segunda-feira, dezembro 31, 2007

Tudo em fumo se esvai ...

como o ano 2007

Etiquetas:

domingo, dezembro 30, 2007

Agora que o fim de ano se aproxima

Apetece-me ficar por aqui, perto do borralho. Não faço balanços. A nível pessoal foi mais ou menos como os outros anos. Ilusões desilusões, conquistas, algumas derrotas, mas muita esperança, ainda. Enfim de tudo um pouco. Espero sempre o melhor e para você, que pacientemente, aqui me visitam, desejo também tudo de bom. Bom 2008.

Etiquetas:

sábado, dezembro 29, 2007

Abóbora menina

Há dias em que bebaixo do chapéu, há um vazio de abóbora. De abóbora menina.
Posted by Picasa

Tentou imolar-se pelo fogo em Coimbra

quinta-feira, dezembro 27, 2007

Benazir Butho

Era mulher, bonita e corajosa, hoje morreu, por causa disso tudo.

Etiquetas:

quarta-feira, dezembro 26, 2007

Os 100 anos de Miquelina d'Ascensão Cartuxa

É a Mãe de una amigos meus. Nasceu e viveu no Baraçal, uma aldeia perto do Sabugal e lá teve 8 filhos: quatro rapazes e quatro raparigas. Há 61 e anos atrás, e estando grávida do José, o filho mais novo, ficou viúva, com 39 anos. É despiciendo falar dos trabalhos homéricos e do pulso de ferro, que foi preciso ter, para criar sozinha, tão numerosa prole, num tempo em que não havia rendimento mínimo nem apoio social. Mas criou-os e bem, apesar da contingências do País, do local e da época. Dali, do Baraçal, daquela aldeia do interior, a maior parte dos seus filhos, à medida em que foram crescendo, foram emigrando. Partiram para diversos pontos do mundo, mas preferencialmente para França. Em Agosto, a velha casa de granito, tornava a ficar cheia, mais cheia, porque começaram a vir também os netos, mas Agosto os trazia e Agosto os levava. Nunca poderei esquecer a figura da Senhora Miquelina, vestida de negro, na varanda de pedra, a vê-los partir. Actualmente, rodeada de cuidados e de carinhos, vive em Lisboa, com uma das filhas. No dia 22 de Dezembro, festejou os 100 anos de vida, acompanhada e mimada por filhos, netos bisnetos e amigos.
Olho para esta mulher e não posso deixar de me comover e também de ter esperança. Ela, que atravessou o século passado, de certo modo, e, pelo menos para mim, representa a história do País onde vivemos, na interioridade, na emigração, na luta pela sobrevivência, e também, porque apesar de tudo, conseguiu com dignidade e eficiência, levar a bom porto, tão difíceis desígnios. Longa vida, Dona Miquelina!
Foto- Luís Monte

Etiquetas:

sábado, dezembro 22, 2007

Boas Festas para todos e não esqueçam

As crianças acham tudo em nada, os homens não acham nada em tudo.
(Giacomo Leopardi)
Posted by Picasa

quinta-feira, dezembro 20, 2007

http://www.serhumano.org/- Campanha de Natal

Já tinha falado deles aqui. Esta organização que cuida de crianças abandonadas está a fazer uma campanha de angariação de fundos porque precisa, com urgência, de donativos. Vá lá malta, visitem este site e apliquem bem o vosso espírito de Natal!

Etiquetas:

Porque hoje está muito frio e porque me apetece ser politicamente incorrecta



Note bem: concordo com eles, se fosse um pobre a dizê-lo...

Etiquetas: ,

quarta-feira, dezembro 19, 2007

A minha avó materna

Maria da Conceição, era uma mulher do campo, pequenina, e... analfabeta. Por causa da sua pequena estatura, era conhecida, lá na aldeia, por Maria Carrapeta. Ficou viúva muito nova e, naquele tempo de miséria e fome, teve que se virar para para criar, sozinha, os quatro filhos. Usava uma linguagem muito própria: fazer compras era ir mercar, quando queria condescender com alguma coisa dizia, lá por mor disso, e outras expressões de que já não me lembro. Durante o dia mourejava no campo de sacho na mão e de noite tecia colchas e tapetes no tear, para vender nas casa ricas e assim conseguir a sobrevivência da sua família. Tenho saudades dela: recordo-a toda vestida de negro e com saia até aos tornozelos a dar-me carinho, conselhos e alguns ralhetes também. Como qualquer outra avó esperava que eu me comportasse bem, mas como também me conhecia minimamente, encomendava-me, bastas vezes, a Santa Rita Milagrosa advogada das coisas impossíveis (ainda hoje gosto deste atributo da Santa) e quando o meu comportamento não correspondia ao que ela entendia ser próprio de uma menina ajuizada (e era frequente), olhava para mim com ar crítico e cantava-me esta melopeia:
Senhora da Alegria
eu bem na vejo daqui
Ou ela me dê juízo
ou me leve para si

Etiquetas:

terça-feira, dezembro 18, 2007

Alucinada ...busco a sombra

























Alucinada
Fujo do nada.
Busco a sombra
Encontro a penumbra.
Embarga-se-me a voz
Trégua profunda.
És tu.
Sou eu.
Somos nós.

Rosa Calisto (também na fotos, nas Furnas)

Etiquetas:

23 africanos falham Cádis e chegam a Olhão

"No a tenido suerte, no ha tenido suerte."
Como nós os compreendemos! Mas por enquanto é por acaso, quando, apesar da confessada, pouca sorte, será a sério?
PS- entretanto, foram encontrados na Somália, 56 corpos de imigrantes ilegais.

Etiquetas:

segunda-feira, dezembro 17, 2007

A fábula do Príncipe mau arrogante e ambicioso

Como não tenho grande espírito de Natal, a minha auréola está um pouco descaída, contudo, e porque me apetece, vou contar-vos uma fábula de H. C. Andersen. Era uma vez um príncipe mau, soberbo, arrogante e ambicioso, que não olhava a meios para atingir os seus fins. Um dia, mandou construir uma nave puxada por cem águias a fim de assaltar o céu. Para contrariar este projecto, Deus enviou um dos seus anjos. O príncipe mau, soberbo, arrogante e ambicioso, disparou contra ele mil balas, uma das quais acertou precisamente no anjo, que, por causa deste ferimento, deixou cair uma gota de sangue, na nave, mas foi o suficiente para a nave ficar tão pesada que deu cabo das asas das águias. Mas, mesmo assim o príncipe mau, soberbo, arrogante e ambicioso, decretou: Vencerei os céus! E durante sete anos mandou construir novas naves e continuou a provocar os céus. Tantas tropelias fez, que Deus, contra o príncipe mau, soberbo, arrogante e ambicioso, desta vez, enviou um enxame de abelhas, sendo que uma delas entrou no ouvido dele e o picou. A dor sentida foi tão intensa que fez enlouquecer o príncipe mau, soberbo, arrogante e ambicioso. Este, na sua loucura rasgou as vestes e dançou nu diante dos seus soldados. Os soldados finalmente libertos, puderam rir-se do Príncipe que queria assaltar os céus.

Etiquetas: , ,

sexta-feira, dezembro 14, 2007

Oscar Niemeyer faz cem anos e diz que a vida é um sopro


Foi o Arquitecto de Brasília e de tantas outras obras maravilhosas. Ele é um dos meus ídolos.

Sócrates muito satisfeito

pela forma “bem-sucedida” como decorreu a presidência da UE, como se pode ler aqui. E nós Sr. Primeiro Ministro? Quando é que nós, aqui em Portugal, aqui mesmo, ficaremos satisfeitos? Estamos orgulhosos com o sucesso alcançado pela maneira digna e eficiente como decorreram as coisas. Não vale a pena escamotearmos as coisas - se tivesse corrido mal, estaríamos agora todos a lapidá-lo. Correu bem, muito bem. Pronto. Mas por favor, agora concentre-se aqui. Atente na política "caseira". Trate das coisa fundamentais do País, porque as coisas não estão fáceis.

quarta-feira, dezembro 12, 2007

Açores - O Homem que recolhe as bilhas do leite

Chovia torrencialmente. Saí do carro para captar esta imagem tão comum nos Açores. O Homem do cavalo, gentilmente, parou o animal e esperou à chuva que eu acabasse a fotografia. Eu agradeci, com gratidão mesmo, porque tive a sensação de que me estava a comportar como uma perfeita "dondoca" por perturbar e demorar um trabalho tão duro. Mas ele esperou e sorriu para mim. Eu agradeci outra vez, de consciência pesada e toda molhada também. Depois, ele lá foi à vida dele, atravessando a chuva. Oxalá eu lhe pudesse dizer como respeito e admiro o trabalho dele.


Etiquetas:

terça-feira, dezembro 11, 2007

A lenda do Arco-Íris

Antigamente, quando este fenómeno era observado e, ainda hoje, em regiões muito remotas, há populações que pensam que o surgimento do arco-íris é um sinal dos deuses. Não admira dada a beleza das cores e efeito espectacular observado. Talvez por causa disso existem muitas lendas referentes ao acontecimento. Uma delas diz que no final do arco-íris, existe um pote cheio de moedas de ouro. Portanto, se alguém estiver disposto a ir até o fim do arco-íris, vai encontrar um pote cheio de ouro e vai ficar rico... Habilite-se, eu contento-me em observar o fenómeno.

Etiquetas:

Os Crimes da Noite

Podia ser o título dum filme, mas não é. Trata-se duma realidade preocupante que nos traz a todos insegurança. Um alto responsável da polícia dizia ontem que vão acabar. Acho que sim. Só pergunto, quantos falta abater ainda?

sábado, dezembro 08, 2007

Giora Feidman - ouçam como ele sopra ...

sexta-feira, dezembro 07, 2007

Marinho Pinto, o novo bastonário da Ordem dos Advogados “vai dar cabo da profissão”

Diz José Manuel Júdice, que, como já disse aqui, não considero propriamente um modelo de coerência e isenção. Mas de ti, Marinho, se ainda és o Homem que eu conheci e tenho vindo a respeitar ao longo do tempo, de ti, espero, e acho que toda agente que te conhece, espera isso: coerência e isenção. Já agora, parabéns! Força!

Etiquetas:

quinta-feira, dezembro 06, 2007

Chávez, Bush e o petróleo

Indulgências para reduzir o periodo no purgatório

Cá estou de volta. Já estou boa, da Bursite, claro. Sem dores, sinto-me praticamente no céu. Agora, só preciso mesmo é de ir a Lurdes para receber as indulgências oferecidas pelo Papa. Só que não me apetece.

Etiquetas:

domingo, dezembro 02, 2007

Gracias a La Vida - Mercedes Sosa