domingo, maio 15, 2005

Lutos e afectos




Porque é que sou do Sporting?

Depois do jogo de ontem, recebi alguns e-mails e telefonemas, de amigos provocadores, por causa do resultado. OK, os Sportinguistas sabem ser pacientes e esperar. Acho que lhes vou explicar porque sou do Sporting e não estou só.muitos felizmente. É uma questão de afecto.
Toda a gente sabe que eu não percebo nada de futebol. O Luís ri desalmadamente e com incredulidade quando eu digo coisas do tipo :"mão na bola" ou "contacto com o guarda redes" e diz: "só me faltava que tu agora também percebas de futebol!!!"
Os meus irmãos também não acreditam nesta sapiência e o meu irmão Alfredo, que nos dias de jogo, se fôr preciso, se senta em frente de duas televisões ligadas, para não perder pitada, até me faz testes do tipo: "quem é o treinador do Sporting?" E fica perplexo, porque eu sei o nome. O problema é que o meu Pai, que era do Sporting, tinha quatro filhos rapazes, todos do Benfica, e eu, a única rapariga, mas que não gostava de nenhum clube.
Passei a minha infância e juventude a ignorar arrogantemente o futebol, e até olhava para os Homens da família, de lado, quando eles discutiam acaloradamente, os casos dos jogos. e pensava para mim: "Homens, porque é que eles não crescem?" Mas, o tempo, que na sua passagem inexorável, tudo dá e tudo tira, ensinou-me a ser mais humilde. Assim, no ano que o meu Pai morreu, o Sporting ganhou o campeonato, depois duma série de anos de derrotas. E eu dei por mim, a ficar feliz em memória dele, e achei, por bem, assumir esse papel deixado pelo meu Pai: esperar que o Sporting ganhe, qualquer coisa, de vez em quando! Esperemos, portanto, até quarta-feira...

8 Comments:

Blogger João Pacheco de Melo said...

Se quizeres ser EXACTA, o meu primeiro e.mail foi uma resposta à tua provocação "o corrector ortográfico que necessitava de uma "actualização" que remetia para uma versão com mais de dez anos, onde apenas, e cautelosamente - EU GOSTO DE TI EMBORA NEM SEMPRES ACREDITES E O RECONHEÇAS - te recomendava a esperar mais umas horas para "cantar de galo".
Infelizmente, mais uma vez (começo a chater-me com esta minha aptidão para prever desgraças)tinha razão.

CÓ CÓ RÓ CÓ CÓ!

3:54 da tarde  
Blogger rais said...

Ó menina Fátima. Não disfarce, porque é certo e sabido que os sportinguistas são os piores perdedores de que há memória. Há dez anos que o Benfica não ganha o campeonato e não precisa de utilizar a arbitragem para desculpar os maus resultados. É que o Benfica é o clube do povo. E o povo sabe que, mais tarde ou mais cedo, a sua hora chega. Já o Sporting, por ser um clube de elites, procura sempre não dar parte fraca, o que é triste. Além do mais, o Benfica é muito mais do que o campeonato. É o folclore, são as ruas vermelhas, a alegria generalizada, etc. Há coisas que são eternas. Como por exemplo, as palavras de ordem: Viva o Benfica!

4:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

graças a Deus que alguém como tu assumiu esse papel.Já viste o que era ficarem 5 irmãos orfãos de Pai.
E já agora para que conste um dos teus irmãos é sócio e fã do maior clube português em termos de simpatizantes e com mais carinho. E que mais uma vez vai permanecer na 1ª liga - a Académica - Briosa.

12:08 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

com esta justificação estás perdoada.tico

11:51 da manhã  
Blogger frosado said...

Gostava de saber por onde andam os sportiguistas? Será que além dos meus irmãos, só cá vêm benfiquistas?
Pacheco, eu sei que gostas de mim, mas isso é recíproco; ao Rais, já lá fui ao blog dele dar o recado, essa das elites é boa...nem me dou ao trabalho de comentar aqui; Joca, estou à espera da foto há que tempos...; Tico, gosto sempre de saber que me visitas, apesar do paternalismo das tuas palavras, e apesar da alegrias da Paternidade te ocuparem tanto tempo; Ana Maria, esta semana vou-lhe enviar um livro.
Obrigada e bjs a todos!

2:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

por norma não escolho estas alturas para visitar/«xatiar» os adeptos dos clubes k perdem com o meu benfica.
mt menos os do Sporting, entre os quais tenho verdadeiros amigos!!fikei mt contente com a vitória do meu clube, mas tb ficarei qd o sporting vencer o CSKA
e não sou como mts sportinguistas k preferem o porto ao benfica, caso não ganhem o campeonato... talvez agora lhes tivesse feito jeito que o Sporting tivesse perdido o último jogo k fez com o seu amigo Porto: as coisas agora estariam a contento dos 2, não?....
Mas espero k desta vez estes 2 não fikem satisfeitos à custa do benfica no desfecho do campeonato!
K ganhe o BENFICA!!
bjs
aline

6:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bruno Rosado
Viva ao Benfica.

2:55 da tarde  
Blogger Ivone Medeiros said...

Viva o Sporting!!
Apesar de etr perdido continua a ser o meu clube de eleição.....

12:22 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home