quinta-feira, agosto 18, 2005

Um Quarto de Légua em Quadro




















Luiz António Assis Brasil é um escritor brasileiro de origem açoriana e tem uma ligação muito forte aos Açores e aos autores Açorianos. Conta-se que quando foi à Terceira, em busca das suas origens, ao ter nas mãos a certidão de nascimento do seu bisavô (?), chorou emocionado. Tem bastantes livros publicados, dos quais destaco: "Concerto Campestre", "O Homem Amoroso", "A Margem Imóvel do Rio", "Pintor de Retratos", "Videiras de Cristal". É muito conhecido e respeitado no Brasil, onde seis das suas obras já foram adaptadas ao cinema. Este livro, "Um Quarto de Légua em Quadro", conta a viagem de cerca de 300 casais de Açorianos emigrados para o Brasil em meados do séc. XVIII, tendo-lhe sido prometido terra cuja medida era Um Quarto de Légua em Quadro . Esta saga, é um retrato duro e comovente, talvez do início da emigração Açoriana. Vale mesmo a pena ler. Entretanto, esta obra, também já adaptada ao cinema e acabou de ser estreada no festival de Gramado. Parabéns Assis Brasil!
Nota: obrigada amigo Carlos Tomé, por me "apresentares" este autor.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não agradeças. Fiz só um dever de açoriano, que venho repetindo sempre que tenho a oportunidade de falar a alguém deste livro. Com ele reaprendi-me enquanto ilhéu e ganhei um irmão do lado de lá do Atlântico, numa Porto Alegre que insiste em agarrar-se às suas raízes açorianas. Tenho ainda um exemplar, que oferecerei a quem mostrar interesse em lê-lo.

6:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Em tempo: O filme, baseado neste romance de Luiz Antônio de Assis Brasil, acaba de ganhar o prémio de melhor filme (Júri Popular) no Festival de Cinema de Gramado.
Edson Celulari, que muitos conhecerão das telenovelas brasileiras, interpreta o dr. Gaspar de Fróes.

1:19 da manhã  
Blogger frosado said...

Magnífico!

5:08 da tarde  
Blogger frosado said...

Sortudo!!! Morro de inveja, mas espero e desejo que estejas bem!

11:34 da manhã  
Anonymous Luis Borges said...

Caro Tomé.
Ando aqui à tua procura na internet e talvez encontres a minha mensagem.
Lembras-te do Borges ?

Procura-me em www.Borges.be
Um abraço.

Luis Borges
Moderador: mesmo que apague, pode-me pôr em contacto com o Sr. Carlos Tomé ?

8:25 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home