terça-feira, junho 07, 2005

O Pecado da Gula! (3) A velha "quiche"


"quiche", esta é vegetariana
Com o calor que se faz sentir apetece comer coisas simples e saladas. Hoje, que estou na minha fase de "simplesmente Maria" vou dar a receita da(s) quiche(s) que costumo fazer.
Para ser mais fácil e rápido pode-se comprar a base. Há bases de massa folhada, ou de massa quebrada nos diferentes hiper-mercados. Se quiser fazer a base também é muito simples.
Recheio da quiche:
1 pacote de natas / 3 ovos
Numa tigela funda misture bem, este preparado, com varas ou com um garfo. Depois junte alho francês cortado às rodelas, cogumelos laminados e espinafres. Tempere com um pouco de sal, (piripiri, facultativo) despeje numa forma de tarte de ir ao forno, sobre a base já estendida, e polvilhe com queijo ralado e orégãos. Vai ao forno durante, mais ou menos, 2o minutos. (pode-se comer fria, congelar, etc.)
Base
Uma chávena e meia de farinha, um ovo, 3/4 colheres de sopa de manteiga, uma colher de café de fermento, uma piada de sal. Amasse tudo muito bem, (se ficar muito seco ponha umas gotas de água), mas sempre pouca. Depois, com alguma paciência, estenda a massa, com os dedos, sobre a forma, até ficar uma camada fina. Por fim, coloque sobre esta massa, o recheio e siga os passos já descritos.

Nota1: se quiser, em vez dos vegetais (ou juntamente com eles)misture, atum, galinha desfiada, ou miolo de camarão, etc.
Nota 2: Estes legumes também vão bem nas empadas que dei outro dia.
Nota3: o bordado que está na foto, não é de "murmúrios", mas é tecido em teares, em Almalaguês, que é a aldeia onde eu nasci.

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Minha amiga...ai se eu fosse tão prendada como tu...e, se fosse homem diria " onde estavas tu no 25 de Abril?"...

1:39 da tarde  
Blogger frosado said...

Tontinha, e se eu soubesse tratar de doentes como tu o fazes??? Aí sim, isso é que eu era uma mullheraça...

2:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Fátima
obrigada!!
adoro as tuas quiches e agora é k vai ser bom poder fazê-las lá em casa...
comigo vocês não ganham nada, pois não sou prendada como a fátima, nem curo os doentes como a mitó e não tenho receitas para a troca como a ana...
isto é k vai 1 crise!!!
mas ganho mt, mt convosco e venho sp ver o k anda neste blog
beijinhos a todas
aline

3:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Isto está a ficar mta giro... só pensamos na comida deve ser o calor que nos tonteia. Agora vou mandar-te por e-mail a receita da mousse de caipirinha, esta também é mto simples e saborosa,quem quizer experimentar peça à Fátima.
Mizinha

3:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já viram que só o mulherio é que está a blogar.

3:52 da tarde  
Blogger frosado said...

pois, normalmente é o "mulherio" que tem de colocar a comida na mesa...

4:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ó fruto, diz qualquer coisa !

4:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Também há um pão feito em forma que é uma delícia...

10:16 da manhã  
Blogger frosado said...

Pois, na verdade Maracujá, estou muito ofendida contigo! Só te desculpo qd me fizeres essa magnífica serra assada e me servires aqueles magníficos drinks (que aprendeste a fazer naquele curso de p....)
bjs

10:17 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home