quinta-feira, março 06, 2008

Eu estou-me nas tintas para as mulheres "trilingues"

"No pequeno universo onde nasci e cresci, as mulheres eram a esmagadora maioria. Figuras de traço forte, liam muito, viam teatro e cinema, eram trilingues, viajavam sózinhas para países longínquos, dominavam todos os assuntos, opinavam com veemência, eram imaginosas e proviam ao bem-estar da nossa comunidade. Havia nelas pinceladas de Maria e Marta, de Judite e de Rute, de Miranda e Isa Gliver." Diz a Dra. Maria José Nogueira Pinto. Eu então, devo confessar, com uma certa inveja deste universo, mas com bastante orgulho do meu, diga-se de passagem, que sou a primeira mulher da minha família a ser licenciada. Sim a minha Mãe sabia ler e escrever, mas as minhas avós eram ambas(como o Dr. Salazar gostava) analfabetas e trabalhavam duramente na terra e no tear, para dar de comer aos filhos. Nunca viajaram sózinhas por paises longínquos, não viam teatro, nem cinema, enfim, só trabalhavam. Como a minha Mãe morreu cedo, fui também criada com a ajuda das minhas tias, mulheres de muitos filhos, que o único horizonte de felicidade almejado, era uma arca cheia de milho, outra de trigo, o estrado cheio de batatas e cebolas, e um porco na salgadeira e que os filhos viessem vivos da guerra colonial. Mas, para isso tudo era preciso mourejar no campo. Por isso, quando eu, à socapa, pegava num livro para ler, e elas me descobriam, olhavam para mim com pena e temor pelo meu futuro, dizendo que eu nunca havia de ter nada na vida! Bem, mas vamos deixar o meu caso de parte, e vamos falar das outras - tinha uma colega, licenciada e com um bom trabalho, que um dia me disse que o marido nem era mau, só lhe tinha batido duas vezes. Eu respondi-lhe que ele seria muito melhor se lhe batesse todos os dias. Digo isto com convicção, não tenho respeito por este tipo de mulheres"trilingues" que apanham pancada. O meu empenho e preocupação são as outras, aquelas que nem sabem ou não podem ter a vida de outra maneira: analfabetas, ciganas, doentes, enfim, aquelas que são mortas para se defender e aos filhos. Por essas, acho que ainda faz sentido um dia 8 de Março.

Etiquetas:

17 Comments:

Blogger Pico said...

Gostei imenso e confesso que tenho a mesma opinião sobre o assunto.
Beijinhos,

Sandra Amaral

6:26 da tarde  
Blogger Maria Silva said...

Força amiga!
Há pessoas com horizontes muito restritos,só conhecem o seu bairro. Por isso, temos o país que temos.

7:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ah mulher de fibra e coragem! gosto de pessoas como tu. tanta dondoca que não sabe o que é VIDA.não acho que algum dia possam ser realmente felizes. até dá náusea tanta ignorancia num outro sentido da palavra. parabéns Fátima e este seria outro bom tema para as tuas crónicas escritas com a garra e o cunho que só tu sabes. rosa.

11:56 da tarde  
Blogger Rui Coutinho said...

..."também é certo que as mulheres não são iguais entre si."
Pois não! Quando falamos de seres humanos, temos a responsabilidade de considerar sete mil milhões de opioniões(claro, para os que têm liberdade de expressão).

12:14 da manhã  
Blogger Carlos Medina Ribeiro said...

Então aqui fica uma velha frase machista: «A grande vantagem das mulheres poliglotas é que se calam em várias línguas»

7:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Há frases e frases! Mas...... haverá "mulheres poliglotas" que se calem?

10:46 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sem qualquer desrespeito pelo "bicho" mulher...antes pelo contrário, já que a minha mãe é mulher...acho simplesmente ridiculo que se festeje o dia internacional da mulher. Não estaremos a comparar a mulher a um animal em vias de extinção, na qual a sua existência necessita de ser recordada???

Caminhamos a passoas largos para uma sociedade matriarcal - veja-se a relação mulher X homem, veja-se o numero de estudantes nas universidades, veja-se a "tomada" do poder pelo sexo feminino.

O meu empenho e preocupação são Os outrOs, aquelEs que nem sabem ou não podem ter a vida de outra maneira: analfabetOs, ciganOs, doentes, enfim, aquelEs que são mortOs para se defender e aos filhos. Por essEs, acho que NUNCA faz sentido um dia 8 de Março

12:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro “josé socrates” (bem poderia arranjar outro nickname...)

Se formos à origem... O Dia Internacional da Mulher em 8 de Março foi determinado num Congresso de Mulheres na Dinamarca em 1910.
E, porquê esse dia?
- Em homenagem às operárias têxteis de uma fábrica em Nova Iorque que no dia 8 de Março de 1857 iniciaram uma greve por melhores condições de trabalho, como a redução do horário laboral que era superior a 16 horas diárias e com um salário inferior a 1/3 do dos homens. Essas mulheres ficaram encerradas na fábrica onde deflagrou um incêndio que matou mais de uma centena.

Reportemo-nos agora à actualidade... Concordo, plenamente, consigo que a mulher onde chega vence e, em questões laborais, ultrapassa com a maior facilidade o “sexo oposto”. Mas...esta é uma evidência limitada a uma minoria das sociedades. Quando nos abstraímos do “nosso canto” e olhamos para o globo...!!!
Assim, quando eu própria me questiono se Um Dia Internacional da Mulher , na época actual, terá razão para existir... penso que sim!

8:28 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mitó,
Quantas mulheres operárias participaram no Congresso de Mulheres na Dinamarca em 1910?

Fátima,

Citas mulheres que lêem, vão ao teatro e cinema, viajam, tu mesmo que te licenciaste, e como a contratar citas outras que apenas sabem ler/escrever e ainda outras analfabetas.
Foi pena não opinares quais as mais cultas.

12:16 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Tenho 20 anos ... sou mulher...
Hão-de pensar os mais cépticos "mas que raio uma miuda de 20 anos vem para aqui mandar 'bitaites' sobre o dia das Mulheres?!" Eu explico! Sempre me ensinaram a ter respeito por todos,e alguns dos comentarios que aqui vi escritos deixaram-me muito triste (curioso a maioria dos que nao gostei serem de Homens!)
Sou uma rapariga quase licenciada, com possibilidades de acesso a um mundo/futuro que há muito pouco tempo me era privado só por ser Mulher! Por todas as mulheres que lutaram, morreram,...,para eu ter esta vida,e que ainda não foram/são devidamente reconhecidas, o dia da Mulher faz sentido!
P.S- Obrigado Tia por me teres ensinado a ter orgulho nas mulheres!

12:17 da tarde  
Blogger frosado said...

Minha querida Carolina, tu é que me enches o meu coração de orgulho e alegria!

3:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Carolina,

Desculpa que te diga, mas o Dia da Mulher não faz sentido, como não fazem os outros dias todos: da Árvore, do Trabalhador, da Criança, da Mãe, da Independência, do 25 de Abril, do Natal, e por aí afora. Enquanto uns passam a ser um aproveita mento do mercado, outros não passam duma grande hipocrisia.
Claro que a não existência desses dias não invalida a luta das mulheres, a defesa ecológica, o amor de mãe ou a luta contra qualquer forma de fascismo.
Quanto ao facto de teres apenas 20 anos, não interessa....bota sempre para baixo e quanto mais força melhor.

4:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Cara Carolina:

Não sabes quem sou...mas acredita que te tenho em elevada estima, pena é que no teu discurso fales em quanto as mulheres se sacrificaram para teres a vida que tens, e por no fim de contas agradeceres á tua tia o facto de te ter ensinado a ter orgulho nas mulheres.

Em primeiro lugar deves agradecer a tua vida ao teu pai e á tua mãe...aos dois em conjunto...é nisso que assenta a tua felicidade e o teu futuro, as bases que tu tiveste do amor entre o teu pai e a tua mãe...ou seja entre um homem e uma mulher...

Em segundo lugar deves também ter orgulho não só nas mulheres que muito se sacrificaram mas também nos homens que as apoiaram e que deram voz aos seus protestos ( partindo do principio que a sociedade machista imperava e que eram os homens que "mandavam")

Tens que perceber que os homens sem as mulheres nao sao nada e as mulheres sem os homens nada são...estaremos longe do ponto de equilibrio e justiça entre sexos??? não tenho dúvidas que sim, como não tenho dúvidas que um dia a balança vai pender para o lado feminino...e ai como será??? Quais serão os argumentos de mulheres como a tua tia ou a mitó? será que se vão por do lado dos homens a reclamar igualdade...

Beijinho menina linda

9:38 da tarde  
Blogger frosado said...

Olha Carolina, tu não sabes quem ele é, mas eu sei.Ele de vez em quando muda de pseudónimo. E acho que apesar da o ter em "elevada estima" (isto para o citar), acho, mas acho mesmo, que, em 1º lugar, que tu não precisas da atitude paternalista dele a dar-te normas de a quem é que deves agradecer isto ou aquilo, e de quem deves orgulhar-te ou não, em 2º lugar, qd a balança pender para o lado feminino, como Sua Excelência diz, pela minha parte, cá estarei para tentar ser justa, como sempre procuro ser. Porque sempre me tenho pautado, mesmo na dúvida, ficar ao lado dos mais fracos, pode estar descansado que qd aparecer com os olhos negros e e se for mal tratado por alguma mulher eu estarei ao lado dele. Carolina, tu não tens problema nenhum, apesar de seres novinha, és muito equilibrada e sabes bem o que queres.

11:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Á editora do blog bordados de murmúrios:

Não fui , não sou , nem serei paternalista...infelizmente constato que a interpretação que deu á minha exposição, a tenha levado para o lado paternalista. O objectivo do que disse era somente de frisar que tem que haver um equilibrio entre o homem e a mulher, pois são dois seres que se completam. Uma mulher não pode ter filhos sem um homem ( ou melhor sem espermatozoides...que vem de um homem) e um homem nao pode ter filhos sem uma mulher. Isto é um facto cientifico, a não ser que já se tenha descoberto um ser hermafrodita da espécie homo sapiens sapiens.
A justiça que voçe tanto apregoa e da qual se diz uma defensora acérrima, começa por uma atitude equilibrida no tipo de escrituras ou no tipo de opiniões, na justiça não há espaço para extremos ( machismo ou feminismo), por isso peço-lhe que pondere bem quando se autoproclama defensora da justiça.

A sua veia de "justiceira" tem levado a alguns exageros, bem como à contaminação de alguns textos ou de algumas opiniões. Constatei aqui algumas referencias a factos historicos que remotam ao inicio do sec XX, estando nós no sec XXI. Mal da sociedade se as coisas em cem anos não mudassem...á custa das mulheres, mas tambem a custa de muitos homens...ou seja á custa da evolução do ser humano como ser pensante e consciente.

Sempre acreditei na igualdade de direitos entre o homem e a mulher ( aliás a minha educação nem permitiria outra coisa), não acredito é que mulheres e homens tenham que ser iguais..já que logo á partida a sua morfolgia é diferente. As mulheres geneticamente são propensas a ter uma quantidade de qualidades e outra quantidade de defeitos, bem como os homens, e são estas caracteristicas diferentes que completam mulher e homem.

Conordo que ainda haja desiguladades, não tão acentuadas como dantes, e julgo que que daqui a uns tempos quer pela evolução da metalidade da espécie humana quer mesmo pela situação que se verifica actualmente ( 4 mulheres para 1 homem) que o equilibrio total será atingido.

A minha pergunta é...quando se verificar o desiquilibrio da balança será que as pessoas que clamam orgulho e justiça na "raça mulher" estarão a clamar orgulho e justiça na "raça homem"???

E já agora onde está a sua posição perante estes "olhos negros"!

"Crimes de violência doméstica aumentam 41 por cento nos centros urbanos. Nos primeiros seis meses de 2006, sete homens foram agredidos diariamente." in Portugal Diário

Cumprimentos

10:33 da manhã  
Blogger frosado said...

Ó Sócrates, tanta demagogia até lhe fica mal. Claro que foi paternalista, está ali, preto no branco. Agora que queria modificar o que escreveu é outra coisa. E já agora, pedido por pedido, "peço-lhe que pondere bem quando se autoproclama" e me proclama seja lá do que for e que leia com mais atenção os meus (mas o que eu escrevi mesmo)textos, e não se ponha a inventar intenções. Eu, não preciso de inventar intenções, prefiro os factos. Gostei da sua estatística ("sete homens foram agredidos diariamente"), só peca por ser parcelar. Mas quer estatística?(39 mulheres mortas, o ano passado em Portugal, por violência doméstica). Pois, mas eu é que sou feminista! Ora bolas para isto tudo. Os meus melhores cumprimentos!

11:07 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Por indicação do meu irmão (um Homem que prezo) vou acrescentar ao meu comentario:
"obrigado TAMBEM minha tia por me teres ensinado a ter orgulho nas mulheres". Sim, porque para além de ti, a minha mãe, avós, restantes tias, primas, me ensinaram a ter orgulho. E, claro, também aos Homens(irmão, pai,tios, avôs) cultos, inteligentes , que sempre se orgulharam nas mulheres e que defendem tanto este género (e não bicho!) como nós!`
É à custa de Homens que não pensam assim que quando eu me licenciar ainda vou receber um ordenado inferior a qualquer meu colega Homem, com o mesmo grau académico, no mesmo local de trabalho e mesmo número de horas!
Infelizmente a frase "o natal e quando o homem quer" não se verifca...nunca..e por isso mesmo(INFELIZMENTE)é necessario um dia para relembrar as mentes mais distraidas que ainda nao esta tudo bem!!

10:25 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home