segunda-feira, maio 01, 2006

Klimt, um beijo para vocês, agora que regressei

Gustav Klimt ( 1962/1918), foi um pintor simbolista austríaco, natural de Viena. Quando apresentou as suas obras em público, colocou em estado de choque o grande público do início do século 20, com uma pintura encantatória, mas subtilmente erótica. Um olhar atento na obra de Klimt vai mostrar em alguns quadros, uma forte tonalidade de ouro e prata, certamente influência da arte do seu pai, que trabalhava no entalhe de ouro e prata, e que funciona com perfeição para construir o erotismo das suas belas mulheres.
Klimt estudou em Viena e fundou uma organização chamada de Vienna Secession onde juntou um grande número de artistas. Lidera, desde cedo, esse movimento, que pretende combater a pintura clássica académica, vigente na época, procurando novas imagens, criando novas cenas, diferentes das cenas populares, tão comuns, naquele tempo revolucionário, para o mundo das artes. Klimt buscava sobretudo o exótico e o sensual e inspirando-se na arte bizantina mas criando um estilo muito próprio e exclusivo para a época. É precisamente, no Beijo (1907/08), o seu quadro mais conhecido, (baseado em si mesmo e na sua amante Emilie, onde a mulher fatal aparece submissa, comunicando uma sexualidade latente), onde podemos notar a influência dos mosaicos bizantinos.
Este quadro e mais cerca de trinta obras do autor (sem falar de outros pintores notáveis) podem ver-se no Museu de Belvedere, em Viena.
PS- Pronto, cá estou de novo, deixo o beijo para agradecer a todos os que me visitam e sobretudo, ao meu amigo Rui Coutinho, que apesar de estar cheio de trabalho, alimentou este blog, com graça e arte, durante a minha ausência.
PS1_ Não esquecer- Viva o Dia 1 De Maio!

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olá Fátima, sejas bem vinda. Tens de contar as tuas (e Monte)impressões e aventuras.Também já fui a esse bonito palácio. Os jardins são muito inspiradores.Bj
são

11:51 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

E viva o 1º de Maio.São

11:52 da manhã  
Blogger Maria Silva said...

Feliz regresso! vieste a tempo do 1º de Maio.

Beijinhos para vocês

12:33 da tarde  
Blogger Vítor Leal Barros said...

Bem vinda, estava com saudades apesar dos posts do Rui...hehehe

o 1º de Maio para mim não está a ter piada nenhuma... o trabalho manteve-me refém durante o fim-de-semana prolongado... mas não faz mal... o bom é que eu até gosto do que faço e hoje em dia quem é que se pode dar a esse luxo?


um beijo grande

3:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Então cá estamos de volta .
Excelente descrição de Klimt!

10:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olha-me esta, depois de muitos banhos checos deu-lhe pró erotismo. Mas de contar, nadinha. Não conta a experiência? Tchec Tchec e retchec!

12:18 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

VERY NICE!!! CONGRATS!!!

:)

4:19 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home