sábado, maio 27, 2006

Código Da Vinci - Obra de ficção, claro !!!!

Fui há dias ver o filme. Vê-se com agrado, acho que está bastante fiel ao livro, mas o que mais me surpreende neste fenómeno todo, é a maneira como a Igreja Católica se desdobra em explicações e repetindo à saciedade que se trata de uma obra de ficção... Eles lá sabem! São peritos no assunto.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O livro e o posterior filme são obras ficcionais elaborada a partir de uma realidade mistificada e obscura o que, só por si, propociona uma elevada expectativa e curiosidade.
O livro e o filme levantam a ponta do véu sobre uma organização com um enorme poder na Igreja - a Opus Dei - que atinge o topo da sua hierarquia (é desde João Paulo II uma Prelatura pessoal do Papa).
No livro e consequentemente no filme há, com toda a probabilidade, imprecisões históricas, erros, etc.
Todavia, a Igreja - para além das publicações que tem patrocinado no sentido de desmentir o Código - tem na sua mão a solução do problema: abrir sem condicionalismos (historiadores, teólogos,outros investigadores) a biblioteca do Vaticano.
Quando digo - sem condicionalismos - refiro-me também a crentes, agnósticos e ateus.
Agora se eu especular ou discorrer sobre uma qualquer organização (ou instituição) e, essa mesma organização, vier a terreiro desmentir guardando debaixo da sotaina os documentos que possuí, não está a ser honesta, nem transparente.
É que, hoje, a história e a realidade não podem ser interpretados à luz da fé.
É curto.
Sendo assim o Código da Vinci será um êxito.
E, sobre temáticas idênticas, apareceram no prelo as cenas dos próximos capítulos.
O Index já não é eficaz!

10:40 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home