terça-feira, maio 02, 2006

As Defenestrações de Praga e as respectivas janelas

Há dois factos históricos que são conhecidos como Defenestração de Praga (atirar alguém pela janela). O primeiro acontece em 1419. A causa da primeira defenestração, em 30 de julho de 1419, e ocorreu depois de uma pedra ter sido lançada da prefeitura de Praga, contra uma procissão, liderada por Jan Zelivsky, seguidor de Jan Huss. Os seus partidários, tomam o prédio e lançam pela janela sete membros do conselho da cidade, que caem sobre as lanças dos Hussitas, e a multidão enfurecida, acaba por matá-los. De seguida, a multidão ataca as igrejas e mosteiros leais à Igreja Católica, e o incidente causa uma revolta de grande âmbito. As guerras hussitas vão durar até 1436. Contudo, o termo 'Defenestração de Praga' é mais frequentemente utilizado para se referir à "Segunda defenestração de Praga" ocorrida em 1618, e que tem lugar quando alguns nobres Checos jogaram pelas janelas do palácio Real, de Praga, os representantes de Fernando II, que segundo se sabe, não morreram, por terem caído sobre uma zona arborizada que os protegeu, tendo fugido rapidamente pelos jardins do Palácio.
Este Post é dedicado ao É-Pá, tal como ele o sugeriu aqui.
Nota - A primeira janela situa-se na Praça da Cidade Velha, mesmo em frente da estátua de Jan Huss e segunda no Castelo de Praga. E as fotos, já sabem - Luis Monte.

6 Comments:

Blogger Maria Silva said...

Contigo viajamos e aprendemos.

Beijinhos

11:24 da manhã  
Blogger Vítor Leal Barros said...

eu fico todo babado ao saber que viaja assim... acredite que isso me enche de orgulho (e eu ainda não a conheço pessoalmente, olhe lá quando isso acontecer!)

11:53 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Mas falta o orgulho nacional...

Uma defenestração três séculos antes foi a do Bispo de Lisboa
(D. Martinho), de origem castelhana, foi defenestrado em lugar sagrado - a Sé de Lisboa - pela "arraia miúda" na crise de 1383.

12:36 da tarde  
Blogger frosado said...

vocês,meus amigos, é que são uns queridos e eu sou uma mulher muito mimada:), bjs
f

6:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

zona arvorizada: zona cheia de árbores.

11:21 da tarde  
Blogger frosado said...

tem muita razão, ó parolês!!!

12:39 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home