domingo, agosto 31, 2008

Hoje sinto-me assim...

Estou a brincar... obrigada a todos os que se lembraram de mim.

Etiquetas:

quinta-feira, agosto 28, 2008

João Bairos- um Açoriano no Canadá

Quando falámos com um amigo da hipótese de ir a Toronto e às Cataratas do Niagara ele disse-nos que, tinha em Toronto, um grande amigo de infância, e que nos ia dar o contacto para o caso de precisarmos de alguma coisa. Aceitámos agradecidos e posteriormente fomos informados, que, esse amigo, não só nos dava o seu contacto como se oferecia mesmo para nos levar às ditas Cataratas. Foi assim que conhecemos aquele Homem de Santa Maria, o João Bairos. Adorámos conhecê-lo, não só pela maneira generosa e desinteressada com que nos tratou, mas, sobretudo, por nos ter permitido conhecer um pouco melhor este fenómeno, tão Português, da emigração. Ser emigrante como o João Bairos é estar sempre atento ao que se passa em Portugal, e, às vezes, sofrer e alegrar-se, mas sempre ligado através da RTP Internacional e da Antena 1. Ser emigrante como o João Bairos é ser do Benfica, e ter uma filha, já nascida no Canadá, mas que foi ver os jogos do Europeu e chorou quando Portugal perdeu. Ser emigrante como o João Bairos é ter outra filha, que, quando se casou, levou uns brincos de filigrana de noiva do Minho, comprados em Lisboa. Ser emigrante como o João Bairos é ser solidário, muito, com os outros emigrantes e ajudá-los quando precisam. Ser emigrante como o João Bairos é levar-nos a almoçar a um restaurante Português em Toronto, onde tudo é Português e até a água é do Luso. Enfim, ficámos lhe eternamente gratos, áquele Homem emigrado de Santa Maria, já depois de fazer a tropa nas ex-Colónias e hoje dono duma agencia de viagens em Toronto.
Publicado lá, naquele sítio.
Foto- monumento aos emigrantes em Toronto.

Etiquetas:

quarta-feira, agosto 27, 2008

Araçás para a minha amiga Milu

que não conhece este fruto. Acho que, por causa do calor, este ano, começaram aqui a amadurecer mais cedo. Tem um sabor azedinho. Gosto muito.

Etiquetas:

sábado, agosto 23, 2008

Meninas vamos para a escola

é assim que se chamam por aqui. Floresceu, alegremente, no meu quintal.
Posted by Picasa

quinta-feira, agosto 21, 2008

Nelson Évora vale ouro

Maravilhoso!Parabéns e obrigada! Foto roubada daqui

Etiquetas:

Niagara Falls

Dos Açores aqui é um pulinho! É puderis de água! São fantásticas!

Fotos: Luis Monte

Etiquetas:

quarta-feira, agosto 13, 2008

Cracas para o nosso amigo

Carmélio, antes que me esqueça, com os cumprimentos do M.J. Eu sei que dói, mas quando vieres...
Posted by Picasa

Etiquetas:

Mariza nas "Portas do Mar"

Ontem à noite, milhares de pessoas, assistiram a um grande espectáculo, da Mariza, no recinto, recentemente inaugurado, chamado Portas do Mar". Gostei. O tempo ajudou, Ponta Delgada, do meu ponto de vista, está mais moderna, aqui há pouco tempo era impensável que existisse um anfiteatro doca a dentro. Está magnífico.
PS-Agora, vou ali e já venho... vou ver o cãn-a-nadá...

sábado, agosto 09, 2008

Pôr-do-sol na Costa Norte

Águas Vivas

Para quem pensa e diz que nos Açores está sempre a chover, informo que nesta semana choveu, em S. Miguel, na terça-feira, de manhã. Muito. De resto, tem estado um sol radioso e uma temperatura que ronda os 27, 28º. Abrasador. Na quinta-feira o calhau do fundo da rua tinha alforrecas, aqui chamadas "águas vivas". As crianças, que já têm treino disto, divertiram-se a apanhá-las com uma rede. Agora já está, outra vez, como um lago sereno e quente. Só tenho pena de não ter cá toda a minha família e amigos :).

Etiquetas:

quarta-feira, agosto 06, 2008

Pico/Faial - nectares...

O problema não são só os comeres... é que há também os "buberes"... Ora espreite aqui e aqui.

Etiquetas:

Pimenta da terra

Por aqui há campos cheios de pimentas. Lá mais para o fim do mês são apanhadas, cozidas, moídas e/ou salgadas. Servem de tempero em muitos dos pratos tradicionais, como pode espreitar aqui. Dá uma sabor, picante, muito específico, à comida.
Entretanto, o mar continua calmo e os dias quentes.
PS-obviamente que são pratos...

Etiquetas:

terça-feira, agosto 05, 2008

Querida Connie!!!

A minha amiga Connie é Chinesa, melhor dizendo Macaense. Um dia destes chegou a Lisboa, com a família, para passar férias. Gosto muito deles e fomos ao aeroporto para os ver. Ela foi-me dizendo: Fátima, agora tens que ir a Macau passar três meses! Eu respondi que três meses talvez não, era muito tempo, mas um mês, era bem capaz... Mas ela (que nem sabe o risco que corre de eu aceitar!) não desarmou e foi repetindo: sim, estás aposentada, três meses! Num instante vais à China, vais ao Vietname, vais à Tailândia... Mas depois, parou um momento, olhou bem para mim e para o Luís e disse: Olha, eu até vou comprar uma cama bem grande para o quarto de hóspedes!
Querida Connie, temos mesmo que começar a fazer dieta...

Etiquetas:

segunda-feira, agosto 04, 2008

O mar calmo e quente do calhau, no fundo da minha rua

Sim, eu preparei-me para ir para os Açores, e como acho que não se justifica pagar mais do que o bilhete, porque as viagens já são muito caras, faço tudo para não ter de pagar excesso de bagagem (fica ainda mais caro). Então fiz a lista das coisas imprescindíveis, coloquei-as coisa na mala, pesei a mala, tirei algumas coisas mais ou menos inúteis, enfim programei tudo com muito cuidado. Quando cheguei ao aeroporto ia traquila e com a consciência de que tinha feito o meu melhor, mas eis que chega o momento de entregar o BI. Olho bem para ele e verifico que a data de validade tinha acabado há dois meses. Sim, há dois meses!!! Quase que me dá, ali, uma coisa ruim, mas depois tudo se resolve com o Passaporte.

Etiquetas: