quinta-feira, Setembro 08, 2005

O poder curativo do Inhame (pesq. Google)

(Foto de folha de Inhame das Furnas)
"O INHAME LIMPA O SANGUE É um dos alimentos medicinais mais eficientes que se conhece: faz muitas impurezas do sangue saírem através da pele, dos rins, dos intestinos. No começo do século já se usava elixir de inhame para tratar sífilis. FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO os médicos orientais recomendam comer inhame para fortificar os gânglios linfáticos, que são os postos avançados de defesa do sistema imunológico. Curioso que a forma do inhame seja tão semelhante à dos gânglios... EVITA MALÁRIA, DENGUE, FEBRE AMARELA. A presença do inhame no sangue permite uma reação imediata à invasão do mosquito, neutralizando o agente causador da doença antes que ele se espalhe pelo corpo. Aldeias inteiras morreram de malária depois que as roças de inhame foram substituídas por outros plantios. É MAIS PODEROSO QUE A BATATA e tem a vantagem de ser nativo, enquanto a semente da batata é importada. Inhame dá com fartura em qualquer lugar úmido. Em vez de apodrecer na cesta, como a batata, ele brota e produz mais inhames. Nas mulheres aumenta a fertilidade porque contém fitoestrógenos, hormônios vegetais, importantes na menopausa e após. MEDICINAL É O PEQUENO, CABELUDO, Marronzinho por fora, com a pele variando de roxo a branco. Existem ainda o inhame do norte e o cará, maiores e mais lisos, que são muito bons para comer mas não têm o mesmo poder curativo do inhaminho (também chamado de inhame chinês). A FOLHA PARECE COM A TAIOBA é da mesma família; ao contrário do que se pensa, a folha do inhame também serve para comer, cozida ou refogada. Às vezes pica muito, como a taioba. EMPLASTRO de INHAME, PUXA TUDO: furúnculos, quistos sebáceos, unhas encravadas, verrugas, espinhas insistentes, farpas ou cacos de vidro que entram nas mãos ou nos pés. Desinflama cicatrizes, elimina o sangue pisado de contusões, abcessos e tumores. Pode ser usado imediatamente após fraturas ou queimaduras para evitar inchaço e dor, e também em processos inflamatórios de hemorróidas, apendicites, artrites, reumatismos, sinusites, pleurisias, nevralgias, neurites, eczemas. Em caso de tumor no seio ou em outros lugares junto à pele é ótimo usar o emplastro de inhame durante uma semana antes de operar, pois ele vai aumentar esse tumor atraindo toda substância semelhante que houver no interior do corpo e evitar outros tumores. Serve ainda para baixar febres. OS OUTROS NOMES DO INHAME Em latim, infelizmente, é colocasia esculenta. Na África e na América do Norte se chama taro, na América Central é ñame ou otoe, na França é igname, na Índia albi, no Japão sato-imo, no Caribe malanga ou yautia. E cará, em inglês, é yam. COMA E AME!"

11 Comments:

Blogger Rui Coutinho said...

Bom dia
Por estes lados recomendara-me mate.
Entre o mate e esta beleza interminavel fica sempre bem um copito de tinto, Malbec Terrazas.

12:23 da tarde  
Blogger Rui Coutinho said...

recomendaram-me...

12:23 da tarde  
Blogger frosado said...

É sortudo, qd vens?

1:07 da tarde  
Blogger Vera Cymbron said...

Vou contar-te uma cena feia. Andava eu a passear num muro a tirar fotos quando tropecei nos meus proprios pés e cai direitinha numa plantação de inhames...e sabes, de curativo eles não têm nada...pelo menos nesse caso.
Jinhos, boa ideia!

1:15 da tarde  
Blogger Caiê said...

o meu marido diz que é a planta dos "elephant's ears"...

2:10 da tarde  
Blogger Rui Coutinho said...

Chegamos Domingo. Bjs.

2:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

gosto mt do inhame roxo, pekenino k se dá mt na madeira (já sei k nos açores inda há +, n/ preciam de dizer...)
inda bem k comi mt qd era pekena, embora ignorasse as propriedades aki apregoadas.
As folhas são lindas e fazem lembrar realmente «elephant's ears»...

Fátima: por k é k te lembraste do inhame? É k ontem precisamente no pingo doce vi inhame e «como me xeirou logo a lápis de cor da instrução primária» comprei logo!
E agora vejo esta referência...
ele há coisas...
bjs
aline

4:09 da tarde  
Blogger frosado said...

foi só porque gosto dessa foto e tenho saudades das Furnas: Sabes, a minha coluna, tem saudades da água quente!!!!e tb gosto de inhames, ao contrário da maioria dos continentais.

5:22 da tarde  
Blogger Rui Coutinho said...

Nunca comam inhames sem ser cozinhados. O "orelhudo" quando ingerido em tal estado da' coices no estômago. Tudo isto porque so' a cozedura elimina.

11:52 da tarde  
Anonymous mitó said...

Fátima
Achei muito interessante esta tua pesquisa sobre o inhame. E... a fotografia também é muito bonita !

Maracujá
Depois, temos que conversar sobre a vossa viagem. Provàvelmente temos locais de visita comuns...

Mate na Argentina, chimarrão no Brasil! Este, bebia, com alguma frequência,nos tempos de estudante.Quanto ao mate, não resisti e aceitei uma oferta de desconhecidos em Iguaçu.

4:07 da tarde  
Blogger Rui Coutinho said...

Mitó
Fiz um "curso intensivo" sobre a cura dos mates, o uso da "bombilla", e a preparação da infusão.
Trouxe os materiais necessários para tomarmos um mate.
Quanto ao resto, a viagem foi como dizem os marroquinos "pour plaisir les yeux" e, digo eu, encher a alma.

12:03 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home