quinta-feira, janeiro 31, 2008

Ladrões de Rins na India

Cidadãos pobres eram vítimas do esquema que envolvia médicos
NOVA DÉLI - Um esquema de tráfico em massa de rins foi descoberto semana passada na Índia e chocou o mundo. Em nove anos, cerca de 500 indianos — a maioria trabalhadores pobres — tiveram os órgãos retirados por uma quadrilha que envolvia quatro médicos, cinco enfermeiras, 20 paramédicos, três hospitais particulares, 10 clínicas de patologia e cinco centros de diagnóstico, segundo o jornal americano ‘The New York Times’.
“Muitos doadores eram trabalhadores por jornada recrutados nas ruas com ofertas de trabalho, levados para uma bem equipada clínica particular e enganados ou forçados sob a mira de uma arma a se submeterem às operações”, informou a publicação, acrescentando que algumas vítimas eram indianos pobres que foram convencidos a vender seus rins, o que é ilegal no país.
Os doadores que vendiam deliberadamente seus órgãos recebiam quantias que variavam de US$ 1 mil a US$ 2,5 mil. Depois de retirados por “caçadores de órgãos” que percorriam algumas das cidades mais pobres da Índia, os rins eram vendidos para indianos ricos ou estrangeiros. Os aliciadores já abordavam o doador em potencial com um carro com equipamentos para
exames.
Algumas das vítimas contaram que foram abordadas nas ruas com propostas de trabalho atraentes e, em seguida, levadas para um cativeiro onde tinham o sangue testado periodicamente. “Quando perguntei o porquê de ter sido trancado lá dentro, guardas me bateram e disseram que atirariam em mim se eu fizesse mais perguntas”, disse Naseem Mohammed , 25 anos, que se recupera de operação e é uma das testemunhas do caso. “Não fazia idéia que era possível se vender rins”, diz.
Cinco estrangeiros — três gregos e dois cidadãos americanos nascidos na Índia — foram encontrados numa das clínicas pela polícia, que suspeita que eles eram compradores dos órgãos.

Etiquetas: