terça-feira, dezembro 20, 2005

Saramago e o "Memorial do Covento"

Eu sei que há que não goste de Saramago. Eu sei que há quem o ache arrogante, ilegível, que não faz pontuação, etc, etc. Contudo, eu, na minha modesta opinião, há cerca de 22 anos, que acho este livro, um dos melhores livros que já li. E mais, desde essa época, penso que Saramago é um génio. Portanto, considero, à revelia de alguns, que mereceu, muitíssimo bem, o "Prémio Nobel". Vou deixar aqui uma passagem que me é particularmente cara.
Como se sabe, o Convento de Mafra, foi mandado edificar por D. João V, em cumprimento de uma promessa, feita para que a rainha D. Maria Ana Josefa engravidasse. Ora, para que isso aconteça, o Rei vai duas vezes por semana ao quarto da rainha. Então, depois de terem realizado a função prevista, relata-se o seguinte, ipsis verbis:
"... pairam cheiros diversos na atmosfera pesada, um deles que facilmente identificam, que sem o que isto cheira não são possíveis milagres como o que desta vez se espera, porque a outra, e tão falada, incorpórea fecundação, foi uma vez sem exemplo, só para que se ficasse a saber que Deus, quando quer, não precisa de homens, embora não possa dispensar-se de mulheres."
PS- A fotografia é, como já se sabe, do Luís Monte.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Finalmente saiu e bem!

11:52 da tarde  
Blogger João Pacheco de Melo said...

Eu sou daqueles que, não existisse o Sousa Lara, e, talvêz, ainda nem tivesse lido Saramago.

Com a polémica comprei logo o "envagelho..-". Gostei. A partir daí li quase tudo o que o homem escreveu... até ao prémio nobel (após PN nunca mais comprei Saramago,ofereceram-me uns quantos - um deles, pró gozo, em russo - mas nunca mais o li.)

Gostei o "envangelho... (fiz segunda leitura após conhecer com algum detalhe Israel, e posso garantir que, pelo menos geograficamente, o homem é rigoroso).
Também gostei do "memorial...", mas para mim, o must, é "O ensaio sobre a cegueira".

Realmente; para quem pontuação quando aquilo se lê de um folgo!

8:50 da manhã  
Blogger Pedro Monteiro said...

Muito boa foto! Gosto da perspectiva forçada! ;-)
Para o bem e para o mal, O Memorial do Convento passa a ser leitura obrigatória no 12º. Dantes era como opção, já que se podia dar também o Aparição. Eu diria que preferia um romance de Saramago a uma obra de ensaio camuflada...

Pedro

PS- Este convento já merecia que lhe cortassem o trânsito à frente! Infelizmente, noutro país esta incrível obra seria muito mais divulgada!

10:22 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home