sábado, julho 02, 2005

Nelson Mandela - Se eu fosse crente, exigia a sua beatificação...

Mas, tenho a convicção que ele não aceitava, ser beatificado. Ao longo de toda a sua vida, ele só quis e lutou, pela liberdade para o seu povo. Por causa disso, foi julgado, condenado, preso e torturado, durante 36 anos. Foi o símbolo da oposição ao regime racista do apartheid, na África do Sul. Libertado em 1990 e já como Presidente do Congresso Nacional Africano, Mandela, concorreu ás eleições para a presidência da África do Sul, ganhou por uma ampla maioria e converteu-se no primeiro Presidente negro, do país (Maio de 1994). Presidiu ao desmantelamento, definitivo, das instituições do apartheid, e ganhou o respeito internacional, pela sua política de reconciliação, apelando ao perdão, sem vinganças. Recebeu o Prémio Nobel da Paz em 1993. Por tudo isto, ele permanece, inamovível, na minha galeria de Heróis!

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É, de facto, complicado escrever ou comentar Mandela. Só o fiz porque adorei a forma como acordei esta manhã, bebi um café e abri a net. Logo reparei que, pela primeira vez, uma fotografia, sem texto, sem comentários, apenas uma fotografia tinha aberto o dia deste maravilhoso blog.
Há vinte anos Mandela ouvia a música a pedir a sua libertação, hoje Mandela vai ouvir a música a pedir o desenvolvimento do seu continente.
De Moçambique, um beijo de chocolate para a Fátima e um abraço do tamanho de Angola para o Luís.
Ricardo Mota

10:05 da manhã  
Blogger frosado said...

Olá, eu ainda estava a escrever o texto! É bom saber de ti. Coragem aí nessa África, que precisa tanto de pessoas de boavontade!

10:10 da manhã  
Blogger Vítor Leal Barros said...

fátima ouviu hoje as palavras dele?

acho que hoje é um dia importante para a humanidade...a ver se quem tem o poder abre os olhos

8:48 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home