sábado, março 04, 2006

Pico - Maroiços

Nesta Ilha do Pico, também chamada a Ilha Montanha, a relação do Homem com a Natureza, foi sempre de extrema dureza, (rima e é verdade!) Pouco solo próprio para cultivo, e sobretudo, coberto de lavas, pedras e rochas. Então, é aí que aparece o engenho e arte dos homens da Ilha: há que juntar as pedras e desocupar o solo arável! E juntam-nas desta maneira linda, como uma pirâmide, a que chamam "Maroiços"! Alguns estão danificados, com os sismos, mas outros, continuam ali, dando testemunho da luta destes homens por um pouco mais de terra. Esta bem, pronto, assumo, o Pico fascina-me, sempre e de muitas formas!

6 Comments:

Blogger Caiê said...

"Arrumar a pedra" dizemos... ;)
Tens mais uma amiga aí e não sabias... ;)

3:14 da manhã  
Blogger frosado said...

Que bom, ter mais uma amiga, Caiê!Se és tu, eu já gostava muito de ti, por muitas e variadas razões! Temos que nos encontrar!

9:15 da tarde  
Blogger Caiê said...

Sou do Faial. Mas tenho família no Pico (e, logo, adega no Pico). ;)

10:09 da tarde  
Blogger Desambientado said...

Mais uma paixão Fátima. E serão nove quando explorar todas. Ou já o fez?

10:21 da manhã  
Blogger frosado said...

só não conheço a Graciosa, as flores e o corvo, mas estão em lista, talvez este verão.

10:32 da manhã  
Blogger Desambientado said...

A mim, só me faltam as Flores e o Corvo. Tenho agendada uma conferência para o Corvo este ano. Vamos a ver ...

10:13 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home