terça-feira, setembro 13, 2005

Altar do Espírito Santo, em casa dos Primos


O culto ao Espírito Santo teve início no final do séc XVII. As Festas do Espírito Santo vieram para os Açores com os primeiros povoadores. Segundo alguns estudiosos, a invocação do Espírito Santo nas Ilhas, é consequência das catástrofes naturais que afligiram o arquipélago, da fama dos milagres obtidos, mas também da vida difícil, e do isolamento das ilhas. Tudo isto contribuiu para que o culto se arraigasse e permanecesse nestas paragens, enquanto desaparecia em Portugal Continental, salvo em raras excepções. Foi também levado por emigrantes açorianos, para o Brasil, América e África, onde ainda hoje são realizadas as antigas cerimónias, em todo o seu esplendor. No início, estes festejos eram de natureza meramente caritativa, dado que se destinavam à entrega dum "bodo" aos necessitados, que era confeccionado com a carne das reses, oferecida em cumprimento de promessas. Desta carne, faziam-se as típicas sopas do Espírito Santo, acompanhadas de pão de mesa, massa sovada e do vinho de "cheiro".
Nota: este ano, tive a belíssima experiência de assistir a umas "Festas do Espírito Santo, da Amizade" em casa do Primo Carlos e Arlete, um bom pretexto para reunir família e amigos. Foi lindo, adorei. Tudo, tudo, queridos Primos! As sopas eram magníficas, mas o ambiente foi o máximo!!! Quem será o próximo mordomo?

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Pode-se saber em que ilha foi? Pela ementa, que inclui "vinho de cheiro" estou tentada a dizer que foi no Pico. Terá sido?

11:50 da tarde  
Blogger frosado said...

eu acho nque há vinho de cheiro em todas as ilhas, penso eu... mas foi em S. Miguel, embora já tenha comido sopas, no pico, na freguesia da Prainha!

8:56 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home