segunda-feira, março 19, 2007

Sé Velha e a Porta Especiosa

Ter estudado ou vivido em Coimbra e não saber nada sobre a Sé-Velha, é uma espécie de heresia. Por isso e talvez para matar as saudades daqueles que por cá passaram e agora estão longe, aqui fica:
A Sé-Velha de Coimbra inscreve-se no Românico afonsino da cidade, que corresponde, de certo modo, ao reinado de D. Afonso Henriques, período de maior esplendor das oficinas românicas de Coimbra. Nos séculos seguintes foram executadas remodelações em algumas partes da Sé de Coimbra. Contém duas obras de João de Ruão, a Porta Especiosa e o retábulo da capela do Sacramento de Olivier de Gand. O claustro é uma das primeiras obras góticas do país.
No exterior, precisamente na fachada norte, tem dois portais de estilo renascentista, sendo notável a já referida Porta Especiosa, obra renascentista da máxima importância no contexto nacional, executada nos anos 30 do século XVI. Trata-se de um pórtico de três andares, tipo retábulo, construído na década de 1530 por João de Ruão, em pedra de Ançã. Esse portal, recentemente restaurado, é uma das principais obras do primeiro renascimento em Portugal e pela sua delicada beleza merece uma visita demorada! Está dividida em três corpos. "O inferior forma um pórtico entre pilastras, ostentando, nas partes laterais e em nichos, duas grandes esculturas de S. João Baptista e do profeta Isaías e, no tímpano, um medalhão com o busto da Senhora com o Menino. Nos pés direitos havia altos relevos com as figuras das quatro Virtudes Cardeais ... O segundo corpo é formado por uma varanda de colunas, em três vãos adintelados; o terceiro é composto dum remate de três edículas (com o encontro de S. Joaquim e Santa Ana, tendo desaparecido a figura daquele) justaposto a um outro corpo liso, com dois arcos aonde se encontram os bustos de dois evangelistas escrevendo" Leia mais aqui.
Vá, venha a Coimbra visitar este espaço e vai ver que vale a pena!

Etiquetas: ,

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"Coimbra...tem mais encanto...na hora...da despedida..."

Assim canta Fernando Machado Soares, picaroto.

12:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Visitar Coimbra é sempre uma lição, seja a Sé Velha ou quaisquer outros locais.
Não estou de acordo é com "é uma espécie de heresia", ou é ou não é.

7:50 da tarde  
Blogger Maria Silva said...

Coimbra tem sempre encanto

8:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

estou a fazer um trabalho sobre a se velha!!!
queria que pusesse mais informaçoes.
obrigada.
carolina coelho.

9:55 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home