sexta-feira, julho 25, 2008

ALEXANDRA, filme de ALEXANDER SOKUROV

Actualmente, há poucos filmes bons, mas este, é um dos melhores filmes que eu vi, nos últimos tempos, sobre a guerra. Embora a palavra Chechénia nunca seja pronunciada, sabemos que o filme se lhe refere. Tinha visto na apresentação que era um filme de guerra, e, logo à partida, decidi não o ver: de guerra e de conversas de guerra, estou cansada. Dos meus quatro irmãos, três estiveram na tropa, no tempo da guerra colonial, todos os meus primos e amigos, daquele tempo, também. Portanto, quando se juntam, só há um tema - guerra. Já não aguento o assunto. Contudo, a falta de filme melhor, aceitei a sugestão do Luís, que também esteve na guerra... Devo confessar, que, sem ver nem ouvir disparar um tiro, nunca vi um filme tão visceral e absolutamente anti-guerra. É um filme magnífico. Vá ver e habilite-se a levar aquele soco no estômago que que vem do olhar da saudade e da falta que faz tudo o que é afecto e "normalidade". Vá ver e sinta-se feliz por viver em paz.

Etiquetas:

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

E será bom lembrar, para os mais curiosos, que a protagonista, a velhinha, foi, nos seus tempos, uma das maiores cantoras de ópera.
Vishnevskaia.

Quem tiver qualquer gravação dela, concordará comigo.

1:58 da tarde  
Anonymous Jaime said...

A atriz Galina Vishnevskaya é soprano (há no YouTube vários vídeos com interpretações suas) e viúva de Mstislav Rostropovich, consagrado maestro falecido o ano passado.

12:53 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home