terça-feira, junho 14, 2005

Hoje apetece-me citar: (3) Múrmúrios de Pensadores

"O homem é...uma tarefa a realizar, uma imensa reserva de futuro" (E. Bloch)
"A densidade urbana atinge um limite crítico. A agressividade cresce constantemente nas cidades, onde em breve os homens, como ratos prisioneiros num recinto muito estreito, se massacrarão sem piedade" (Serge Moscovici)
"De entre os vários processos de persuasão usados correntemente entre nós, o Medo é, ainda hoje, não só o processo ideal, como o mais comum, o mais corrente. (...) Onde a razão não chega -e ainda hoje não chega, praticamente, a sítio nenhum, apesar das aparências - Chega certamente o Medo" (João de Sousa Monteiro)
"O animal tornado soberano de todos os animais - o Homo sapiens - é não só o animal menos acabado, e mais desprovido, como também um ser de necessidades insaciáveis e de desejos infinitos..." (E. Morin)

1 Comments:

Blogger RD said...

Somos soberanos essencialmente pelo uso da linguagem, que desenvolvida através dos "homos" todos nos permitiu exercitar a razão - o que nos distingue dos outros animais - mas sabemos claramente que somos imperfeitos. No entanto, sabemos também que somos perfectibilizáveis(a minha palavrinha querida), e esta é a nossa tábua de salvação.
Tábua esta, que muitos teimam em esperar que apareça em vez de procurá-la.
Beijos.

6:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home