Praga, mas que Praga! (A cidade dourada!)
Dizer que Praga, é uma cidade maravilhosa e que muita da história da Europa passou por ali, é um lugar comum (até porque já todos os meus ilustres visitantes o disseram antes de mim), mas sentir isso tudo, é uma emoção muito grande. Por tudo isso, passei e olhei para aquelas maravilhas todas, com o espanto da descoberta. Deixo aqui algumas dessas imagens de maravilha: Praça da Cidade Velha, o seu monumental relógio astronómico, datado de 1410, a estátua de Jan Huss, criador do movimento herético Hussista, julgado pelo Concílio de Constança e condenado à fogueira, em 1415.
Fotos - Luis Monte
6 Comments:
Praga, apesar de geograficamente no Centro da Europa e culturalmente distante da nossa cultura greco-romana, também nos influenciou.
Fala das defenestrações. Quando em 1618, elementos ligados à nobreza checa defenestraram o Conselho da Cidade subservientes de Fernando II da casa dos Habsburgos, inspiraram-nos a fazer o mesmo em 1640 e vai daí pegamos no Miguel de Vasconcelos e "voou" directo de uma janela do Paço da Ribeira para o chão do Terreiro do Paço.
E, assim, durante todo o século XVII as defenestrações tornaram-se "moda" em toda a Europa!
Penso que a partir daí nasceram as janelas com grades.
Hoje, há em Portugal muitos "Miguéis de Vasconcelos" que não estão atrás das grades.
A globalização trouxe outros confortos!
A "moda" actual é a prescrição dos julgamentos dos prevaricadores...
Que maravilha...
Oh Praga da minha vida...
A Paris do Leste, chamam-na. ;) Tenho uma colega daí. Parece-me muito bonita, mas julgo que ainda é difícil lá viver.
Olha Caiê. eu achei uma cidade segura, bem organizada e com muito turista, mas mesmo muito. Adorei mesmo.
que lindo Fátima... parece que é este ano que também vou a Praga... em Julho...depois confirmo todas estas imagens...hehehhe
um beijo grande
Sem comentários...
Bjs
Enviar um comentário
<< Home