quinta-feira, agosto 28, 2008

João Bairos- um Açoriano no Canadá

Quando falámos com um amigo da hipótese de ir a Toronto e às Cataratas do Niagara ele disse-nos que, tinha em Toronto, um grande amigo de infância, e que nos ia dar o contacto para o caso de precisarmos de alguma coisa. Aceitámos agradecidos e posteriormente fomos informados, que, esse amigo, não só nos dava o seu contacto como se oferecia mesmo para nos levar às ditas Cataratas. Foi assim que conhecemos aquele Homem de Santa Maria, o João Bairos. Adorámos conhecê-lo, não só pela maneira generosa e desinteressada com que nos tratou, mas, sobretudo, por nos ter permitido conhecer um pouco melhor este fenómeno, tão Português, da emigração. Ser emigrante como o João Bairos é estar sempre atento ao que se passa em Portugal, e, às vezes, sofrer e alegrar-se, mas sempre ligado através da RTP Internacional e da Antena 1. Ser emigrante como o João Bairos é ser do Benfica, e ter uma filha, já nascida no Canadá, mas que foi ver os jogos do Europeu e chorou quando Portugal perdeu. Ser emigrante como o João Bairos é ter outra filha, que, quando se casou, levou uns brincos de filigrana de noiva do Minho, comprados em Lisboa. Ser emigrante como o João Bairos é ser solidário, muito, com os outros emigrantes e ajudá-los quando precisam. Ser emigrante como o João Bairos é levar-nos a almoçar a um restaurante Português em Toronto, onde tudo é Português e até a água é do Luso. Enfim, ficámos lhe eternamente gratos, áquele Homem emigrado de Santa Maria, já depois de fazer a tropa nas ex-Colónias e hoje dono duma agencia de viagens em Toronto.
Publicado lá, naquele sítio.
Foto- monumento aos emigrantes em Toronto.

Etiquetas:

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

venho visitar-te ao blog, e, fico-me por aqui presa lendo-te e relendo-te e maravilhando-me com os teus escritos e com as fotos Luísianas de tão expressiva beleza que espreito/contemplo também no blog dele. voltem depressa para relatarem ao vivo e a cores!vocais todas estas vivências. rc.

11:38 da tarde  
Blogger Mairukinha said...

olá, estou visitando seu blog e seguirei para Toronto daqui a 04 dias, aonde eu encontro o monumento dos emigrantes em Toronto? (este monumento da família que você tirou a foto. que está no seu relato de Quinta-feira, Agosto 28, 2008 - João Bairos- um Açoriano no Canadá .

Grata desde já, Maira

10:57 da tarde  
Blogger João Bairos said...

Olá, gostaria que me informasse como posso entrar em contacto com esse senhor. Isto porque também sou de Santa Maria, sou do Benfica, o meu nome é João Bairos, contudo ainda não tenho filhos.
Desde já os melhores cumprimentos e obrigado pela compreensão.

João Bairos

3:17 da manhã  
Blogger frosado said...

João Bairos, confesso que não tenho o contacto dele no Canadá, mas como ele é de Santa Maria, penso que lhe será fácil obtê-la.

6:08 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home