terça-feira, setembro 06, 2005

Programa de recuperação do Priolo a ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme

O Priolo é o Passeriforme mais ameaçado de extinção da Europa. Endémico de S. Miguel, existem cerca de 140 pares na zona de floresta nativa nos Conselhos de Nordeste e da Povoação. É aqui, mais propriamente Serra da Trunqueira e Pico da Vara, que se encontram estes pares sobreviventes.
As causas da redução drástica da população do priolo deve-se à destruição da floresta Laurissilva , que é o habitat da espécie, e à invasão da floresta de outras plantas que não servem para a espécie.
Apoiado por entidades nacionais e estrangeiras, existe um programa de recuperação desta zona protegida, começado em 2003 e com a duração de 5 anos, que tem como objectivo recuperar e aumentar, qualitativa e quantitativamente o habitat do Priolo. O Coordenador do projecto, Joaquim Teodósio, cedeu-me gentilmente estas fotos e esteve sempre disponível para nos dar todas a indicações. Gostava de lhe perguntar se ao fim de 2 anos de aplicação do programa já se notam algumas melhorias e nomeadamente o aumento do número de pares?

2 Comments:

Blogger Caiê said...

Fotos lindas! São suas??

8:45 da tarde  
Blogger frosado said...

São do Coordenador do programa, Joaquim Teodósio, tb gosto delad

12:53 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home