sábado, junho 04, 2005

Pyrrhula Murina (ou dom-fafe) dos Açores


Hoje, li no "Público", que o Priôlo dos Açores, é uma das aves mais ameaçadas do mundo. Tu, meu amigo, que és um preservador/lutador incontornável, de tudo o que é Açoriano, não podes fazer nada? Fico à espera que me tranquilizes!

7 Comments:

Blogger João Pacheco de Melo said...

A situação do priôlo já foi bem pior. Há um trabalho, excelente, em curso já lá vão uns bons anitos (mais de dez; a documentção que tenho sobre o assunto está na minha casa de Nordeste. Não posso ser exacto)que recuperou em muito os efectivos (chegaram a ser apenas cerca de 30/50 casais) da espécie.
Interessante - e que dá muito que pensar - é que ainda no início do século o priôlo era considerado uma praga, pagando es entidades oficiais (Camaras Municipais) um determinado valor por cabeça de cada ava apresentada, seguindo um método também adoptado para os ratos.
No auge da produção da Laranja (III e IV quartel do século XIX), eram enormes e muito arreliadores os bandos de priôlos que, descendo as encostas da Serra da Tronqueira, iam devastar os laranjais das Furnas e Povoação!

Isto vai de memória e rompante. Com tempo, se outros, mais habilitados e melhor documentados, não pegarem no assunto, talvêz faça um "post", ilustrado, sobre o assunto!

Uma Beijoca!

9:49 da tarde  
Blogger frosado said...

Obrigada João, pela presteza da informação.

10:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Espero ter a oportunidade de um dia ir ao interior da Tronqueira tentar fotografar os priôlos.Talvez este ano, quem sabe?
luisMONTE

8:26 da tarde  
Blogger frosado said...

Vamos lá!!!!!!!!!E conseguimos vê-los?

8:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Agora já há cento e tal casais. Mas continuam com protecção e estudos para tentar recuperar..

Beijinhos


PS Tu que sabes tudo, diz-me se conheces um blog da minha terra.

9:47 da tarde  
Blogger João Pacheco de Melo said...

Luís...

Relembra-me este teu desejo quando aqui chegares. O actual responsável, no terreno, pelo "projecto priôlo" é, para além da amizade que já vamos construíndo, é meu inclino na Casa do Nordeste!

Pode até ser fácil este teu desejo!

3:54 da tarde  
Blogger frosado said...

fernanda não sei quem tu és, portanto, tb não sei nde é a tua terra, mas se és dos Açores vai ao Fogotabrase que lá os blogs estão por ilhas.

6:24 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home