sexta-feira, dezembro 09, 2005

Menires e Cromeleque dos Almendres




A necessidade de dilatar os pulmões e estender o olhar, para além da limitação da cidade, faz-nos procurar, sempre com muito prazer, a planície Alentejana, que agora, libertada do ferrete da seca, apresenta aquele aspecto calmo, de mar verdejante. Portanto, num dia de colorido com um sol brilhante, é imperioso apanhar a ponte e vagabundear sem horas.
Ontem, fomos até Évora e visitámos, mais uma vez, a "Herdade dos Almendres" onde se situa um dos mais importantes recintos megalíticos da Europa. Inicialmente era constituído por mais de uma centena de monólitos, actualmente, conta 92 menires com diferentes formas e dimensões, algumas toscamente esculpidas, que deram ao local o nome de"Alto das Pedras Talhas". Terá sido um monumento com funções religiosas, e provavelmente também um primitivo observatório astronómico.
Nota: as fotos são do Luís Monte.

3 Comments:

Blogger Conceição Paulino said...

ao olhar estas fotos disse ao meu corpo: VÔA. vai até lá....mas hoje nem corpo nem alma me obedeceram....fiquei-me por este olhar, esfomeado e transviado no ciberespaço...Obrigada. Bj

4:57 da tarde  
Blogger Vítor Leal Barros said...

ontém também fugi... peguei na mãe e fui ver o irmão a lisboa...saí de lá feliz... obrigado pelos menires... um beijo

5:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Infelizmente não me foi possível apanhar nenhuma ponte. Diria mesmo que fiquei desapontada, a trabalhar no cinzento distante desse verde. Mas não me importava...
Cristiana

8:32 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home