segunda-feira, abril 17, 2006

O "Manjar Branco" ou a falta que me faz a essência de flor de laranjeira!

O Bruno, (rapaz que só veste XXXL, ou mais! Nesta minha família há muitos pesos pesados!), é uma excelente criatura e um sobrinho muito querido - Tu sabes como eu gosto de ti, Bruno! Bom, mas o Bruno gosta de comer bem e, como é de calcular, faz as delícias de qualquer cozinheira. De vez em quando "encomenda-me" os cozinhados da sua preferência: Tia, vem cá almoçar, e faz-me pudim de chá verde! Mas outro dia surpreendeu-me com um pedido: Tia, tens que me fazer "Manjar Branco"! Eu, aflita, respondi-lhe que não sabia fazer tal coisa, apesar de em casa do meu Pai sempre se ter comido essa sobremesa. Quem sabia fazer isso era a avó Mercedes. O Bruno, (rapaz que só veste XXXL, ou mais! Nesta minha família há muitos pesos pesados! Não sei se já tinha dito isto!), não se comoveu e disse: Se não sabes, aprendes! Era o que me faltava, eu não tornar a comer "Manjar Branco"! Então, para fazer a vontade ao rapaz (que só veste XXXL, ou mais! Nesta minha família há muitos pesos pesado! Não sei se já tinha dito isto!), lá fui à procura das receitas antigas e dos ingredientes - o leite e a farinha de arroz, eram fáceis de encontrar, faltava a essência de flor de laranjeira. Bem, aí é que começou a dificuldade - a bem dizer, não a encontrei em parte nenhuma. Consultadas as amigas, vasculhadas as farmácias onde antigamente era comprada tal coisa, nada! Respondiam-me que não havia essência, que já não se fazia, e que talvez ainda viesse qualquer dia, sei lá! Nos supermercados encontrei apenas e tão somente, flor de laranjeira. Pensei cá para mim: bem, quem não tem cão, caça com um gato - vou fazer eu a "essência de laranjeira", fervendo a dita cuja flor. Confeccionada esta espécie de chá, cozinhei o manjar branco, assim mesmo, com o sabor a flor da laranjeira. Feito isto, dei a provar aos experts - disseram que, sim senhor, estava bom e que era praticamente a mesma coisa. Então mandei ao Bruno uma dose razoável, dose essa, que eu achava daria para quatro pessoas. Quando lhe inquiri se tinha gostado, o Bruno (rapaz que só veste XXXL, ou mais! Nesta minha família há muitos pesos pesados! Acho que ainda não tinha dito isto!), respondeu: Estava muito bom, tia, mas era muito pouco, para a próxima vez, faz mais!
PS - O "Manjar Branco" é um doce tradicional de Coimbra. Se me pedirem, eu dou a receita, tal como a fiz. Outra coisa, se alguém souber onde posso arranjar a tal essência, digam, please!

10 Comments:

Blogger Mariana said...

Manjar Branco é muito bom! Na Feira Medieval aqui de Coimbra costuma-se vender em doses individuais, em cima de uma pequena base de barro ;-)

11:03 da manhã  
Blogger Maria Silva said...

Adoro ! Quando cá voltares tens de fazer...ups! Não te zangues.
Bjs

1:07 da tarde  
Blogger frosado said...

Claro que faço, tens é que me lembrar para eu não me esquecer dos ingredientes!

2:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Fátima, fazes o favor de me dar a receita? entretanto vou perguntando se vendem cá a tal essência.
bjs

4:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Fico á espera que tragas uma boa tachada de manjar branco.

E aposto que existem mais gulosos na familia à espera, lá para os lados de Seia o outro XXXXL

6:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Hoje é que foi um carregar de escrita "Alzheimerizada"!... Mas o texto está engraçadíssimo.
Quanto à "essência da flor da laranjeira", parece estar mesmo em vias de extinção...

10:05 da tarde  
Blogger frosado said...

Maracujá, em Inglês fica sempre melhor! I Shall say this only once (não sei se já tinha dito isto!)Eh, eh..eh...

tens razão Mitó, mas como agora já há hospital para essa doença...

Bruno, tu não tens emenda...mas levarei, fica descansado.

10:33 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

a infusão de flor de laranjeira é um excelente calmante. Junte um punhado de flores a 1 litro de água fervente. Deixe descansar durante algumas horas, coe e beba.

11:50 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ao que julgo o "manjar branco" é um doce conventual (Convento de Sta Clara-Coimbra)
O curioso é que a dita "água de flor de laranjeira" é um ingrediente quase omnipresente na culinária árabe.
Se o Freitas do Amaral souber disto, para melhorar as relações político-culturais euro-árabes,lá vamos ter de enviar contentores carregadinhos de manjares brancos a acompanhar as equipas de futebol.
O Bruno não vai gostar!

12:07 da tarde  
Blogger frosado said...

O pudim de chá verde é uma especialidade da minha amiga, Carminda Coutinho, dos Açores, mãe do Rui Coutinho. Um dia destes faço e fotográfo é bom, depois mando-lhe a receita.

4:25 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home