo-se Carlos Saura a experimentar diálogos com o flamenco (com Mariza em dueto com Miguel Poveda), com a pop e a world music (Lila Downs), com o hip hop (SP & Wilson e NBC). Todavia, também a tradição marca presença. Argentina Santos representa-a. Carlos do Carmo e Camané traduzem depois duas outras gerações distintas, ambas determinantes. E na cena final, numa Casa de Fados (com, entre outros, Vicente da Câmara, Ana Sofia Varela ou Pedro Moutinho), encena-se outra marca de referência do ambiente fadista.
Foi comovente. Acho que estou mesmo a ficar velha! Paciência, mas ainda estou viva!Que bom!

Etiquetas: ,

sexta-feira, outubro 12, 2007

"Tem pai que é cego"

Começa hoje pelas 18:00, na ExpoTorres de Torres Vedras, o 30º congresso do PSD.

Apesar das esperadas baixas dos Barões "assinalados", eu acho que vai ser animado. Vamos estar atentos!

Etiquetas: ,

Galões ou melões

Ontem ao meu lado estava a almoçar um casal já de uma certa idade. Já no fim da refeição vi o empregado avançar para o casal com dois grandes copos de café com leite (galões). Eles olharam para o empregado perplexos e então, o marido, abanando a cabeça em sinal de protesto, disse: não, não, eu não pedi dois galões, pedi dois melões! O empregado, primeiro estacou, mas depois fez-se luz no seu espírito, recuou com os Galões para o balcão e perante a risada geral, disse: já não bebo mais nada hoje, saiam dois melões!

Etiquetas:

Doris Lessing, a feminista discreta que arrecadou o Nobel

quinta-feira, outubro 11, 2007

Padre condenado a perpétua por crimes da ditadura

quarta-feira, outubro 10, 2007

Capelinhos - O vulcão que mudou os Açores

10 de Outubro, Dia Europeu contra a Pena de Morte

terça-feira, outubro 09, 2007

Hasta siempre!

domingo, outubro 07, 2007

Dali no Palácio do Freixo - Porto

No Palácio do Freixo, no Porto (lindíssimo palácio com uma magnífica vista para o rio Douro)está actualmente uma exposição de 285 peças de Salvador Dali, entre desenhos, esculturas e quadros originais. As peças são propriedade da Fondazione Metropolitana de Milão, Itália, estarão até 04 de Novembro no Palácio do Freixo, entre as 10:00 e as 22:00, e de sexta a domingo (incluindo feriados) das 10:00 às 24:00). Entre as esculturas destacam-se "Mulher Nua Subindo a Escada", "Cavalo com Jóquei Tropeçando", "Homem sobre Golfinho", "Perseo" e "Trajano a Cavalo", são algumas das esculturas monumentais que vão poder ser admiradas no Palácio do Freixo "Dom Quixote Sentado", "Elefante Cósmico", "Gala Gradiva", "Mercúrio", "Divindade Mostruosa" são outras das esculturas que também poderão ser vistas nesta mostra. Dos trabalhos gráficos, gostei muito dos que são dedicados à "Bíblia Sagrada", composta por 150 litografias. "Gargantua e Pantagruel" (25 litografias) dão-nos a ideia do grande humor deste genial artista espanhol. Só tive pena que de Gala, a sua Musa inspiradora, apenas estejam presentes dois quadros que se lhe referem. Contudo vale muito a pena ir ao Porto ver esta exposição.
Os bilhetes para o público em geral custam quatro euros, com desconto de 50% para os clientes da Caixa Geral de Depósitos, seniores (mais de 65 anos), sendo gratuitos para crianças até aos 12 anos.

Etiquetas:

quinta-feira, outubro 04, 2007

Paula Rego e as Mulheres

Paula Rego inaugurou recentemente uma grande exposição em Madrid, no Museu Rainha Sofia, que consiste numa das maiores e mais completas (duas centenas de pinturas, desenhos e gravuras) mostras da sua pintura. A exposição é comissariada pelo historiador Marco Livingston e estará patente até ao dia 30 de Dezembro. As obras apresentadas, algumas das quais pela primeira vez, percorrem os 52 anos da carreira de Paula Rego. Residente em Londres, Paula Rego é, sem dúvida, uma das mais reputadas pintoras portuguesas. Nasceu em Lisboa em 1935 e é formada pela Slade School of Fine Art. "A sua obra artística - está enraizada em experiências e recordações pessoais, em perversas fantasias e na história da arte e da literatura". O Museu Rainha Sofia é um dos mais importantes museus de arte moderna de Espanha. Fico contente com este triunfo da artista. Eu gosto da Paula Rego. Muito. Já o disse aqui. Gosto sobretudo das Mulheres que ela pinta. Algumas das minhas amigas não gostam nem da pintura, nem sequer de a ouvir falar. Eu sei, eu sei. As Mulheres que ela pinta, não são mulheres glamourosas (ela própria não é glamourosa), nem daquelas que aparecem nas revistas, nem fazem plásticas, nem mudam de namorado ou marido, como quem muda de camisa. Não. As mulheres dela são, na maior parte das vezes, rudes, algumas vezes solitárias, mas muito associadas à noção de família. E depois, há nelas uma sensualidade telúrica (não sei se isto se pode dizer assim :), mas é o que eu sinto), e uma combinação extrema entre força geradora e amor, afecto. São mulheres que educam e criam os filhos, que não abandonam a luta, nem a casa, nem os maridos, mesmo quando eles ficam doentes e incapacitados (tal como ela). Há nestas Mulheres muito das Mulheres da minha aldeia, daquelas que eu aprendi a amar e a respeitar .«É tudo copiado à vista», diz Paula Rego, para acentuar o carácter factual da sua obra.


Etiquetas: ,

O "gang" ou (gan)grena? - Pacheco Pereira

Ontem, na Quadratura do Círculo, Pacheco Pereira comparou a gente que trabalhou para a vitória de Luís Filipe Menezes nas eleições directas da passada Sexta-Feira, ao famoso Gang do Multibanco:
Com amigos e camaradas assim quem precisa de inimigos?
Actualização - Será que o Pacheco Pereira se estava a referir também a este Zero de Conduta?
Eu bem disse que isto ia animar! Estou morta para ver o próximo debate da Assembleia da República!

Etiquetas: , ,

quarta-feira, outubro 03, 2007

Luís Filipe Menezes mantém-se na presidência da Câmara de Gaia

“compromisso assumido com os eleitores” do concelho que votaram nele nas últimas autárquicas. Menezes diz acreditar que a autarca dispõe de uma estrutura que lhe permite assumir os dois cargos. Acho que ele faz bem! É uma atitude de prudência, mas também mostra que não tem assim tanta certeza numa vitória sobre Sócrates, nas próximas eleições. Vamos lá que ele não ganhar as eleições para Primeiro Ministro, e, em consequência, perder o PSD. Assim sempre tem a Câmara de Gaia.

Etiquetas:

terça-feira, outubro 02, 2007

Os licores do meu irmão

O meu irmão Alfredo, é, sem exagero, um dos maiores consumidores de licor Beirão (ou era, já não sei bem). Depois de almoçar bebia um cálice deste licor, com bastante gelo e adorava. Pessoalmente, acho uma coisa execrável. Antigamente, na nossa casa faziam-se licores e eu, lembrando-me disso, ofereci-lhe um frasco de boca larga, cheio de cascas de maracujá, dei-lhe um papel com a receita e disse-lhe, é melhor fazeres o teu próprio licor! O meu irmão tomou a coisa a sério (aliás ele, às vezes, toma-me a sério): no dia seguinte, saiu de casa e foi comprar todos os frascos de boca larga das redondezas (podem crer que não estou a exagerar. O meu irmão gosta de muita opulência!) e, desde aí, passou a fazer licores de todos os frutos e ervas apropriadas. Um dia fui a Almalaguês, (Aldeia onde nascemos) e o meu irmão Gabriel, que vive lá, disse-me assim: o teu irmão Alfredo comprou duzentos e cinquenta litros de aguardente! Para quê? perguntei eu. Olha, para fazer licores. E pronto. Agora diverte-se a fazer os seus licores, para ele e para os amigos (companheiros de copo e de cruz). Consta que se tem dado muito bem! Pelo menos é que dizem os amigos e restantes familiares.

Etiquetas: ,

segunda-feira, outubro 01, 2007

A tropa

Tenho para mim que a tropa, para aqueles que a fizeram, e sobretudo para os que estiveram em guerra, nas ex-colónias, foi um laço de união tão forte, ou talvez mais forte ainda, do que os laços de sangue. Deve ser por isso que a maior parte dos ex- combatentes se reúnem, de vez em quando, em encontros com almoços e fins de semana. Então é vê-los aparecer, agora já mais ou menos cinquentões, mais ou menos carecas, mais ou menos barrigudos, mas cheios de entusiasmo e saudades. Abraçam-se, dão grandes palmadas nas costas uns dos outros e mostram os álbuns de fotografias (a preto e branco) que trazem debaixo do braço, fotografias vagamente parecidas com eles, mas de quando eram jovens, magros, enfim, garbosos. Os álbuns passam de mão em mão e ao olharem as fotos, relembram aventuras (as que se podem contar, claro), e falam dos dias duros da recruta, dos levantamentos de rancho, dos rebentamentos das minas, das armas que dispararam, das que ao dispararem se encravaram, do comandante prepotente, do sargento lateiro, do furriel porreiro, dos que já morreram, dos que enlouqueceram, da vontade que têm de lá voltar, dos que já lá voltaram, das populações, da miséria que encontraram. Falam também da vida actual: do emprego, dos filhos, das doenças, enfim, a conversa flui como se tivessem estado juntos no dia anterior.
Tavira foi uma das cidades por onde passaram milhares de soldados. Chegavam de todas as partes do País. Junto à estação, há desde 2001 um conjunto escultórico, erigido pela Câmara Municipal, em homenagem ao passado militar da cidade.

Etiquetas:

MARCELO É UMA “ESPÉCIE DE TRICOTADEIRA DE SOALHEIRO”

O antigo líder da bancada social-democrata não deixou de comentar as afirmações de Marcelo Rebelo de Sousa, que o acusou de ligações ao Bloco Central. Duarte Lima acusou o ex-presidente do PSD de se transformar, por vezes, “numa espécie de tricotadeira de soalheiro”, “que aproveita o programa que tem para, como na teia de Penélope, fazer de dia e desfazer de noite, ou seja, utilizar aquele programa para não fazer análise política pura, mas para movimentar, como quem movimenta um tabuleiro de xadrez, as peças que lhes interessa para os seus objectivos”.Na opinião de Duarte Lima, os objectivos de Marcelo Rebelo de Sousa são “os objectivos no partido que ele não conseguiu cumprir até agora” e os “objectivos que ele pré-anuncia para daqui a oito anos, como candidato à Presidência da República”.O deputado social democrata instiga ainda o comentador político a apresentar provas do que afirmou, a suposta ligação ao Bloco Central, “caso contrário, direi que Marcelo Rebelo de Sousa faz intriga vulgar no seu programa”.
Eu bem sabia que isto ia animar!!!