O Beija-flor do "Pé n´areia"
Ana Maria é uma amiga, que vive aqui, neste paraíso terrestre, e tem a hipótese de observar, espécies raras de aves e não só. Entre eles encontram-se estes maravilhosas passarinhos, chamados Beija-flor, ou colibris, que se caracterizam por bater as asas de forma tão rápida que, às vezes, parecem ficar parados no ar.
Na segunda fotografia podem ver-se os filhotes, no seu ninho, já com bastantes penas. Mas saiba mais sobre esta espécie:
"Os beija-flor são aves de pequeno porte, que medem em média 6 a 12 cm de comprimento e pesam 2 a 6 gramas. O bico é normalmente longo, mas o formato preciso varia bastante com a espécie e está adaptado ao formato da flor que constitui a base da alimentação de cada tipo de beija-flor. Uma característica comum é a língua bifurcada e extensível, usada para extrair o néctar das flores. O esqueleto e constituição muscular dos beija-flor estão adaptados de forma a permitir um voo rápido e extremamente ágil. São as únicas aves capazes de voar em marcha-atrás e de permanecer imóveis no ar. O batimento das asas é muito rápido e as espécies menores podem bater as asas 70 a 80 vezes por segundo. Consequentemente, o batimento do coração é também muito acelerado, podendo atingir 1000 batimentos por minuto. Em contraste, as patas dos beija-flor são pequenas demais para a ave caminhar sobre o solo".
3 Comments:
Cada cavadela cada minhoca. Logo nas primeiras linhas que leio encontro 2 erros ortográficos de colocar as penas em pé a qualquer colibri, com as habilitações minímas obrigatórias.
Valham-nos as fotos...
E eles são delicados, não é Fátima? São pequenos, levíssimos e tão vívidos. Sua fragilidade é aparente. Esconde-se no bater frenético das asas tanta vida.
:)
Obrigada anónimo, é bom ter assim um crítico ...
Enviar um comentário
<< Home