quinta-feira, junho 09, 2005

Viagem à Grécia: um sonho antigo (11) Deuses adequados ao fim de semana grande...


Afrodite Eros e Pâ. (Foto Luís Monte)
- Afrodite, na mitologia grega, era a deusa da beleza e da paixão sexual. Seus símbolos eram a pomba, a romã, o cisne e a murta. Por ordem de Zeus, Afrodite casou-se com Hefesto, o coxo deus do fogo e o mais feio dos imortais. Entre seus amantes mortais, destacaram-se o pastor troiano Anquises, com quem teve Enéias, e o jovem Adónis, célebre por sua beleza. Afrodite possuía um cinturão mágico de grande poder sedutor e os efeitos de sua paixão eram irresistíveis. As lendas frequentemente a mostram ajudando os amantes a superar todos os obstáculos. À medida que seu culto se estendia pelas cidades gregas, também aumentava o número de seus atributos, quase sempre relacionados com o erotismo e a fertilidade.
- Eros aparece pela primeira vez na Teogonia de Hesíodo, que o descreve como o mais belo dos imortais, capaz de subjugar corações e triunfar sobre o bom senso. Deus grego do amor e do desejo. Eros foi identificado com Cupido. Inicialmente representavam-no como um belo jovem, às vezes alado, que feria os corações dos humanos com setas.
- Pã, antiquíssima divindade, é o guarda dos rebanhos que ele tem por missão fazer multiplicar. Deus dos bosques e dos pastos, protector dos pastores, veio ao mundo com chifres e pernas de bode. Os outros deuses riam-se dele por causa do seu aspecto contrangedor.
Nota: Nesta escultura, pode ver-se Afrodite a resistir aos avanços amorosos de Pâ, ameaçando-o com o sapato e a irritação de Eros.

3 Comments:

Blogger SL said...

Vale a pena visitar-te e beber dessa tua cultura e conhecimento...muito obrigada. Às vezes, preciso de algo assim fora de tudo e que me deixe voar através da história...
Jinhos, vou passando sempre que posso. Hoje tenho tempo para matar as saudades.
PS- O Geoloc ainda está em manutenção.

1:16 da tarde  
Blogger João Pacheco de Melo said...

Fátima...

este vai ser um comentário a dois tempos:
1º- Aproveitar para agradecer à Vera Cymbron (que não conheço) as suas simpáticas palavras no 17º comment do meu último "post".
Aqui, neste teu "bordado" fico mais à vontade para o fazer!

2º- E retomando o registo (menos sério) que gosto de manter contigo, muito sinceramente;

EU SEMPRE JULGUEI QUE COM A AFRODITE ERA UM TAL AVIAR; ninguém lhe ressistia, mas ela também não oferecia resistência a quem quer que fosse. Nem mesmo a uma semi-besta! (uma "malissa")

E já a sério;
Uma beijoca!

3:46 da tarde  
Blogger João Pacheco de Melo said...

Fátima..

acrescentei um "comment" ao "post" do Priôlo em resposta ao Luís.
"Manda-o" passar por lá!

3:56 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home