terça-feira, abril 26, 2005

Hoje apetece-me: Miguel Torga (2)

Ainda no rescaldo do glorioso 25 de Abril, e em resposta a MGS, que faz um comentário aqui, sobre a Liberdade, concordo que a Liberdade, no sentido absoluto, não existe, mas acredito que é uma utopia pela qual vale a pena lutar e viver.
Por isso, lembrei-me de Miguel Torga (1907/1995), um grande defensor da Democracia, um grande poeta e médico, que estudou e viveu em Coimbra e que escreveu belos poemas obre a Liberdade. Hoje apetece-me este:

Conquista
Livre não sou, que nem a própria vida

Mo consente
Mas a minha aguerrida
Teimosia
É quebrar dia a dia
Um grilhão da corrente.

Livre não sou, mas quero a liberdade.
Trago-a dentro de mim como um destino.
E vão lá desdizer o sonho do menino
Que se afogou e flutua
Entre nenúfares de serenidade
Depois de ter a lua!

Miguel Torga