segunda-feira, julho 11, 2005

Outro Cinema:“Temporada de Patos”

Acho que, nas últimos décadas, temos sido “progressivamente formatados”, pelo cinema de Hollywood, na exacta medida em que os grandes realizadores europeus foram desaparecendo ou deixando de filmar (Fellini, Truffaut, Godard, etc).

Além disso, quando se fala de cinema ou de série mexicanas, somos levados a pensar em qualquer coisa menor, ou até “parola”, desculpem-me a expressão. Acontece que o filme “Temporada de Patos” do Mexicano Fernando Eimbcke, pela sua originalidade e qualidade, é uma pedrada no charco, e varre com todos estes preconceitos. Sendo a sua primeira obra, é um filme de orçamente reduzido, realizado a preto e branco e com apenas quatro personagens. Evitando banalidades, cenas de sexo e piadas fáceis, Fernando Eimbcke, consegue mostrar a problemática actual que invade de medos os adolescentes suburbanos. Apresentam-se sem grandes perspectivas de vida, ligados a jogos de “consola” e sem outros saberes, que não sejam os jogos de computador. Quando a luz falha, num domingo à tarde, vão falando de afectos, ou da falta deles, e desarrumando o apartamento, criando o caos à sua volta.
Nota: Para quem vive em Lisboa ou pode lá ir, está a decorrer um ciclo do melhor cinema Francês, no Nimas, que vai até 15 de Setembro.

1 Comments:

Blogger carolina said...

Ainda não consegui ir ver a temporada de patos:P

9:12 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home