quinta-feira, fevereiro 22, 2007

A tradição e a contradição


Na Tailândia e nomeadamente em Bangkok, ao contrário do que se poderia supor, existe uma sociedade muito conservadora e tradicionalista, cheia de tabús e interditos. Em alguns Hotéis, há recomendações e normas de procedimentos, a que se pode chamar, no mínimo, desusados entre nós, ocidentais. Recomendam, por exemplo, que apontar é considerado como uma grosseria e as manifestações públicas de namoro, são vistas como, praticamente, indecentes! Em alguns monumentos não se pode entrar de calções e muito menos sem mangas, e isto quer para homens quer para mulheres. Contudo, contudo, pode-se ir muito descansado por uma rua qualquer e aparecer-lhe, um indivíduo (vamos chamar-lhe assim), que tira do bolso um cartaz plastificado, com fotos de homens e meninos de todas as idades e lhos oferece, e se você recuar horrorizada, ele pede-lhe mais um momento e do outro bolso, saca outro semelhante, mas agora, de mulheres e meninas!


À parte isto, as pessoas em geral, são amáveis, cultivam um sorriso, a que eu chamo, técnico, a comida é boa e barata (eu gostei), as praias são de águas calmas e quentes e as massagens (ai as massagens!) são excelentes. É uma experiência que recomendo vivamente: durante uma hora, e por poucos Bahts, tem-se a sensação que nos separam os ossos todos, um a um! Magnífica! A minha velha coluna adorou! Saiu de lá como se fosse nova! eh! eh! eh!


PS - Aquela viagem de táxi foi demasiado traumatizante para falar dela, pelo menos para já... Parece que na Tailândia a distância mais curta entre dois pontos implica ir ver a Moscovo se está a chover e ao Brasil se há carnaval. Claro que fica em caminho passar por Roma e ver o Papa!

2 Comments:

Blogger Simão Pfc Neves said...

Subscrevo totalmente tudo o que aqui foi escrito, porque retrata fielmente o que lá se passa.
Senti tudo isto na pele quando lá estive em Setembro/Outubro de 2000.
Inclusivo a viagem de tuk-tuk por ruelas e becos parando em 50 armazéns e restaurantes de "amigos" até chegar ao Patpong que ficava a 5 minutos a pé do hotel.
Numa só palavra: ADORÁVEL!!!

6:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já que estás tão perto apanha o avião para Siem Reap e vai ver o Angkor Wat.Beijos, Tico

2:18 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home