sexta-feira, julho 08, 2005

Os Ingleses


De certa forma, somos "condicionados" a achar que os Ingleses são arrogantes. Contudo, depois de ver e ouvir as notícias da actualidade não posso deixar de os admirar, e esta minha admiração, não se aplica só à população em geral estende-se aos jornalistas e aos polícias. Eficiência e serenidade! Não tem nada a ver com o que se passa entre nós, pois não?
Há uma coisa em que são mesmo mestres, é na resiliência, ou seja na aptidão para resistir e lutar contra as situações adversas. (A resiliência consiste também num equilíbrio entre a tensão sentida e a capacidade de lutar, além de se constituir como uma aprendizagem obtida através do sofrimento).

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Fátima
A cultura do conceito de Protecção Civil é muito importante. Não decorre apenas da "atitude" do povo, resulta de um processo educativo com raízes nas I e II Guerras.
Em momentos desta natureza há que ser pragmático e disciplinado.
Repara que em Portugal os "terroristas" preferem acumular com o estatuto de incendiários.

Rui Coutinho

10:26 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

isto leva-me mts vezes a pensamentos vertiginosos, como:
- para kê o 1640, ou mesmo o 1143??
- foi 1 azar n/ termos entrado na Guerra...

talvez os responsáveis pela segurança e pelo ordenamento do território, mesmo ignorantes como são, não fizessem tão má figura na governância espanhola ou se tivéssemos aprendido em tão dura escola......

5:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Creio que também é uma maneira de "mostrarem" alguma culpabilidade

10:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A minha mãe, em vez de falar francês como os da sua época, falava inglês e transmitiu-me a ideia de que os Ingleses eram fleumátios.Muitos anos mais tarde, quando via as notícias do que ocorria nos jogos de "football",instalou-se a dúvida...Depois, quando fui viver, durante algum tempo para Londres,no início achava-os o máximo -sempre que me viam de mapa na mão lá vinha o "may I help you?"- Algum tempo depois, estava integrada num grupo de Americanos, Australianos,Alemães,Canadianos e realmente não havia nenhum Inglês...

Na verdade, ao olharmos para os países que viveram a(s) guerra nos seus países, constatamos que existiu um desenvolvimento em quase todos os níveis(Contràriamente aqueles em que a guerra existia à distância...)

Bom,no que respeita aos acontecimentos recentes e pelas imgens a que tive acesso... "tiro o meu chapéu".

12:53 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home