quinta-feira, maio 01, 2008

O meu 1º, 1º de Maio

Sim, foi há muito tempo. Trinta e quatro anos são muitos anos, tudo mudou, o Mundo mudou, o País mudou e nós mudámos, mas lembro-me bem da emoção desse dia, desse 1º, 1º de Maio e de como tínhamos a noção de que estávamos a realizar um sonho tão longamente acalentado. Não vou dizer que a participação foi total, até porque o 25 de Abril ainda estava fresquinho e não se sabia bem para onde ia dar - havia, como sempre, os participantes e os que ficavam nos passeios e nas janelas, a ver a "a banda passar". A concentração foi, como de costume, na Praça da República. O resto do itinerário já não me recordo bem, mas há um pequeno episódio que ficou bem registado na minha memória - ao passar na R. Ferreira Borges, uma amiga minha, a Dorinda, que estava à janela dum cabeleireiro, no 1º andar, quando nos viu começou a tirar os "papelotes" da cabeça e a gritar: tirem-me isto! quero ir com eles, quero ir para ali ! E lá desceu a escada a correr e veio, meio desgrenhada, ter com "os dela". Trinta e quatro anos são muitos anos, mas, naquela altura, tudo mudou, o Mundo mudou, o País mudou e nós mudámos.

Etiquetas:

5 Comments:

Blogger Maria Silva said...

Amiga,
Como me lembro e como sinto a emoção desse 1º, 1º de Maio, vivido aí em Coimbra. Aliás, como o antes e o pós 25 de Abril. Que saudade! MaS, "Já murcharam tua festa pá..."Esperemos "que ainda hajam muitas sementes num canteiro de jardim".
Viva o 1º de Maio

12:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Desconfio que também estive nessa manifestação. Mas o que mais despertou o meu interesse na tua evocação é a referência a uma tal Dorinda. Estarás a falar da Dorinda, que andava em Medicina, era de Oiã e fora minha colega de casa na Couraça de Lisboa? Se é a mesma, que é feita dela? Perdi-lhe completamente o rasto.

Bj
Ademar

6:03 da tarde  
Blogger frosado said...

Não Ademar, esta Dorinda não é de Medicina. Essa de que falas não conheço.

7:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Curioso, tratando-se de um nome tão pouco comum!...
Mas... obrigado!

Ademar

7:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

sim, também eu recordo ainda com emoção este teu, nosso vivido 1o,1o de maio. conhecemo-nos muitos anos mais tarde e, nunca o tempo é mt para partilharmos experiencias, mas dessa jornada transbordante de emoção e espantosa alegria,que aqui evocas, e, em que também dei asas á liberdade, guardo exactamente isso:-a liberdade! nunca mais iria precisar de atentar nas palavras do meu pai:-não fales, filha, que podem levar-te.viva os verdadeiramente livres de todos os dias

4:55 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home