quarta-feira, abril 27, 2005

Açores - é claro que chove, mas...


Toda a gente sabe que eu sou Açorianófila, mas tenho os meus motivos! Conheço os Açores há cerca de trinta anos, vou lá, normalmente, uma ou duas vezes por ano e passo lá mais ou menos um mês. Devo confessar, honestamente, que vou sempre contente (podia ir para outro lado), e que, quando lá estou, e vejo aquele "marzão" tão azul, (ou cinzento), aquelas montanhas de criptomérias, tão verdes, e sinto aquele ar tão despoluído, que me permite captar todos os verdes, aquela paz das lagoas, aquele silêncio das furnas, à noite, aquelas estradas e caminhos, ladeados por hortênsias, sinto que sou privilegiada por estar ali.
Tudo isto, vem a propósito do texto que o Pedro Arruda escreveu aqui, sobre o turismo nos Açores. É claro que já apanhei lá, as maiores borrascas da minha vida, mas também as melhores férias, quando está a chover e não posso apanhar sol, vou para a piscina das furnas, que tem uma maravilhosa água quente: é um prazer enorme, para mim, estar mergulhada em água quente, quentíssima (se eu quiser) até ao pescoço, e ter chuva a cair em cima da cabeça. Outras vezes, tento ir para outro lado da ilha, onde haja sol (eu sei que às vezes não há). Depois, nos Açores, está uma grande parte dos meus melhores amigos e amigas, quem não tem um amigo Açoriano, não sabe o que perde. Tenho amigos que queriam que eu não saísse de casa deles.
Quando eu chego, a minha casa está florida, como se eu tivesse lá estado no dia antes, e as minhas vizinhas, guardam-me a casa, chamam-me vizinha e eu gosto delas e elas de mim! Depois, e para mal dos meus pecados, e aumento do meu já exagerado peso, gosto da carne, do leite, do queijo, da manteiga, de cracas, de lapas, de cozido, de polvo assado, massa sovada, bolos lêvedos, etc, etc, etc. (ai de mim!!!)
Viúva, vai sem medo para os Açores, podes apanhar chuva ou não, mas vais gostar, e já te aviso: o grande problema dos Açores é que vicia, quem vai uma vez quer sempre voltar!

11 Comments:

Blogger João Pacheco de Melo said...

Como se fosse possível haver verde sem a benção da chuva.
Para quem cá vive, é mais o "capacete" aquilo que chateia. Mas, lá está, como poderia haver chuva sem o "capacete"; toda a Bela tem um "senão"!

10:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quem assim fala dos Açores é mais do que açorianófila. É açoriana mesmo.
E tem direito a uma pratada de chicharros com molho de vilão!
A temo: parabéns pelo blog. Fico leitor atento.

4:21 da tarde  
Blogger Rodrigo de Sá said...

E é bom não esquecer o chá à noitinha nas águas quentes das Furnas, ou o pão acabado de fazer à meia-noite, num quintal onde se sente o cheiro a mar.
Ainda estou apra conhecer quem tenha vindo de fora e não tenha querido ficar mais uns dias.

5:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É verdade. O Carlos Tomé tem razão. És uma açoriana dos quatro costados e, não há nada melhor neste mundo da gastronomia como os chicharros com molho de vilão, já agora acompanhados com pão de milho e um vinho do Pico.
Beijinhos do Carlos e Arlete

5:30 da tarde  
Blogger Viuva Negra said...

Obrigada pela referência , mas de facto , como muita coisa na vida , o que é bom... vicia , não é ?!?

6:50 da tarde  
Blogger frosado said...

Como me fui esquecer dos chicharros? Oh valha-me Deus!!! Obrigada Tomé, pela visita e pela amizade, e também me esqueci do feijão assado, da Arlete, que é um luxo, não é Carlinhos?
Rodrigo, quanto ao chá, sabes, é que eu e o Luís, trazemos chá verde às "toneladas" e todos os dias bebemos, devemos ser os melhores clientes da Gorreana!
Obrigada a todos!

9:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns pelo blog.
Eu também sofro de açorianite aguda. Por causa do mar, do verde,do céu, do brilho único das estrelas, da bravura do relevo e da quietude das fajãs. Por causa das voltas à ilha para que ela não nos dê a volta a nós. E por causa dos caldinhos (de peixe, de funcho e dos outros), dos amigos para sempre, das conversas até de manhã e até por causa dos bigodes(a maior concentração do planeta)! Para matar saudades vou ao site http://www.olhares.com/galeriasprivadas/browse.php?user_id=357&redir=1

10:30 da tarde  
Blogger frosado said...

isto não é publicidade, é a mais pura das verdades!

11:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns pelo teu Blog.

2:57 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Açores... uma descoberta. É quase pecado, viajar-se para fora de Portugal sem descobrir este PARAíSO. Com chuva, sem chuva, é lindo e há sempre que fazer, "ver e olhar" e memorizar para nos aquecer a alma nos dias que houver mais tristonhos.
Encontram-se amigos, e fazem-se novos amigos (despojados). E tudo isto sem falar em hospitalidade.Quem pensa ser demais tudo o que estou a escrever, não perca tempo e vá descobrir os AÇORES. AnaMP

10:43 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

já há dias que não chove....

11:10 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home