quarta-feira, janeiro 11, 2006

Moçambique as crianças e você


Acontece em toda a África, pelo menos eu vi isso, no pouco da África que conheço - muitas crianças por todo lado, crianças que brincam com qualquer coisa, ou mesmo sem nada. Em Moçambique é impressionante: são quase multidões de crianças por todos os cantos. É difícil chegar a qualquer lado e não ficar, logo, rodeado por crianças e adolescentes, que tentam vender uma estatueta, uma pulseira, uma fruta, um instrumento musical, enfim, tudo o que puder ser vendido. Depois, é absolutamente comovente, pelo menos para mim, eles fazerem isso, falando na nossa língua, e chamando-nos tia. A mim, por causa dos meus cabelos brancos, frequentemente me chamavam de Mãe. A primeira vez que eu ouvi isto, foi num restaurante, quando, depois de comer, me levantei para arrumar o tabuleiro, e veio ao meu encontro um jovem empregado de mesa, tirou-me o tabuleiro das mãos e diz: "não Mãe, eu levo!" Eu devo ter mostrado um espanto tão grande, que ele apontou para a minha cabeça e disse: "é respeito, Mãe!" Fiquei com um nó no estômago, bem difícil de desatar.
Bem, mas porque estou eu, hoje, aqui a falar disto? Apenas para vos dizer que muitas dessas crianças são órfãs. Os pais morreram na guerra, ou de sida, ou nas inundações, ou de outra coisa qualquer - são órfãs, repito. Existem alguns orfanatos que tentam dar a essas crianças, comida, um pouco de atenção e de educação, enquanto lutam com toda a espécie de carências. Há já muita gente, que colabora com essas organizações, responsabilizando-se por uma dessas crianças, tornando-se em seu protector. Vários amigos meus estão envolvidos nisso . Vou deixar aqui o endereço, para que lhes faça uma visita. Não faço nenhum apelo à caridadezinha, porque não gosto disso, mas vou-lhe dizer que, é bom proteger uma criança órfã. É bom para ela e para si. São apenas 20 euros por mês! Depois, um dia, receberá uma foto como esta, que lhe mostra a sua criança protegida e ficará muito, muito, muito feliz!

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Tendo nascido em Moçambique precisamente, agradeço-lhe esta informação, esta será uma das melhores funções de um blog a divulgação, deu-me a possibilidade de ajudar sem caridadezinha uma criança dum País que já foi meu um dia e o será sempre na minha memória.
JP

11:30 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Boa divulgação, Fátima! Para nós, que vivemos um pouco este drama, é mais fácil aderir...Esperemos que outros, mais afastados, também se sensibilizem.

1:50 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home