Foca nas Velas - S. Jorge / Açores
Não, não foi em Vale de Canas, foi mesmo nos Açores: apareceu nas Velas - São Jorge a 17 de Julho e é uma gentileza da minha amiga Cristiana Tourais que a mandou por e-mail. De onde terá vindo? De quem se perdeu? Não acham como ela apesar de estar com um ar muito tranquilo, está meio tristinha?
Ps- "Já agora (porque estas coisas têm de ser ditas) a foto é do Jorge Gois, um fotografo amador muito profissional jorgense. Cristiana"
PPs. Obrigada aos dois!
4 Comments:
Boa,
Isto é uma prova que as águas dos Açores estão limpas. Os ventos predominantes do SUL e as correntes marítimas ajudam a deslocação destes mamiferos.
No passado ano foi feita uma experiência com tartarugas que saíram do Fayal com um sistema de localização por satélite, 4 meses depois já se encontravam perto da costa do Nordeste do Brasil.
luisMONTE
Já agora (porque estas coisas têm de ser ditas) a foto é do Jorge Gois, um fotografo amador muito profissional jorgense.
Cristiana
Interessante...sem dúvida
No meio do Atlântico (ainda) existem resquícios de populações de focas.
Na Madeira, mais própriamente nas Desertas, existe uma pequena comunidade de focas-monge.
Considerando a relativa proximidade dos dois arquipélagos e sabendo da sua apetência por águas frias, a foca de S. Jorge, terá migrado da Madeira?
É que, não diviso o tal "ar triste", mas antes um aspecto de "monge".
Será que as fotos mostram uma foca-monge?
Assim, em vez de ter vindo por aí a baixo, terá ido por aí a cima...
A palavra aos biólogos...
Enviar um comentário
<< Home