domingo, fevereiro 05, 2006

Sou completamente a favor da liberdade de expressão, mas respeito todas as religiões, apesar de ser agnóstica

JD, O BM não vai passar ao lado da polémica. Mas não reproduzo as caricaturas, por essas mesmas razões. O que tu queres está aqui, por exemplo! Contudo, e apesar de condenar isto, estou ansiosa por ver como vão reagir, agora, as cabeças bem pensantes, às caricaturas que vêm aí, produzidas pelos Árabes!

7 Comments:

Blogger Desambientado said...

Fátima.

Nada como respeitarmo-nos uns aos outros, no que se refere a crenças. Nesse aspecto, não há forma de provar quem tem razão. Mas dizer isso o que eu digo aqui, ou aquilo que dizes no post, pode ser uma provocação.
Quando se encaram essas opiniões como provocações, é porque qualquer coisa que se diga será forçosamente provocação.

A propósito o teu blog andou com problemas. O Cardeal queixou-se que lhe tinhas apagado o comentário. Também deixei lá dois que não estão. Sei que não os apagaste.

9:31 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O problema não é a liberdade de expressão (estamos todos de acordo nisso)nem tão pouco uma questão religiosa.
O problema é acima de tudo político e cultural. Decorre da necessidade (neste momento) de boicotar as forças que defendem o diálogo entre civilizações (ou entre culturas), via previlegiada para a Paz no Mundo.
Para os ultra-conservadores é preciso preparar as próximas guerras (Irão, Síria, Palestina,etc.).
O jornal dinamarquês que publicou
as caricaturas é um pasquim da extrema-direita.
Assim, na falta do diálogo, o Mundo está a reagir - com medo o Ocidente, com indignação e violência o Oriente) a uma provocação.
Fátima: uma coisa é verdade no teu comentário. Tolerantes em matéria religiosa só os agnósticos.
E assim vai o Mundo...
JD

9:50 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

RC:

Segundo consta as caricaturas foram feitas para integrarem um livro sobre o Islão (para denegrir o Islão) onde, entre outras coisas, o profeta é representado com pedófilo, etc.
O facto do pasquim dinamarquês as publicar agora, deve ser entendido como um critério de oportunidade (oportunismo) dos "falcões", para quem a vida tem corrido mal...
O avanço do movimento pelo diálogo entre as diferentes culturas e, consequentemente, pela Paz, sempre fez "mossa" entre os belicistas e os seus companheiros de rota...,
neste vertente, a extrema-direita dinamarquesa.
JD

10:25 da manhã  
Blogger frosado said...

Desambientado, tens razão, mas foi durante o fds, várias pessoas notaram esse facto e se queixaram. JD e Maracujá, o problema, parece que tem a ver com umas caricaturas que foram falsificadas por um grupo de radicais e onde aparecia Maomé com cabeça de porco. Enfim, há sempre muitas explicações para explicar o inexplicável!

10:43 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Fátima:
Já não há paciência (pachorra) para as constantes manipulações da situação internacional.
Quer a extrema-direita islamofóbica
(e essencialmente xenÓfoba); quer o radicalismo islamico (fundamentalista - dividindo o Mundo entre crentes e infiéis); quer os ingénuos (hipercrentes do nada); quer o lobby mediático (que faz dos problemas "negócios"); ENCHEM O SACO A QUALQUER MORTAL(estava tentado a dizer "qualquer cristão").
E se tratassemos destes problemas interculturais com serenidade e dignidade?. Isto é sem dogmas e verdades reveladas...

12:34 da tarde  
Blogger Caiê said...

Não sei se já viste um cartoon em que estão Moisés, Cristo, Buda (e mais não sei quem, um D-us Hindu, que confesso não saber o nome) a dizerem a Maomé: "Não te preocupes, amigo, todos nós já fomos caricaturados por gajos mal-intencionados!"
Isso sim, é um cartoon engraçado! ;)

3:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Em http://www.cartoonstock.com/directory/j/jesus.asp
podem-se ver diversos cartoons sobre Cristo... Não são conhecidas reacções ao site referido... Este facto político parece ter sido ampliado e ainda não percebi qual a finalidade disto tudo.
Cristiana

5:22 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home