quarta-feira, outubro 04, 2006

New York! O MoMA e "Christina's World"

Confesso que tenho resistido a escrever sobre este assunto, porque fiquei completamente deslumbrada com New York (não tenho vergonha de dizer que me sinto como uma provinciana, que vai pela primeira vez à cidade!) Uma da minhas prioridades era visitar os museus e ver alguns quadros, daqueles que, como diz o Vitor, se colam ao peito! Este é um deles! Christina's World, foi pintado no verão de 1948, por Andrew Wyeth e representa Christina Olson, olhando e tentado arrastar-se para uma casa, lá tão ao longe!, pelo menos para ela, uma rapariga severamente aleijada com poliomielite! Quando Wyeth acabou o quadro, a mulher dele disse: “este retrato é como um pneu completamente liso!". Não poderia ter dito nada mais errado. Dentro de poucos dias, os sussurros sobre esta pintura notável, estavam a circular em Manhattan e em poucas semanas, o quadro tinha sido comprado pelo museu da arte moderna (MoMA).
PS- este post é dedicado ao Rui Coutinho, que me conhece bem e em tempos me ofereceu uma cópia. Está em lugar de honra na minha casa!

2 Comments:

Blogger Vítor Leal Barros said...

eu gosto bastante do Andrew Wyeth também... há um outro quadro dele que eu adoro...mais cedo ou mais tarde vai lá para o blogue

um beijo

12:06 da tarde  
Blogger frosado said...

A verdade, Maracujá, é que qd tu mo ofereceste, foi numa época em que eu estava com uma Cristina ao peito, e que depois se foi para sempre, como sabes. Acontece que sempre que olho o quadro me lembro dela, mas enfim, a vida é assim, ficaram os rapazes, para eu mimar!

3:19 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home