segunda-feira, maio 30, 2005

É só para dizer que vale a pena!


O Pártenon, célebre templo da ordem Dórica e o maior da Acrópole de Atenas, foi construído no século V a.C. (entre os anos 447 e 438 a.C.) e dedicado a Atenea Parthenos, uma das deusas mais importantes de mitologia grega. Na mitologia romana, chegou a ser identificada com a deusa Minerva, também conhecida como Palas Atenéia. O templo foi projetado pelos arquitectos Ictinos de Mileto e Calícrates, embora sua concepção esteja de certa forma relacionada a figura do escultor Fídias.
(Não, esta não foi feita por mim nem pelo LM. Essas devem chegar aqui, em breve, mas hoje não. Esta, é só para dizer que vale a pena!)

4 Comments:

Blogger Atena said...

Olá. Obrigado pela lembrança ;)
Fiquem à vontade para entrarem no nosso templo [Lekton].

8:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E...na próxima viagem, vai ao British Museum ver o original da fachada superior do Partenon que o embaixador, Lord Elgin, tão generosamente vendeu ao museu.

Os nossos aliados ingleses, por onde passavam, levavam sempre uma recordação...

E ainda há mais: há poucos dias, um tribunal inglês decidiu não devolver as obras ( tão insistentemente reclamadas pelos gregos)pois "devolver as estátuas destruiria o centro de uma colecção que conta a história da civilização"...

11:42 da tarde  
Blogger frosado said...

já vi...

6:23 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Quando andei por ali, tentei imaginar-me nos tempos de Sócrates.
Posso ver-me curvado pelos anos a dizer: Bons tempos!
Rui Coutinho

12:47 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home