terça-feira, julho 18, 2006

A Guerra Civil Espanhola - "Por quem os sinos dobram"

Foi há cerca de setenta anos que começou a guerra civil espanhola. Ernest Hemingway, escritor Americano, começou por ser jornalista correspondente, mas torna-se um mestre e uma referência do jornalismo pela sua prosa concisa e exacta, que o leva com êxito para o romance. Por Quem os Sinos Dobram, é um retrato desta experiência de guerra, mas é sobretudo um canto à solidariedade humana. Posteriormente, e durante a Segunda Guerra Mundial, faz parte da comunidade de escritores expatriados em Paris, conhecida como a "geração perdida", nome inventado e popularizado por Gertrude Stein. Leva uma vida turbulenta e alcoólica e continua como correspondente de guerra. No fim da Segunda Guerra Mundial instala-se em Cuba. Em 1952 dá a conhecer a sua obra-prima: O Velho e o Mar. Em 1954 recebe o Prémio Nobel de Literatura e, em 1961, após ser internado por diversas vezes em hospitais de frenopatia, suicida-se.
Nota: este post é uma sugestão do Nuno. Obrigada por teres lembrado.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Zapatero vai apresentar, com a oposição do PP, a LEI DA MEMÓRIA HISTÓRICA, que reconhecendo as vitímas de ambos os lados (republicanos e falangistas), vai mais além: abrange as iniquidades e os crimes da ditadura franquista.
Para mim, o melhor contributo possível relativamente a esta trágica efeméride, submersa em Espanha pelo "pacto do esquecimento" (período pós-franquista)

A visão histórica e a coragem política de JL Zapatero merece o reconhecimento dos espanhóis e do Mundo. Um homem de elevada estatura política, capaz de enfrentar um traumático passado recente e, conscientemente, protagonizar as rupturas necessárias com o franquismo.

12:38 da tarde  
Blogger frosado said...

concordo contigo, acho que ele tem mostrado uma elevada estatura de estadista. eu tb penso assim.

2:29 da tarde  
Blogger Abibir said...

Esperança, de André Malraux é tb um lindo livro sobre essa guerra civil terrivel...A relembrar tambem. Um pouco mais de fundo político mas valores bem parecidos

11:32 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home