sexta-feira, janeiro 26, 2007

O frio e o peixe da Dona Carmelita

quando eu ainda era estudante (trabalhadora) e o dinheiro era muito, muito escasso, vivia (destino comum de muitos estudantes, na época) num quarteco alugado, num dos Becos da Baixa de Coimbra. A dona da casa, uma velhota solitária, Dona Carmelita, sobrevivia mal, do aluguer de três quartos: resmungona, controlava meticulosamente, a água e a luz que gastávamos, a hora de entrada e de saída, enfim, tudo! Só lhe conhecíamos um grande e absoluto amor, na vida - um pachorrento e mudo peixe, com quem ela falava docemente, o dia inteiro. Adorava aquele animal, cuidava-o e mimava-o acima de tudo, e, no Inverno, quando o frio apertava mais, até lhe aquecia a água do aquário. A verdade é que o peixe sobrevivia, pelo menos tanto quanto eu sei! Foi por isso que eu hoje me lembrei dela - é que, apesar dum sol brilhante, está um dia de aquecer a água do aquário!
Posted by Picasa

2 Comments:

Blogger Vítor Leal Barros said...

acho interessantes estas pequenas homenagens que vai prestando aos personagens que desfilaram na sua vida
um beijo e bom fim-de-semana

2:11 da manhã  
Blogger Manuel said...

É curioso ver como nenhum ser humano consegue viver sem amar alguma coisa...

Até à próxima.

10:12 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home