quinta-feira, novembro 30, 2006

Sossega, coração! Não desesperes!



















Sossega, coração! Não desesperes!
Talvez um dia, para além dos dias,
Encontres o que queres porque o queres.
Então, livre de falsas nostalgias,
Atingirás a perfeição de seres.

Mas pobre sonho o que só quer não tê-lo!
Pobre esperença a de existir somente!
Como quem passa a mão pelo cabelo
E em si mesmo se sente diferente,
Como faz mal ao sonho o concebê-lo!

Sossega, coração, contudo! Dorme!
O sossego não quer razão nem causa.
Quer só a noite plácida e enorme,
A grande, universal, solente pausa
Antes que tudo em tudo se transforme.

Fernando Pessoa, 2-8-1933.

PS - Morreu a 30 de Novembro de 1935. Sossegou finalmente um coração desassocegado - Fernando Pessoa o poeta, e todos os seus heterónimos: Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis e ainda de Bernardo Soares e Alexander Search.

quarta-feira, novembro 29, 2006

O PIco com neve

espreite aqui e veja como é lindo o ponto mais alto de Portugal!

terça-feira, novembro 28, 2006

"Ratos" - Haja alguém que chame os bois pelos nomes...

"Isto é um País de invejosos!"

segunda-feira, novembro 27, 2006

Montalban, sempre!

Atenção família (e resto do mundo, já agora)! Eu sei que andam preocupados com a minha oferta de Natal. Vá lá, não disfarcem agora. Não precisam de se incomodar, a sério. Mas, já que tem de ser, e porque me telefonam a perguntar, aqui vai: este ano, podem oferecer-me livros de Montalban, série Pepe Cravalho. Ainda me faltam ler uns quantos... Aqui vão alguns que eu gostava de ler:
Os Pássaros de Banguecoque, A Solidão do Maneger, Os Mares do Sul, As Termas, O Labirinto Grego, Milénio II.Nos Antípodas.

PS- se ainda não leram, experimentem ler. Depois digam-me se não gostaram e se este escritor tinha o direito de morrer assim, de um ataque cardíaco, em pleno aeroporto de Banguecoque? Raios o partam! Há livros dele que eu já li três vezes!
 Posted by Picasa

domingo, novembro 26, 2006

Mário Cesariny






poema
Em todas as ruas te encontro
em todas as ruas te perco
conheço tão bem o teu corpo
sonhei tanto a tua figura
que é de olhos fechados que eu ando
a limitar a tua altura
e bebo a água e sorvo o ar
que te atravessou a cintura
tanto tão perto tão real
que o meu corpo se transfigura
e toca o seu próprio elemento
num corpo que já não é seu
num rio que desapareceu
onde um braço teu me procura
Em todas as ruas te encontr
o
em todas as ruas te perco

Mário Cesariny

sexta-feira, novembro 24, 2006

Mau tempo e o "Pico Hidrológico".

Creio que já se disse tudo sobre esta tempestade homérica: estradas cortadas, vias férrias interrompidas. Espero que o pior já tenha passado. Só quero dizer mais uma coisa: nunca vi tantos chapés de chuva, partidos e abandonados, nas ruas da cidade!
PS - Hoje, por volta das 17 horas, estive, literalmente, debaixo de um "Pico Hidrológico", e devo confessar, que tive medo.

quinta-feira, novembro 23, 2006

Morreu Philippe Noiret

quarta-feira, novembro 22, 2006

O 4º segredo de Fátima - antevê crise religiosa

mas tinha que ser mesmo revelação celestial porque não se nota nada...

Robert Altman, e o seu último filme

Vi à cerca de duas semanas o último filme de Robert Altman A Prairie Home Companion, onde, curiosamente, entre outras coisas igualmente sérias, trata do problema da morte. Mas leia tudo aqui e sobretudo aqui .

terça-feira, novembro 21, 2006

Goya - roubado e recuperado

3,29 milhões de euros - Eu juro que não recebi nem um cêntimo

Os comerciantes ameaçam impedir os políticos de vistar as feiras

durante as campanhas eleitorais, em retaliação das sucessivas multas que têm sofrido ultimamente. Só que eu não acredito nisso: acredito mais que vão acabar as multas! Convenhamos que essas visitas têm dado boas chamadas às primeiras páginas dos jornais e abertura dos telejornais (algumas até trágicas!)! E como poderiam viver alguns políticos sem aqueles "saborosos" banhos de multidão e sem ser apaparicados pelo "povão"?

segunda-feira, novembro 20, 2006

Presentes de Natal ...

Está a chegar essa época terrível, mas muito boa para os comerciantes, da época das prendas. Odeio esta altura do ano, mas já que tem de ser, aconselho esta boa prenda!

sábado, novembro 18, 2006

"Homenagem a Rumsfeld contou com três presenças"!!!

roubado do "Inimigo Público" 18/11/06

PS - acho que ainda faltam uns tantos... e outra coisa, alguém vai devolver a condecoraçãozita?
 Posted by Picasa

sexta-feira, novembro 17, 2006

Presidente da República Francesa?

Eu espero que ela ganhe! Não apenas por ser Mulher e linda, mas por ser inteligente, culta, corajosa, trabalhadora. Vai em frente Ségolène Royal! Eu votaria em ti, se pudesse!

Mais uma vez tenho de concordar

com o que esta senhora escreve.
Porque será que nunca ouvimos nenhum progenitor/fecundador, (como diz a f.), reivindicar ser julgado em tribunal, e, eventualmente, ser preso?

O Euromilhões já saiu ontem, a Sócrates

e sairam-lhe os dois primeiros prémios!

1º prémio
a entrevista de Cavaco Silva na SIC

2º prémio
a entrevista de Santana Lopes na RTP

Portanto, nem vale a pena jogar...

quinta-feira, novembro 16, 2006

Tão amigos que eles eram..."violação de lealdade e confiança".

quarta-feira, novembro 15, 2006

O bolo do Joãozinho

O Joãozinho, não gosta de doces. Aliás, ele, na sua sinceridade infantil, é capaz de destruir o ego de qualquer cozinheira que se preze. Há uns tempos atrás, deixou-me de rastos. Eu fiz, o que julgava ser, um magnífico arroz de pato, com sultanas e pinhões. O Joãozinho odiou e deixou, praticamente, tudo no prato. Quando lhe demonstrei a minha desilusão, ele, do alto da sua sapiência e com uma linguagem que pretende rebuscada (para a sua idade), disse-me simplesmente: não gosto nada desses cozinhados que são um misto de comida e de sobremesa! Pronto percebi. Bem, mas há uma coisa que ele gosta quase tanto como de televisão e de jogos no computador – bolo de chocolate! Então no dia dos anos telefonou-me: Tia, faz-me um bolo de chocolate. Eu fiz este!
PS- agora os jornais dizem que: Chocolate preto bom para o coração. Ainda bem, que desta vez, o que sabe bem, também faz bem!
 Posted by Picasa

Amadeo de Souza-Cardoso em exposição na Gulbenkian

terça-feira, novembro 14, 2006

Agora, há uma escada no lugar da janela daquele quarto

Durante muito tempo ela recusara-se a passar junto daquela casa: daquela casa onde viveu os mais tristes dias, da sua juventude. Ela sabia que se lá passasse, tudo voltaria a sua memória. Voltariam os fantasmas, os sonhos/ pesadelos, as humilhações, a rebelião, enfim, o passado que ela queria esquecer. Mas hoje, ao fim de tantos anos, resolveu ultrapassar tudo isso, e passou por lá. Passou de mansinho, com medo de passar, mas passou e olhou de olhos bem abertos, olhou bem, pausadamente, para tudo aquilo, que era, de certa forma, o sitio onde durante anos, se desenrolara uma grande parte da sua história de vida. Mas, e como nesta vida tudo passa, a casa já não existe como casa – ali, naquele lugar, nesse lugar receado, estão agora a construir um prédio alto. Já não viu, nem verá mais, a janela do seu quarto, aquele minúsculo quarto, onde chorava mais do que dormia, noites e noites a fio. No sítio do quarto, daquele quarto, onde tantas vezes descera ao inferno da solidão, há agora uma escada. Pronto, acabou, acabou. Acabou? Ela pensa que sim. É a altura de se reconciliar com a vida e caminhar por todas as ruas de coração aberto. Afinal, e embora ela não acredite na justiça cósmica, os muros da sua masmorra ruíram e os seus algozes morreram.
PS- Para o meu sobrinho Bruno. Ele sabe porquê.

Vaticano analisa celibato e situação de padres casados

segunda-feira, novembro 13, 2006

Santana Lopes lança hoje livro «2004: Percepções e Realidade»

Sampaio prestou «péssimo serviço», diz Santana Lopes... E eu a pensar que ele se tinha calado de vez...

Buracos há muitos, até na lei e os Bancos, que não andam a dormir, aproveitam

afinal não é só o do ozono, que nos prejudica....

Eugénio de Andrade (sempre)





















Frente a frente
Nada podeis contra o amor,
Contra a cor da folhagem,
contra a carícia da espuma,
contra a luz, nada podeis.

Podeis dar-nos a morte,
a mais vil, isso podeis
- e é tão pouco!
Eugénio de Andrade Posted by Picasa

domingo, novembro 12, 2006

Menezes diz que corta o dedo mindinho...

sábado, novembro 11, 2006

"Departd: entre inimigos"

Se pensa que já tinha assistido ao melhor filme do ano, sem ter visto este, desiluda-se! Este é que é o tal! Tem tudo para sê-lo: interpretação de actores, realização, música, cenários, imagem, montagem e sobretudo verosimilhança. Não sei se estou a exagerar, mas acho que Scorsese, como realizador, atingiu a perfeição!

"Sócrates é um sedutor"

dizia ontem à noite, Luís Delgado (entre outros elogios, de tal modo que até deixou os outros participantes admirados), num debate, na SIC notícias! Sócrates que se cuide, os políticos que o seduziram anteriormente, não tiveram grande sucesso, que o diga Santana Lopes!

sexta-feira, novembro 10, 2006

"A César o que é de César"

Com a devida vénia a este jornal!

"Censura grave
A guerra verbal entre César e Jardim atingiu há dias níveis nunca vistos. E quem a ganhou foi o Presidente dos Açores. Apesar de Jardim ter tido ao dispor o canal 1 da RTP (por via da alaranjada - e desmaiada - Judite de Sousa...), César teve a razão do seu lado. Aliás, há uma coisa que cá o Argolas gostava que alguém lhe explicasse: em dez anos de governação, Carlos César nunca foi convidado para dar uma entrevista à RTP 1, o canal televisivo do Estado. Jardim deve ter dado algumas dezenas. Por que será? E depois vêm falar em isenção e transparência? Não pode haver nada mais obscuro do que isto. De resto, esta omissão da RTP 1 é uma ofensa à Região. Porque é a voz do Presidente democraticamente eleito pelos Açores que não chega ao País. Em resposta a este grave acto de censura, os açorianos deviam boicotar a RTP 1. Simplesmente."
concordo plenamente, mas no neste País, ser palhaço dá dividendos, pelo menos nos meios de comunicação. Ora leia mais aqui.

quarta-feira, novembro 08, 2006

Eleições Americanas e as suas consequências

Estou ansiosa por ouvir agora os belistas... E depois há, pela primeira vez, uma mulher, Nancy Pelosi, na Presidência da Câmara de Representantes. Tenhamos esperança!

Trinta crianças sofrem intoxicação alimentar

terça-feira, novembro 07, 2006

Fizeram três anos ontem

O Ilhas, que é um blog que eu visito todos os dias, para, entre outras coisas, matar saudades de S. Miguel, festejou aniversário ontem. Parabéns, meus amigos!

eu sei que isto são coisas de loira, mas

em consequência do aquecimento global, não vestiremos mais aqueles confortáveis casaquinhos de lã... Pronto, confesso, estamos em Novembro e eu estou farta deste tempo morno! Quero frio, mesmo!

Polícia enganou sequestradores de Pinheiro da Cruz

ao libertar o Padre sequestrado. Acho que isto dava um bom argumento de filme!

segunda-feira, novembro 06, 2006

Os Portugueses são os mais pessimistas

relativamente ao mercado de trabalho e à manutenção dos seus empregos, revela um estudo encomendado pela Comissão Europeia divulgado hoje em Bruxelas. Mas caramba, não têm razão nenhuma para isso!

domingo, novembro 05, 2006

Saddam foi condenado à morte

E vai ser agora, que o Iraque vai ter paz! Pois, pois...

A CP fez 150 anos mas nas suas relações com os seus clientes aprendeu muito pouco!

Por motivos pessoais e familiares sou uma cliente, praticamente semanal, da CP. Hoje, a linha do Norte está interrompida na zona de Fátima e obriga a transbordos de autocarro. Esta situação, faz com que uma viagem no Alfa Pendular, de Lisboa a Coimbra, que costuma ser de apenas duas horas, demore hoje, 5 horas! A CP, não tem culpa das cheias, acho eu, mas do estado das linhas férreas já não tenho assim tanta certeza! Mas o mais engraçado disto tudo, é que o preço da viagem, apesar das três horas de atraso é rigorosamente o mesmo! Acham isso normal? Bem, e como sabem, o preço não é nada barato!

O que fazer dum País

que alterna entre o dilúvio e os incêndios?

sexta-feira, novembro 03, 2006

Finalmente uma boa notícia: Eu também quero arredondamento "não abusivo"!

Todos vão poder reclamar do arredondamento 'abusivo' . Será? Ou a montanha pariu um rato!

Chico Buarque está entre nós, que bom!



Você não ouviu

O samba que eu lhe trouxe. Ai, eu lhe trouxe rosas Ai, eu lhe trouxe um doce As rosas vão murchando E o que era doce acabou-se Você me desconserta Pensa que está certa Porém não se iluda No fim do mês, quando o dinheiro aperta Você corre esperta E vem pedir ajuda Eu lhe procuro, mas você se esconde Não me diz aonde Nem quer ver seu filho No fim do mês é que você responde E no primeiro bonde Vem pedir auxílio Você diz que minha rosa é frágil Que o meu samba é plágio E é só lugar comum No fim do mês sei que você vem ágil Passa um curto estágio E eu fico sem nenhum A sua dança vai durar enquant oVocê tem encanto E não tem solidão No fim da festa há de escutar meu canto E vir correndo em pranto Me pedir perdão (ou não?)

quinta-feira, novembro 02, 2006

Alpinista Português

sacrificado no Trono dos Deuses... Os deuses, às vezes, exigem a vida, mesmo aos mais corajosos!

BES, em Espanha, sob suspeita?