segunda-feira, abril 13, 2009

A visita Pascal- "tirar o folar"

Recordo-me que, na minha aldeia, quando eu era pequena, no dia de Páscoa, havia uma grande festa familiar. Vinha o padre com uma cruz enfeitada de flores, o sacristão com a água benta e um saco vermelho e à frente, um miúdo a  tocar uma campainha, atrás a multidão de irmãos, tios, primos e outras pessoas amigas. Nas casas havia uma toalha branca a cobrir a mesa e um pires com uma laranja, onde estava espetada uma moeda que era retirada para dentro do tal saco vermelho, por isso se chamava "tirar o folar". Depois, bebia-se um cálice de qualquer coisa doce e comia-se uns bolos feitos para tal ocasião. Como a aldeia era grande, conta-se, que, às vezes, a meio da visita, já ia tudo ao zig zag... Ontem, ao fim de muitos anos, resolvi ir assistir, de novo, à visita Pascal, mas já não existe a laranja nem a moeda, agora há um envelope deixado previamente e onde se coloca a côngrua... Não sei, nem me interessa, se é melhor ou pior, a minha família de lá, gosta, paga e é feliz assim. Isso é a única coisa que me interessa.

Etiquetas: