terça-feira, fevereiro 05, 2008

Os Caretos de Lazarim - um entrudo dos antigos

Você sabe onde fica Lazarim? Nós também não sabíamos, mas fomos à procura e encontrámos: Lazarim é uma freguesia do concelho de Lamego, com 15,71 km² de área e 686 habitantes. Densidade: 43,7 hab/km². Encontra-se a 6 km de Tarouca.
Aqui festeja-se o Carnaval de dois a cinco de Fevereiro, com os trajes e máscaras tradicionais. Neste dia cinco, a aldeia é percorrida por um cortejo de comadres e os compadres envergando as suas máscaras esculpidas em madeira de amieiro e trajes típicos, ocultando a sua identidade e procedendo ao ancestral jogo de rivalidade entre sexos.
Levam um burro que simbolicamente vai ser dividido pelos rapazes e raparigas da aldeia (imagina qual a parte do burro é mais vezes atribuída às raparigas?), num jogo de palavras em verso, ditas por um casal que sobe a uma varanda e vai recitando esses versos. Eles próprios satirizados nas quadras, ditas com vocábulos, que, talvez, deixassem Gil Vicente corar de vergonha, mas que ninguém leva em consideração ou ofensa. Tem dúvidas? Então espreite aqui.
No fim da festa é servida uma feijoada e um caldo verde a todos os participantes, bem como aos visitantes.
Sim, acertou. É essa mesma parte do burro.






As fotos são Luís Monte

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger Maria Silva said...

Olá,
Afinal carnavalaste.

10:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

é só passear.

12:44 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home