terça-feira, julho 11, 2006

Gonçalo M. Tavares (2)

Continuo a ler este autor deliciada. Deixo este breve trecho do livro "Histórias Falsas":
"Apaixonara-se por Julieta como antes se apaixonara por outras, e como depois se apaixonaria ainda por objectos, coisa e acontecimentos.
Em Julieta foi diferente, as mulheres como os deuses: nunca se cansam do amor.
Julieta caiu na armadilha e deixou-se ficar. Nela ao amor não passou como ataque mongol: mentimos no início. Mas ela foi atacada, sim; queimada sim; e saqueada. Por fim ele, Romeu, desapareceu."


PS - Se fosse eu que escrevesse isto chamavam-me feminista...

1 Comments:

Blogger Ricardo said...

Provavelmente sim, chamavam-lhe feminista, concordo. O facto de ser um homem a escrevê-lo legitima mais a ideia e não dá espaço ao pensamento "desviante" e pouco recomendável que sempre aparece nestes casos, em que a inteligência e pensamento são relegados para segundo plano, em função de traumas, paranóias ou preconceitos.
No entanto, e apesar de Gonçalo M. Tavares escrever muitíssimo bem, irrita-me esta capacidade de alguns escritores para a "generalização abusiva". Eu como homem, e aqui não transporto horror a feminismos porque - lá está- é um homem que o escreve -, sinto-me ignorado, e talvez até ofendido, neste texto.
"as mulheres como os deuses: nunca se cansam do amor."
Quem disse que TODOS os homens se cansam do amor? Quem disse que TODAS as mulheres se não cansam? Percebe a lógica? Desconfio destas verdades universais.
Quanto ao resto, concordamos. :)

11:06 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home