segunda-feira, junho 13, 2005

Um "Deus" passou por aqui e deixou a impressora


Hermes, calçando as sandálias (foto da Google)
A figura do deus Hermes era motivo de grande veneração entre os gregos, que o consideravam um benfeitor e defensor da humanidade perante os deuses do Olimpo. Era filho de Zeus e da ninfa Maia. Deus da fertilidade, o seu nome tem origem, provavelmente, em herma, palavra grega que designava os montes de pedra usados para indicar os caminhos. Tem várias atribuições: as de mensageiro dos deuses; protector das estradas e viajantes; condutor das almas ao Hades; deus da fortuna, da eloquência e do comércio; patrono dos ladrões e inventor da lira. Era também o deus dos sonhos, a quem os gregos ofereciam a última libação antes de dormir. Às vezes, aparece como um homem adulto, com barba, vestido com uma túnica longa, ou com a imagem de um pastor, com um carneiro sobre os ombros. Foi posteriormente representado como um jovem atlético e imberbe, com capacete alado, asas nos pés e, nas mãos, o caduceu - bastão mágico com que distribui fortuna. Em Roma, foi assimilado ao deus Mercúrio.

Nota: outro dia deixei aqui um apelo, a pedir uma impressora para os rapazes da "Casa do Gaiato". Ontem, Domingo, Hermes, deixou o Olimpo, onde habita (mas também habita aqui), passou por Coimbra, e deixou uma magnífica impressora, para os Rapazes. Já está entregue. O Adriano, que um dia me disse: quando for grande, quero ser feliz!, recebeu-a com um sorriso tímido nos lábios. Para o próximo ano, já poderá imprimir os seus trabalhos do 11º ano. Obrigada a todos os que se interessaram pelo caso, mas sobretudo, ao Vitor. O meu próximo apelo é arranjar um computador melhor, dado que, o que têm agora, já é muito velho e lento.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Pelo que li,julguei que o problema estava resolvido. Levo-te uma hoje...

2:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O meu cometário é despropositado,porque abri o blog e não me saiu o texto completo. Só agora é vi...

2:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ai esta Cassandra! não fiz nada de mais! Qualquer dia ainda me faz chorar!!!Ai!Ai!

Obrigado eu, por tudo, a sua descrição da reacção do Adriano vale-me mais do que qualquer impressora. Mais uma vez obrigado!

10:05 da tarde  
Blogger RD said...

Amigo, não me tinhas contado. Foi muito bonito o teu acto. Um abraço!

6:32 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home