quinta-feira, março 29, 2007

Pedro Mar - pássaro de arribação

O Pedro Mar, é um amigo, que, como tantos outros, veio dos Açores e estudou em Coimbra, na Rás-Teparta, perto da casa onde eu vivia, no Beco da Anarda. Depois de acabado o curso, partiu para a América, onde se tornou um Homem de sucesso. Verdadeiramente. De vez em quando espreita, lá de longe, o Bordado e agora deixou aqui este naco de prosa poética onde, de alguma forma, reflecte (sem acentos, claro) a sua nostalgia, o seu trajecto e também, uma grande amizade. Espero que continue a participar e a enriquecer este espaço:

Fatima, minha amiga:
Abraco-te na alegria de juntar meus murmurios ao teu bordado.
Eh a evolucao (ou amadurecimento, que em masculino me confesso) de voyeur em amante, que isso de partilhar emocoes feitas palavras mais nao eh que jura de amor.
Passaro de arribacao, volta e meia poiso no teu beiral a beber amizade. E entro no unico regresso possivel ah RAZ de todas as dimensoes. Que para mim continua viva na emocao de quem sou, passageiro em transito dum portulano magico, em partidas - que sao chegadas - no vapor de cada madrugada.
E se botares bem sentido, esta la o Beco da Anarda, a Ribeira das Tainhas, Telheiras sem Alvalax, a Rua do Mirante e ate a Thompson Avenue, as Highlands e a K Street. Mas porque podes tirar o menino da ribeira mas nunca a ribeira ao menino, a Fonte do Frade eh sempre a minha baia de todos os regressos. Mesmo em contravolta, veleiro fantasma que voga na bruma deste rio atlantico. Que somos.
Beijo-te Pedro Mar
Foto: Luís Monte

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger Toni said...

Tive um amigo que foi repúblico na Rás-te-parta. O engraçado era ligar para lá... Atendiam o telefone a dizer: "ras-te-parta?!"

Mas o amigo enriqueceu ainda mais o espaço e deixou um bom testemunho de amizade. Parabens aos dois

bom fim de semana

1:45 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home