GIZ/Piccolo Teatro di Milano - Ou como um naufrágio pode fazer uma ponte cultural
"Quando um navio encalhou em Dezembro na ilha do Faial, o grupo Teatro de Giz "estava longe de imaginar" que os adereços num contentor que deu à costa resultariam numa amizade com uma das mais importantes companhias teatrais europeias. Ana Pereira (Lusa)"
Em S. Miguel, numa noite de verão, o Zeca Medeiros, que é um grande contador de "casos", como já tinha dito aqui, falou-nos desta História, das coincidências que lhe estão inerentes, e contou-nos tudo, com aquele ar de artista sonhador, que no quotidiano, encontra arte, conexões e mistérios! Que iria realizar uma série televisiva, que estava já em andamento, para contar tudo isto! E da forma extraordinária como um navio encalhado, pode gerar amizade e colaboração, entre um pequeno Teatro do Faial (GIZ) com um famoso Teatro Italiano (Piccolo Teatro di Milano)!
"A última peça encenada pelo fundador do Piccolo Teatro di Milano começa, curiosamente, com o naufrágio do Arlequim, referiu o presidente do Teatro de Giz. "Mais uma coincidência engraçada", observou. Entre o espólio encontrado estavam, ainda, fatos "riquíssimos", alguns bordados à mão, cenários, fotografias de representações, máscaras com "muito valor", descreveu Miguel Machete, a quem foi logo possível confirmar que se tratava de adereços de "commedia dell' arte".Mesmo assim, e sabendo que "muita coisa" teria ido para o lixo, por se encontrar extremamente degradada, Miguel Machete recordou ter sido possível recuperar "uma pequeníssima parte" do valioso espólio, incluindo o "extraordinário" fato de arlequim."
Hoje, lembrei-me de tudo isto, ao ouvir as notícias da Televisão. Leia tudo aqui e maravilhe-se!
3 Comments:
Já conhecia o bordados, desde à algum tempo, lembro um post sobre o Zeca Medeiros - Contador de Histórias, hoje lembrei-me de contactar e contar as novidades que sabia, quando constatei que também já havia postado sobre o assunto: A extraordinária aventura do CPValour, a sua preciosa carga e o destino que se adivinha.
Vamos continuar a contactar, prometo.
Obrigada, José Palmeiro. Conhecemo-nos no Algarve, lançamento do livro do Crstóvão Aguiar. O Luís Monte manda cumprimentos!
Feliz por saber quem somos.
Um grande abraço, também para vocês!
Enviar um comentário
<< Home